
Faro [Portugal], 28.11.2009, Semana 48, Sábado, 12:36
Embora já tenha alguns dias, editamos com cortesia e na íntegra uma notícia publicada no semanário Notícias da Covilhã, por ter interesse ferroviário relevante.
Um susto de viagem. Foi assim que alguns passageiros, em declarações às rádios locais, classificaram a sua viagem de regresso de Lisboa para a Covilhã, no passado domingo, 22, à noite, no comboio 545 Intercidades da CP, no qual deflagrou um incêndio.
O comboio foi obrigado a parar devido a um incêndio no turbo da máquina. Os 118 passageiros que viajavam apanharam um verdadeiro susto ao verem incendiar-se a máquina do comboio, por volta das 23 horas. O fumo e as faíscas deixaram em alerta alguns dos passageiros perto de Castelo Novo e as chamas que entretanto deflagraram obrigaram o comboio a parar em Vale de Prazeres.
Segundo conta ao NC um dos passageiros, o incêndio começou ainda antes do túnel de Alpedrinha. Aliás, segundo relatos de alguns dos que estavam na composição, já quando o Intercidades parou em Castelo Branco se sentiria um ligeiro cheiro a queimado, o que se confirmou quilómetros depois.
Os passageiros acabaram por ser transportados para os seus destinos por autocarros disponibilizados pela CP e pela Câmara do Fundão. Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro, no local estiveram oito viaturas, vinte e quatro homens de oito corporações de bombeiros do distrito. A CP já disse que irá averiguar o incidente.

Luís Moreira
