19 fevereiro 2010

News Release 1566 : Simulador virtual vai ensinar a conduzir comboios


Faro [Portugal], 19.02.2010, Semana 08, Sexta-feira, 12:14

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Sol, publicada anteontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

Para «sinalizar» o seu 5.º aniversário e «captar novos públicos», a Fundação do Museu Nacional Ferroviário (FMNF), no Entroncamento, inaugurou hoje um simulador virtual de condução ferroviária.

O protótipo, que implicou diversas parcerias e um investimento de 1500 euros, chama-se FMNFSimulator e é a primeira experiência virtual do Museu Nacional Ferroviário (MNF): uma cabina onde os visitantes podem experimentar conduzir um comboio na via-férrea, com material circulante pertencente ao espólio.

Jorge Custódio, director do Museu, explicou que o projecto vem «conferir dinamismo a um espaço que está em construção», funcionando «como um mecanismo de atracão de novos públicos» para um espaço que emprega cerca de 30 pessoas, entre os quais técnicos educativos, de inventariação, conservação e restauro e possui 10 núcleos museológicos, de Valença a Lagos.

«O museu precisa destes novos dados, exposições e interactividade para desenvolver as suas competências e cumprir a sua própria missão, no âmbito dos objectivos da FMNF, que são a salvaguarda, a conservação e a divulgação do património ferroviário português», acrescentou.

Rui Fonseca, da empresa CPVirtual autora do simulador, o equipamento inclui «para já» um percurso virtual por grande parte das linhas férreas do Algarve, Cascais, Norte e Lena (Porto de Mós).

O programa de computador permite conduzir, de modo virtual, todas as espécies de comboios que existem e existiram em Portugal, «desde as locomotivas a vapor até ao Alfa Pendular».

«É um simulador simples de manejar, direccionado para aficionados de todas as idades, uma vez que esta máquina é como que um grande jogo de computador onde se pode viajar pelas linhas de Portugal e apreciar as próprias paisagens, liderando a locomotiva e fazendo as respectivas paragens em estações e apeadeiros», referiu o técnico, enquanto instruía o primeiro grupo de dez jovens viajantes, provenientes do colégio ‘Os Navegantes’, do Entroncamento.

No âmbito das comemorações do 5.º aniversário da FMNF, decorre uma exposição intitulada Olhares sobre os caminhos-de-ferro, um convite para uma «viagem no tempo», com histórias de trabalho, do primeiro material circulante e da construção das linhas férreas que foram lentamente unindo o país.

A partir de sexta-feira e até dia 5 de Março, a FNMF abre um ciclo de visitas especiais ao «esplendoroso» Comboio Real, actualmente em restauro nas oficinas da EMEF, nomeadamente à locomotiva D. Luís, ao salão D. Maria Pia e à carruagem do Príncipe, com visitas guiadas para grupos de até 10 pessoas.

Este comboio representará Portugal a partir de Abril na Royal Class Regal Journeys, em Utrecht, Holanda, uma exposição internacional que pretende mostrar o mais importante património ferroviário real e imperial europeu.



Paulo Almeida


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.