28 novembro 2009

News Release 1283 : Comunicado da ADFER-SIT


Faro [Portugal], 28.11.2009, Semana 48, Sábado, 11:03

Recebemos nos nossos serviços um comunicado emitido pela ADFER-SIT, que por ser de matéria ferroviária relevante, editamos de seguida em favor dos nossos amigos leitores:

COMUNICADO

A ADFER-SIT (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento de Sistemas Integrados de Transportes) congratula-se com a recente decisão do Governo de construir a ligação ferroviária ao porto de Sines, em bitola europeia.


Esta decisão vai permitir, no futuro, o transporte directo (sem transbordos) de mercadorias entre aquele porto nacional e a generalidade das regiões servidas pelas redes de bitola europeia, em Portugal, na Espanha (designadamente Madrid) e além Pirinéus.

Esta excelente opção estratégica tem que ser progressivamente alargada aos outros principais portos nacionais e implicar outros aperfeiçoamentos na futura rede ferroviária, nomeadamente:

 A construção da nova Linha Poceirão – Sines – NAL em via dupla e bitola europeia;
 A eliminação do projecto de via única de bitola ibérica entre Évora e Elvas;
 A passagem da nova Linha Lisboa – Madrid pelo NAL;
 A reponderação da nova travessia ferroviária do Tejo, tendo em conta o aperfeiçoamento da nova rede e outras condicionantes técnicas e económicas.

Em especial a ADFER-SIT não pode deixar de salientar a indispensabilidade de toda a futura rede de bitola europeia e alta velocidade dever ser repensada, de uma forma plenamente integrada com todo o sistema de transportes de passageiros e de mercadorias, designadamente com os sistemas portuário, aeroportuário e metropolitano. E isso obriga, por exemplo, a ponderar a localização da estação de Lisboa, o acesso a Lisboa e a passagem pelo NAL da futura rede ferroviária.

Lisboa, 26 de Novembro de 2009

A Direcção da ADFER-SIT



Luís Moreira



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.