19 fevereiro 2010

News Release 1570 : Sondagens LUISFER


Faro [Portugal], 19.02.2010, Semana 08, Sexta-feira, 14:43

Informamos os nossos amigos leitores, que foi editada na coluna de sondagens deste blogue, mais uma pergunta, que pedimos, façam o favor de emitir a sua resposta dando assim a sua opinião.

A pergunta é a seguinte:

Se faz favor, diga-nos o que pensa sobre este Blogue Oficial da LUISFER?

Aproveitamos a edição desta News Release, para solicitar a colaboração dos leitores, no sentido de fazerem o favor de responder também às outras perguntas ainda com poucos votos e editadas igualmente na coluna de sondagens, de modo especial aquela que questiona sobre os presidentes da REFER, que só tem ainda 5 respostas.


Luís Moreira


News Release 1569 : Edifício da estação do Tua vai ser recuperado


Faro [Portugal], 19.02.2010, Semana 08, Sexta-feira, 14:16

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da rádio Brigantia, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A Refer vai recuperar o edifício da Estação do Tua, em Carrazeda de Ansiães, que no passado mês de Agosto foi destruído por um incêndio que teve origem em duas carruagens antigas.

O imóvel servia de apoio à CP, nomeadamente durante o programa de viagens do comboio histórico.

Agora, a Refer abriu concurso para a sua recuperação, como confirma o director da Unidade Operacional do Norte da Refer, Mário Rodrigues:

“A Refer entendeu, e já tem o concurso na rua, recuperar aquelas instalações, mantendo a traça original e reforçando alguns meios de socorro a incêndios que não insistiam”, explica Mário Rodrigues, garantindo que “se tudo correr bem, num mês e meio, dois meses”, já haverá obra.

A utilização futura deverá ser a mesma que tinha:

“Destina-se a permitir alguma vitalidade comercial da estação, que é procurada no âmbito do turismo e permite ainda ao operador ter um ponto de apoio aos passageiros.”

As obras devem estar prontas até ao Verão e vão custar pouco mais de 100 mil euros.


Paulo Almeida


News Release 1568 : Emissão filatélica ferroviária em 2009


Faro [Portugal], 19.02.2010, Semana 08, Sexta-feira, 14:02

Durante o ano de 2009, foram emitidos em todo o mundo 36 selos com motivos ferroviários. Foram 13 as administrações postais que editaram selos, a saber, 3 na Ásia, Indonésia, Sri Lanka e Turquia e 10 na Europa, nomeadamente Áustria, Bélgica, Hungria, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Reino Unido, República Checa, Sérvia e Ucrânia. Com cortesia, editamos por país, então os selos que foram editados no ano passado e que são os seguintes:

Continente Asiático

Indonésia



Sri Lanka



Turquia



Continente Europeu

Áustria



Bélgica



Hungria



Lituânia



Luxemburgo



Noruega



Reino Unido



República Checa



Sérvia



Ucrânia



Como os amigos leitores sabem, além de outras emissões que possamos desconhecer, foram editados pelos correios de todo o mundo, selos personalizados, como por exemplo o selo que a própria LUISFER editou junto com os CTT em 2009 e que está noticiado na News Release 1250 (19 de Novembro).


Luís Moreira


News Release 1567 : UIC assina acordo com o Banco Mundial


Faro [Portugal], 19.02.2010, Semana 08, Sexta-feira, 12:28

Um acordo de cooperação para apoiar redes ferroviárias em países em desenvolvimento, foi assinado em Washington, no passado dia 11 de fevereiro pela UIC União Internacional dos Caminhos de Ferro e pelo Banco Mundial.

Subscrito por Jean-Pierre Loubinoux, que é o Director-Geral da UIC e por Jamal Saghir, que é o Director de Energia e Transportes do Banco, contou com a presença do presidente da UIC, o japonês Yoshio Ishida.

Para além da investigação, análise e troca de dados, acesso a bases de dados e participação em seminários, o Memorando de Entendimento identifica duas outras áreas de possível colaboração futura entre estas duas organizações mundiais:

a) desenvolver um sistema multi-disciplinar de programas de treino abordando o contexto da mudança para a reestruturação e modernização ferroviária técnica;
b) realização de estudos de tráfego para identificar os principais corredores de transporte ferroviário em todo o mundo.

Segundo Saghir, a parceria está alinhada com as estratégias do Grupo Banco Mundial de negócios para apoiar o transporte seguro, limpo e acessível para o desenvolvimento. Ele disse que isso iria continuar as tendências recentes "para crescer de uma carteira diversificada de transportes mais endereços que o transporte para o comércio necessidades, bem como dar maior ênfase ao serviço de transporte público e à eficiência energética".

Agora, com este acordo, num valor total de USD 36,7 milhões, o investimento em transportes constitui uma parte significativa da carteira do Banco Mundial. Para sustentar a sua crescente carteira, o banco quer aproveitar a experiência internacional na política de transporte ferroviário, a organização da indústria e das instituições, estruturas de gestão, gestão de activos e de modernização, prioridades para o investimento e as oportunidades de participação do sector privado, incluindo a regulação.

Descrevendo o acordo como "um marco importante", Loubinoux disse que a riqueza da "expertise de transporte ferroviário, o conhecimento e experiência profissional" recolhidos pela UIC e pelos seus membros, assim como a sua participação em cerca de 200 projetos de co-operação ferroviária - permitirá a UIC vir a apoiar eficazmente esses mesmos projectos, numa sustentabilidade do transporte ferroviário e relação custo-eficácia, acrescentando que a UIC está adaptando a sua co-operação ferroviária para atender cada região do mundo.


Luís Moreira


News Release 1566 : Simulador virtual vai ensinar a conduzir comboios


Faro [Portugal], 19.02.2010, Semana 08, Sexta-feira, 12:14

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Sol, publicada anteontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

Para «sinalizar» o seu 5.º aniversário e «captar novos públicos», a Fundação do Museu Nacional Ferroviário (FMNF), no Entroncamento, inaugurou hoje um simulador virtual de condução ferroviária.

O protótipo, que implicou diversas parcerias e um investimento de 1500 euros, chama-se FMNFSimulator e é a primeira experiência virtual do Museu Nacional Ferroviário (MNF): uma cabina onde os visitantes podem experimentar conduzir um comboio na via-férrea, com material circulante pertencente ao espólio.

Jorge Custódio, director do Museu, explicou que o projecto vem «conferir dinamismo a um espaço que está em construção», funcionando «como um mecanismo de atracão de novos públicos» para um espaço que emprega cerca de 30 pessoas, entre os quais técnicos educativos, de inventariação, conservação e restauro e possui 10 núcleos museológicos, de Valença a Lagos.

«O museu precisa destes novos dados, exposições e interactividade para desenvolver as suas competências e cumprir a sua própria missão, no âmbito dos objectivos da FMNF, que são a salvaguarda, a conservação e a divulgação do património ferroviário português», acrescentou.

Rui Fonseca, da empresa CPVirtual autora do simulador, o equipamento inclui «para já» um percurso virtual por grande parte das linhas férreas do Algarve, Cascais, Norte e Lena (Porto de Mós).

O programa de computador permite conduzir, de modo virtual, todas as espécies de comboios que existem e existiram em Portugal, «desde as locomotivas a vapor até ao Alfa Pendular».

«É um simulador simples de manejar, direccionado para aficionados de todas as idades, uma vez que esta máquina é como que um grande jogo de computador onde se pode viajar pelas linhas de Portugal e apreciar as próprias paisagens, liderando a locomotiva e fazendo as respectivas paragens em estações e apeadeiros», referiu o técnico, enquanto instruía o primeiro grupo de dez jovens viajantes, provenientes do colégio ‘Os Navegantes’, do Entroncamento.

No âmbito das comemorações do 5.º aniversário da FMNF, decorre uma exposição intitulada Olhares sobre os caminhos-de-ferro, um convite para uma «viagem no tempo», com histórias de trabalho, do primeiro material circulante e da construção das linhas férreas que foram lentamente unindo o país.

A partir de sexta-feira e até dia 5 de Março, a FNMF abre um ciclo de visitas especiais ao «esplendoroso» Comboio Real, actualmente em restauro nas oficinas da EMEF, nomeadamente à locomotiva D. Luís, ao salão D. Maria Pia e à carruagem do Príncipe, com visitas guiadas para grupos de até 10 pessoas.

Este comboio representará Portugal a partir de Abril na Royal Class Regal Journeys, em Utrecht, Holanda, uma exposição internacional que pretende mostrar o mais importante património ferroviário real e imperial europeu.



Paulo Almeida


News Release 1565 : Amtrak apresenta plano para 30 anos


Faro [Portugal], 19.02.2010, Semana 08, Sexta-feira, 11:53

Como parte da sua apresentação do orçamento anual ao Congresso, a Amtrak que é o principal operador norte-americano a nível de transporte de passageiros, revelou no passado dia 15 de Fevereiro, a sua estratégia a longo prazo para a renovação da sua frota, que prevê uma despesa total de cerca de USD 23 biliões nos próximos 30 anos.

Recordamos aos nossos amigos leitores, que o parque de material circulante da Amtrak, é muito específico e variado, no que toca a carruagens de mod especial, com um design muito próprio e com um gabarit, que por exemplo, impedia que qualquer carruagem da Amtrak viesse a circular numa qualquer rede europeia.


Com um parque que já acusa mais de 25 anos de idade, a Amtrak, para começar, tem planos para adquirir nos próximos 14 anos, 780 carruagens de 1 só piso, 420 de 2 pisos, 70 locomotivas eléctricas, 264 locomotivas diesel e 25 comboios de Grande Velocidade, tudo orçado em USD 11 biliões.

Créditos: Pela foto, agradecimento à Wikipédia. For photo, thanks to Wikipedia.


Luís Moreira


News Release 1564 : Museu Ferroviário quer recuperar comboio presidencial


Faro [Portugal], 19.02.2010, Semana 08, Sexta-feira, 11:41

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal I, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

O Museu Nacional Ferroviário apresentou uma candidatura ao Turismo de Portugal para reabilitar um comboio presidencial com cinco carruagens, um projeto que custará mais de um milhão de euros e poderá integrar as comemorações do centenário da República.

Segundo o diretor, Jorge Custódio, a proposta foi feita no último trimestre do ano passado e reflete o "conceito de musealização" que a equipa pretende afirmar, baseado no restauro de composições histórias para exposição ou mesmo circulação.

"Estamos esperançados, pelo grau de desenvolvimento que a ideia tem, até porque o comboio pode ser colocado em movimento, pode servir para funções turísticas ou de representação do próprio Presidente da República", disse à Lusa.

O Turismo de Portugal ainda não aprovou a candidatura, mas a direção do museu acredita no apoio, já que a extensão das comemorações do centenário da República até 2011 permite integrar a intervenção, que durará oito meses.

Jorge Custódio admitiu que o investimento é "bastante elevado", mas sublinhou que as peças teriam de ser recuperadas "mais cedo ou mais tarde" devido ao seu "invulgar valor" patrimonial, essencial para o museu.

Além do furgão, as carruagens com o salão dos jornalistas e o salão presidencial estão em mau estado de conservação, enquanto os salões dos ministros, do chefe de Estado e restaurante variam entre um estado razoável a bom.

Tal como os restantes comboios presidenciais, que funcionaram "até há poucas décadas", a composição resulta da adaptação de um antigo comboio real, após a implantação da República.

Se o projeto avançar, as carruagens (que estão agora no museu, no Entroncamento, e em Estremoz) serão restauradas nas oficinas da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário no Porto.

A Lusa contactou o Turismo de Portugal, mas ainda não foi possível conhecer a sua resposta à candidatura.



Paulo Almeida


News Release 1563 : Estabelecida a Xrail


Faro [Portugal], 19.02.2010, Semana 08, Sexta-feira, 11:31

Ontem, em Zurique, na Suiça, foi assinado um acordo entre 7 operadores ferroviários de mercadorias, que estabelece a Xrail, que é uma aliança para o tráfego de vagões em serviço internacional. O acordo foi assinado pelos executivos-chefe das seguintes operadoras:

• CD Cargo (da República Checa)
• CFL Cargo (do Luxemburgo)
• DB Schenker Rail (da Alemanha)
• Green Cargo (da Suécia)
• Cargo Rail Austria ÖBB (da Áustria)
• SBB Cargo (da Suiça)
• SNCB Logistique (da Bélgica)

A aliança Xrail destina-se a melhorar a competitividade e a eficiência das operações de transporte em vagões, que atualmente representam quase metade da totalidade do transporte ferroviário na Europa. Os parceiros acreditam que vão ganhar mais clientes em vagão completo "amigável" pelo que ajudará "a levar o algum tráfego das estradas para o caminho-de-ferro e proteger o ambiente». Estranha-se até certo ponto, que não estejam neste grupo de operadores, a italiana Trenitalia e em especial a Fret SNCF e a Renfe Mercancías, para não falar da CP Carga, embora saibamos que esta subsidiária da CP, não tem tradição de tráfego internacional para lá dos Pirinéus.

Recordamos que a criação da Xrail, segue-se depois da conclusão com êxito de um programa-piloto lançado em 2007 sob a liderança da UIC União Internacional dos Caminhos de Ferro. Durante esta fase, os parceiros têm vindo a desenvolver padrões internacionais de produção e ferramentas de TI, bem como medidas de melhoria da qualidade. "A aliança está lançando as bases para uma rede sustentável vagões em toda a Europa", disse UIC Freight Director Oliver Sellnick.


Luís Moreira