
Faro [Portugal], 12.02.2010, Semana 07, Sexta-feira, 13:54
A suiça SBB CFF FFS Schweizerische Bundesbahn (o mesmo que CP em Portugal), procedeu recentemente a uma organização da sua estrutura interna e das suas subsidiárias para o transporte de mercadorias, que a partir de agora, são negócios independentes.
Ao anunciar esta mudança no passado dia 4 de fevereiro, a SBB disse que continuará a operar serviços de mercadorias a nível doméstico, que será reformulado com um portfólio mais completo de produtos e adaptado à procura interna.
A nível internacional, o negócio será reestruturado com uma empresa separada (SBB Cargo), cujos objectivos incluem um melhor controle de custos, gestão racionalizada e utilização de um sistema informático mais simples. O tráfego internacional será o de sempre, ou seja, ligar os portos dos Mar do Norte (Holanda e Bélgica) e o norte da Itália, com os suas ofertas tradicionais, com particular destaque para o intermodal (contentores) que é visto e percebido como um mercado de crescimento a longo prazo, embora com margens baixas.
Por outro lado, a SBB está actualmente a negociar com a Hupac (importante operador suiço privado especializado no intermodal) sobre a tomada de uma participação na empresa no futuro, enquanto continuam as discussões sobre as formas de integrar as filiais alemã e italiana SBB Cargo. Também nenhuma decisão foi tomada sobre o local onde a sede da futura sociedade será localizada.

Luís Moreira
