28 novembro 2009

News Release 1284 : Comboio da CP em chamas


Faro [Portugal], 28.11.2009, Semana 48, Sábado, 12:36

Embora já tenha alguns dias, editamos com cortesia e na íntegra uma notícia publicada no semanário Notícias da Covilhã, por ter interesse ferroviário relevante.

Um susto de viagem. Foi assim que alguns passageiros, em declarações às rádios locais, classificaram a sua viagem de regresso de Lisboa para a Covilhã, no passado domingo, 22, à noite, no comboio 545 Intercidades da CP, no qual deflagrou um incêndio.

O comboio foi obrigado a parar devido a um incêndio no turbo da máquina. Os 118 passageiros que viajavam apanharam um verdadeiro susto ao verem incendiar-se a máquina do comboio, por volta das 23 horas. O fumo e as faíscas deixaram em alerta alguns dos passageiros perto de Castelo Novo e as chamas que entretanto deflagraram obrigaram o comboio a parar em Vale de Prazeres.

Segundo conta ao NC um dos passageiros, o incêndio começou ainda antes do túnel de Alpedrinha. Aliás, segundo relatos de alguns dos que estavam na composição, já quando o Intercidades parou em Castelo Branco se sentiria um ligeiro cheiro a queimado, o que se confirmou quilómetros depois.

Os passageiros acabaram por ser transportados para os seus destinos por autocarros disponibilizados pela CP e pela Câmara do Fundão. Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro, no local estiveram oito viaturas, vinte e quatro homens de oito corporações de bombeiros do distrito. A CP já disse que irá averiguar o incidente.



Luís Moreira



News Release 1283 : Comunicado da ADFER-SIT


Faro [Portugal], 28.11.2009, Semana 48, Sábado, 11:03

Recebemos nos nossos serviços um comunicado emitido pela ADFER-SIT, que por ser de matéria ferroviária relevante, editamos de seguida em favor dos nossos amigos leitores:

COMUNICADO

A ADFER-SIT (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento de Sistemas Integrados de Transportes) congratula-se com a recente decisão do Governo de construir a ligação ferroviária ao porto de Sines, em bitola europeia.


Esta decisão vai permitir, no futuro, o transporte directo (sem transbordos) de mercadorias entre aquele porto nacional e a generalidade das regiões servidas pelas redes de bitola europeia, em Portugal, na Espanha (designadamente Madrid) e além Pirinéus.

Esta excelente opção estratégica tem que ser progressivamente alargada aos outros principais portos nacionais e implicar outros aperfeiçoamentos na futura rede ferroviária, nomeadamente:

 A construção da nova Linha Poceirão – Sines – NAL em via dupla e bitola europeia;
 A eliminação do projecto de via única de bitola ibérica entre Évora e Elvas;
 A passagem da nova Linha Lisboa – Madrid pelo NAL;
 A reponderação da nova travessia ferroviária do Tejo, tendo em conta o aperfeiçoamento da nova rede e outras condicionantes técnicas e económicas.

Em especial a ADFER-SIT não pode deixar de salientar a indispensabilidade de toda a futura rede de bitola europeia e alta velocidade dever ser repensada, de uma forma plenamente integrada com todo o sistema de transportes de passageiros e de mercadorias, designadamente com os sistemas portuário, aeroportuário e metropolitano. E isso obriga, por exemplo, a ponderar a localização da estação de Lisboa, o acesso a Lisboa e a passagem pelo NAL da futura rede ferroviária.

Lisboa, 26 de Novembro de 2009

A Direcção da ADFER-SIT



Luís Moreira



News Release 1282 : Comboio Aventura / Rotas do Minho


Faro [Portugal], 28.11.2009, Semana 48, Sábado, 10:54

Inserido na sua oferta destinada aos grupos, recebemos por parte da CP, um flyer dedicado às Rotas do Minho do Comboio Aventura, que abaixo editamos.




Luís Moreira



News Release 1281 : CONVITE - INÍCIO DAS OBRAS DO SISTEMA DE MOBILIDADE DO MONDEGO


Faro [Portugal], 28.11.2009, Semana 48, Sábado, 10:45

Informamos que a Metro Mondego convida todos os cidadãos a assistir ao momento que marca o início da obra de infra-estruturas no troço Miranda do Corvo -Serpins, em que, simbolicamente, será também colocado um marco no exterior da estação de Serpins, no próximo dia 02 de Dezembro, pelas 14:30.


Luís Moreira