15 maio 2010

News Release 2062 : CP reforça comboios para fãs de Metallica


Faro [Portugal], 15.05.2010, Semana 20, sábado, 15:38

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: TVNet
Autor: Redacção
Data: Ontem

"A CP vai garantir o transporte ao público que se desloca do Norte do país, para assistir aos concertos dos Metallica, que se realizam nos dias 18 e 19 de Maio, no Pavilhão Atlântico, com comboios especiais, que partirão de Lisboa Oriente na madrugada após o final de cada espectáculo", refere a empresa em comunicado enviado às redacções.

"Os comboios Intercidades especiais, desenvolvidos em parceria com a produtora do espectáculo, Everything is New, sairão à 01h10, nos dias 19 e 20 de Maio, de Lisboa Oriente, com destino a Porto Campanhã", acrescenta.


Paulo Almeida



News Release 2061 : Do 8 ao 80


Faro [Portugal], 15.05.2010, Semana 20, sábado, 15:31

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Visão
Autor: Pedro Vieira (Opinião)
Data: Hoje

Socorro-me dos dados de uma pergunta endereçada à Comissão Europeia pelo eurodeputado Carlos Coelho, do PSD em Portugal e do Partido Popular Europeu em Bruxelas / Estrasburgo. Os 172 quilómetros de linha de caminho de ferro entre Guarda e Salamanca foram renovados na década de 90 do século XX. Antes existiam seis ligações diárias a 40 Km/hora, agora há uma ligação nocturna a uma velocidade comercial de 100 Km/hora, mas a velocidade pode subir até aos 140. Desconte-se a paragem na fronteira, superior a 20 minutos. Nas outras três ligações a Espanha, o panorama é o seguinte: Viana do Castelo - Vigo, duas ligações diárias à velocidade média de 41 Km/ hora: Castelo de Vide - Cáceres, uma ligação diária à média de 32 Km/ hora; e Elvas - Badajoz, uma ligação diária à média de 25 Km/ hora. Se a isto somarmos os tempos elevados de paragem nas fronteiras, é caso para perguntar, na esteira de Carlos Coelho, se existe livre circulação de pessoas entre Portugal e Espanha ou se acaso a Convenção de Schengen, que suprimiu os controlos nas fronteiras, não se aplica à ferrovia.

Se o Governo tem tantas ganas para fazer o TGV Lisboa - Madrid e não o deixam, bem poderia desviar algumas delas para transformar as ligações já existentes em coisa que se veja. Isto de querer fazer sempre o novo e deixar apodrecer o velho é próprio de países subdesenvolvidos.


Paulo Almeida



News Release 2060 : Espanhóis “estupefactos” com adiamento da TTT


Faro [Portugal], 15.05.2010, Semana 20, sábado, 15:16

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Transportes & Negócios
Autor: Redacção
Data: Ontem

Os concorrentes espanhóis não vêem com bons olhos a possibilidade do Governo anular o concurso para a concessão Lisboa-Poceirão, incluindo a TTT.

“Estamos estupefactos com as últimas notícias” terá afirmado ao “DE” uma fonte oficial, não identificada, do agrupamento Tave Tejo, consórcio que é liderado pela FCC.

Os espanhóis apresentaram, de longe, a proposta mais barata para a concessão do troço de Alta Velocidade Lisboa-Poceirão, incluindo a TTT, e as sucessivas notícias vindas a público davam-nos como primeiros classificados, à frente do consórcio liderado pela Mota-Engil.

Além disso, quando o agudizar da crise fez equacionar o abandono, ou no mínimo o atraso, da construção da rede ferroviária de Alta Velocidade, os espanhóis terão recebido garantias de que o processo da linha Lisboa-Madrid não seria afectado.

Ao “DE”, os responsáveis da FCC manifestaram a sua estranheza por o Executivo ter assinado a concessão do troço Poceirão-Caia (ganho pelo consórcio liderado pela Soares da Costa) e admitir agora adiar, ou mesmo anular a concessão do Lisboa-Poceirão.


Paulo Almeida



News Release 2059 : Refer inicia regularização da ribeira de S. Martinho


Faro [Portugal], 15.05.2010, Semana 20, sábado, 15:10

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Correio do Minho
Autor: José Paulo Silva
Data: Ontem

As obras de regularização da ribeira de S. Martinho, em Fradelos, iniciaram-se esta semana, seis anos após a conclusão da empreitada de modernização do ramal ferroviário de Braga que provocou alterações significativas no caudal daquele curso de água.

Após sucessivas reclamações da junta de freguesia e a alteração de vários projectos por parte do Ministério do Ambiente, a empresa REFER arrancou na passada segunda-feira com a regularização do leito da ribeira, empreitada que tem um prazo de execução de 120 dias. Os trabalhos visam aumentar o leito daquele afluente do rio Este, evitando as inundações que se têm registado desde que a ribeira passou a receber as águas pluviais do terminal de mercadorias do ramal de Braga.

João Martins, presidente da Junta de Freguesia de Fradelos, explicou que a impermeabilização da grande área de terreno do terminal de mercadorias faz engrossar o caudal da ribeira quando se regista forte pluviosidade, provocando inundações nos terrenos agrícolas do vale de S.Martinho.

Para além do alargamento do leito, as margens da ribeira de S.Martinho serão empedradas num troço de cerca de 400 metros na zona central da freguesia de Fradelos.

TGV: sem informação

Entretanto, a junta de Fradelos equaciona a apresentação de um abaixo-assinado na Agência Portuguesa do Ambiente, reclamando informação sobre a declaração de impacto ambiental do projecto do troço ferroviário de alta velocidade (vulgo TGV) entre Braga e Valença.

A declaração deveria ter sido aprovada em finais de Março mas, concluído que foi o período de discussão pública do projecto que, a ir avante, retalhará novamente o território da freguesia de Fradelos.

Depois de ter solicitado, sem êxito, informação sobre a declaração de impacte ambiental do troço cuja construção já foi entretanto adiada pelo Governo, a junta deve juntar-se aos 25 proprietários da freguesia que apresentaram reclamações no período de discussão pública para exigir saber se o traçado da futura linha de alta velocidade se mantém válido.


Paulo Almeida



News Release 2058 : Suspensão do Intercidades no Alentejo merece repúdio dos comunistas


Faro [Portugal], 15.05.2010, Semana 20, sábado, 14:51

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Rádio Voz da Planície
Autor: Inês Patola
Data: Ontem

A Direcção Regional do Alentejo do PCP crítica, em nota de imprensa, a REFER e a CP pela suspensão do serviço ferroviário Intercidades de Lisboa a Beja e Évora. Recorde-se que a suspensão com uma duração prevista de um ano surge devido às obras para reabilitação e electrificação da infraestrutura.

Os comunistas consideram que o processo foi mal conduzido e avançou num enorme secretismo sem consulta às populações e autarquias afectadas por este encerramento.

Miguel Madeira, da DRA do PCP, afirmou que deveriam ter sido exploradas todas as possibilidades para que a linha não fosse encerrada porque noutros locais do País também já existiram obras e não foi preciso suprimir os comboios.

Miguel Madeira criticou ainda aquilo que considera ser o silêncio por parte do Governo, dos deputados do PS eleitos por Beja e Évora e dos governadores civis dos dois distritos e recordou que o seu partido já levou esta situação à Assembleia da República. Ainda segundo Miguel Madeira é importante clarificar a situação dos trabalhadores permanentes da CP e da REFER nos serviços e estações das zonas a suspender, salvaguardando sempre os seus direitos.

A DRA do PCP lamenta ainda que as obras de electrificação da linha do Alentejo não tenham sido efectuadas há cerca de três anos quando a circulação esteve suspensa para substituição dos carris.


Paulo Almeida



News Release 2057 : Concurso dos comboios da CP está a ser repensado pelo Governo


Faro [Portugal], 15.05.2010, Semana 20, sábado, 14:41

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Diário Económico
Autor: Carlos Caldeira / Nuno Miguel Silva
Data: Ontem

Os Ministérios das Finanças e das Obras Públicas estão a avaliar a suspensão parcial ou total do concurso público internacional para fornecimento de comboios e locomotivas à CP, apurou o Diário Económico junto de diversas fontes ligadas ao processo.

Cardoso dos Reis, presidente da CP ainda em exercício, disse ao Diário Económico que "o concurso está seguir o seu curso normal", tendo já sido entregues aos grupos concorrentes os relatórios preliminares do júri de avaliação. Mas, a secretaria de Estado dos Transportes não se compromete. Fonte oficial remeteu esta questão para uma comissão de análise que foi criada em conjunto com a secretaria de Estado das Finanças para reavaliar todos os investimentos e despesas do sector dos transportes. Tudo para cumprir o Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC), que determina limites ao endividamento das empresas do sector empresarial do Estado.


Paulo Almeida



News Release 2056 : CP já não compra novos comboios a diesel para operar no serviço regional


Faro [Portugal], 15.05.2010, Semana 20, sábado, 14:32

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Público
Autor: Carlos Cipriano
Data: Ontem

O maior concurso público de sempre para comprar novos comboios para a CP não resistiu à contenção da despesa pública.

A empresa tinha previsto adquirir 74 unidades, das quais 49 eram eléctricas e 25 a diesel. Estas últimas - para as quais afinal não há dinheiro - destinavam-se ao serviço regional, onde circulam os comboios mais velhos e onde o serviço é mais deficitário. O concurso público - ao qual concorrem a Alstom, Bombardier, CAF e Siemens - está a decorrer, mas, tal como os restantes investimentos na ferrovia, foi alvo de uma avaliação por parte do Ministério das Obras Públicas e Transportes, que terá conduzido a esta solução.

Esta teve em conta o facto de a CP já ter "remediado" a situação com o aluguer de 17 automotoras espanholas, a diesel, destinadas às linhas do Douro e do Minho, um negócio que prevê o pagamento de 5,35 milhões de euros por ano à sua congénere Renfe. Das restantes 49 unidades eléctricas (que se destinam ao serviço suburbano) 36 deverão ser afectas à Linha de Cascais, mas poderão ainda cair algumas composições, nomeadamente as que se destinariam ao Grande Porto.

No estado actual do concurso, a espanhola CAF tinha a proposta mais barata (319 milhões de euros), seguida da Siemens (439 milhões) e da Bombardier (457 milhões). A Alstom só concorre ao material eléctrico e apresentou um preço de 239 milhões de euros, posicionando-se assim em segundo lugar nesta componente do concurso, liderada pela CAF com a proposta de 179 milhões. O PÚBLICO contactou o ministério mas ontem não foi possível obter uma resposta.


Paulo Almeida