02 janeiro 2010

News Release 1390 : Mensagens enviadas ao Blogue da LUISFER (Pedro Mateus)


Faro [Portugal], 02.01.2010, Semana 01, Sábado, 23:52

Como aconteceu já em anos anteriores, de vez em quando, editavamos neste blogue, mensagens que os nossos amigos leitores, nos dirigiam, com palavras simpáticas ou não, em que por um lado davam valor e reconheciam o nosso trabalho em favor da causa ferroviária, como, por outro lado, nos criticavam ou apelavam para que dessemos voz a este protesto ou defender esta ou aquela causa. Não sendo uma obrigatoriedade e reservando sempre as mensagens de nível pessoal, faziamos então a referida edição neste blogue, também como forma de agradecimento a esses mesmos leitores.

Nesse sentido, vamos então voltar a editar de forma regular e de tempos a tempos, mensagens que nos vão chegando à nossa caixa de correio electrónica. Nesta News Release, vamos editar um email que recebemos ontem na nossa caixa de correio e que foi remetido pelo nosso amigo leitor e visitante Sr. Pedro Mateus.

Caro Sr. Luís Moreira, antes de fazer o meu pedido, venho mais uma vez e desde já agradecer a sua disponibilidade com que me presenteou á cerca de dois anos a esta parte, e mais uma vez dar-lhe os parabéns pelo excelente trabalho por si realizado e que partilha com os apaixonados como eu, por tudo o que tem a ver com o transporte ferroviário.

O meu pedido vai no sentido de se for possível que o Sr. luis Moreira (LUISFER) disponibilizasse no seu registo de videos do youtube LUISFERTV (por sinal e como não podia deixar de ser excelente) o material que tivesse sobre o acidente de Setil (fotos arquivo e videos RTP).

Matéria esta importante para mim, pois sou o filho do ajudante de maquinista que faleceu aos comandos da CP 2550 nesse fatídico dia.

Certo que o Sr. Luis Moreira irá dar a maior atenção a este email, desde já mesmo que não seja possivel satisfazer o meu pedido, lhe agradeço com a maior sinceridade. Espero que continue este trabalho, pois satisfaz e realiza o sonho de muitos como eu, embora não ferroviário de profissão, mas ferroviário de coração.

Bem haja.


PS: Se não for pedir muito se puder enviar para este meu email, alguma coisa relacionada com o acidente Setil agradecia.

com os melhores cumprimentos
um seguidor da
LUISFER

Pedro Mateus


Nota: Já tivemos oportunidade de responder em conformidade, a este nosso amigo leitor e visitante assíduo do Blogue da LUISFER.


Luís Moreira


News Release 1389 : Dez mortos em três colisões de comboios na Índia


Faro [Portugal], 02.01.2010, Semana 01, Sábado, 19:34

Transcrevemos com cortesia, notícia editada na página electrónica da TSF, que se refere a 3 acidentes ferroviários que ocorreram hoje na Índia.

Dez pessoas morreram e meia centena ficaram feridas este sábado em três distintas colisões entre comboios no norte da Índia, anunciaram a polícia e a empresa dos caminhos-de-ferro indianos.

O primeiro acidente teve lugar perto de Sarai Bhupat, uma cidade a 250 quilómetros a sudoeste de Lucknow, capital do Estado de Uttar Pradesh, onde um comboio expresso colidiu com um outro de passageiros que estava parado na linha, causando dez feridos, três dos quais em estado crítico. Dez pessoas foram mortas numa colisão similar ocorrida 45 minutos antes da primeira, a 80 quilómetros a sudoeste de Lucknow.



«Trinta e sete pessoas foram transportadas ao hospital, 12 das quais em estado crítico», indicou Brij Lal, responsável da polícia. O impacto das colisões foi relativamente moderado porque os comboios circulavam com velocidade reduzida devido a um espesso nevoeiro na região, declarou um responsável da empresa ferroviária. A bordo destes quatro comboios acidentados viajavam quase dois milhares de passageiros.

Uma terceira colisão entre um comboio de passageiros e uma locomotiva causou três feridos, perto da cidade de Allahabad, no Estado de Uttar Pradesh, acrescentou a polícia.

A rede de caminhos-de-ferro indiana transporta por dia cerca de 18,5 milhões de passageiros, registando-se anualmente cerca de 300 acidentes ferroviários.


Por termos poucos elementos, não editamos a tradicional Rail Safety Notice.


Luís Moreira


News Release 1388 : Aviso CP (Alteração ao tráfego na Linha do Norte)


Faro [Portugal], 02.01.2010, Semana 01, Sábado, 09:58

Recebemos nos nossos serviços, um aviso por parte da CP, que informa que, devido a obras de modernização da Linha do Norte, a cargo da REFER, será necessária a seguinte alteração ao local de embarque/desembarque de clientes:

Comboio Regional 3400, que parte de Porto Campanhã às 01:23 e com destino a Lisboa Santa Apolónia.

Os clientes devem posicionar-se na plataforma da via ascendente (sentido Lisboa-Porto) no dia 4 de Janeiro na estação de Caxarias, entre os dias 5 e 9 de Janeiro na estação de Vila Nova de Gaia Devesas e no dia 14 de Janeiro na estação de Esmoriz.

Comboio Regional 4650, que parte de Aveiro às 05:49 e com destino a Coimbra-B.

Os clientes devem posicionar-se na plataforma da via ascendente (sentido Lisboa-Porto) no dia 8 de Janeiro nas estações de Quintans e Oiã.


Luís Moreira