08 setembro 2007

News Release 695 : 125 ANOS DO SAINT-GOTTHARD




Porto [Portugal], 08.09.2007, Semana 36, Sábado, 10:47 - Com mais rigor, foi no passado dia 1 de Junho, que fez 125 anos, que se inaugurou a Linha do Saint-Gotthard, que como os amigos leitores sabem, trata-se de uma linha importantíssima, alpina, que fica na Suiça e que tem um tráfego ferroviário tremendo. Também nos lembramos bem, dos 100 anos (em 1982), quando a LUISFER, na altura, acompanhou também os importantes festejos do centenário, feitos pela SBB CFF FFS.



No entanto, só hoje falamos desta importante comemoração, ou seja, os 125 anos, porque é hoje e amanhã, que vão ter, por iniciativa dos SBB CFF FFS e pelos cantões suiços de Tessin (Ticino) e Uri, os festejos que prometem ser de arromba, especialmente em Erstfeld e Biasca, também com uma importante parada e desfile por esta majestosa linha, do material circulante primitivo e de museu dos SBB CFF FFS, assim como o actual, que nos suiços é sempre moderno e de alta perfomance.



Dando mais alguma informação complementar, aos amigos leitores menos familiarizados com esta linha, devemos dizer, que das travessias alpinas ferroviárias, esta, a do Saint-Gotthard, é a mais importante de todas, nomeadamente, em relação às outras, como a do Túnel do Mont-Cenis, a do Lötschberg, a do Simplon, ou a do Brenner. Saint-Gotthard, também é o nome do túnel (15 kms), que é a principal obra de arte desta linha de montanha, famosa pelos seus vários túneis helicoidais e com uma paisagem impressionante, cortada por sucessivas pontes (ver foto) em abismo. Estas travessias alpinas, encaminham também um tráfego impressionante, qualquer que seja o sentido, norte-sul ou o inverso, ou seja, Alemanha, França, Benelux, para Itália, via Suiça e/ou Áustria. Por exemplo, e a terminar, podemos acresentar, para as pessoas terem uma pequena ideia (cf TR 140, pp32), a travessia alpina do Mont-Cenis, tem um tráfego de mercadorias e nos nossos dias, de 6 milhões de toneladas, a do Lötschberg, tem 25.000 comboios e 8,1 milhões de toneladas, a do Brenner, tem 17.000 comboios e 10 milhões de toneladas e por fim, a do Saint-Gotthard, que hoje e amanhã está em festa, tem 36.000 comboios por ano e 15,6 milhões de toneladas, ou não fosse esta linha, a mais directa entre a Alemanha e a Itália, via Suiça, como é evidente.

Como se sabe também, já são vários anos em construção e ainda vai estar mais anos ainda, a fim de estar operacional em 2017, o novo Túnel Base do Saint-Gotthard, que vai substituir o actual (ver foto), e que quando estiver em serviço, será o mais longo túnel ferroviário do mundo, com mais de 57 kms, colocando em segundo lugar o túnel de Seikan (no Japão) e actual primeiro, e em terceiro lugar, o túnel da Mancha, que é o actual segundo mais extenso. Nos festejos que hoje e amanhã estão e vão ter lugar, também são as pessoas convidadas, a fazerem visita ao estaleiro desta obra colossal, avaliada em € 5,4 biliões.

Luís Moreira

Créditos: Pela foto, agradecimento aos SBB CFF FFS e Wikipedia / For photo, thanks to SBB CFF FFS and Wikipedia.

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-