15 maio 2010

News Release 2061 : Do 8 ao 80


Faro [Portugal], 15.05.2010, Semana 20, sábado, 15:31

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Visão
Autor: Pedro Vieira (Opinião)
Data: Hoje

Socorro-me dos dados de uma pergunta endereçada à Comissão Europeia pelo eurodeputado Carlos Coelho, do PSD em Portugal e do Partido Popular Europeu em Bruxelas / Estrasburgo. Os 172 quilómetros de linha de caminho de ferro entre Guarda e Salamanca foram renovados na década de 90 do século XX. Antes existiam seis ligações diárias a 40 Km/hora, agora há uma ligação nocturna a uma velocidade comercial de 100 Km/hora, mas a velocidade pode subir até aos 140. Desconte-se a paragem na fronteira, superior a 20 minutos. Nas outras três ligações a Espanha, o panorama é o seguinte: Viana do Castelo - Vigo, duas ligações diárias à velocidade média de 41 Km/ hora: Castelo de Vide - Cáceres, uma ligação diária à média de 32 Km/ hora; e Elvas - Badajoz, uma ligação diária à média de 25 Km/ hora. Se a isto somarmos os tempos elevados de paragem nas fronteiras, é caso para perguntar, na esteira de Carlos Coelho, se existe livre circulação de pessoas entre Portugal e Espanha ou se acaso a Convenção de Schengen, que suprimiu os controlos nas fronteiras, não se aplica à ferrovia.

Se o Governo tem tantas ganas para fazer o TGV Lisboa - Madrid e não o deixam, bem poderia desviar algumas delas para transformar as ligações já existentes em coisa que se veja. Isto de querer fazer sempre o novo e deixar apodrecer o velho é próprio de países subdesenvolvidos.


Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.