27 fevereiro 2010

News Release 1611 : Linha do Douro outra vez cortada


Faro [Portugal], 27.02.2010, Semana 09, sábado, 20:32

Na manhã de hoje, voltaram novamente a cair pedras e barreiras na Linha do Douro, mais rigorosamente entre a estação da Régua e Covelinhas, facto que provocou novo corte no tráfego ferroviário na Linha do Douro, pelo que até ao presente momento, segundo sabemos, só circulam comboios entre o Porto e a Régua.


Luís Moreira


News Release 1610 : 29 anos do recorde mundial de velocidade do TGV (380 Km/h)


Faro [Portugal], 27.02.2010, Semana 09, sábado, 17:03

Por lapso da nossa parte, de que pedimos desculpa aos leitores, não foi editada no dia de ontem, como deveria ser, a presente News Release, que lembra os 29 anos do recorde do TGV PSE 16, que atingiu em 26 Fev 1981, os 380,4 km/h, que foi durante mais alguns anos, o recorde do mundo de velocidade ferroviária em caminho de ferro puro, ou seja, não maglev.




Luís Moreira


News Release 1609 : Futura estação do TGV ÉVORA NORTE


Faro [Portugal], 27.02.2010, Semana 09, sábado, 12:44

Segundo a Edifer, empresa da área da construção e obras públicas do nosso país, e também como se sabe, é uma das empresas que faz parte do grupo de empresas que constituem o Consórcio Elos, vencedor da construção do troço Poceirão - Caia para a futura linha do TGV entre Lisboa e Madrid, diz-nos que a futura estação de Évora, denominada ÉVORA NORTE, será assim:



Créditos: Pela foto, agradecimento à Edifer.


Luís Moreira


News Release 1608 : 2 anos de Guillaume Pepy


Faro [Portugal], 27.02.2010, Semana 09, sábado, 12:10

Faz hoje 2 anos, que Guillaume Pepy assumiu a presidência da SNCF, a fim de cumprir um mandato de 5 anos.

Como certamente os amigos eleitores se recordam, Pepy sucedeu à Presidente Anne-Marie Idrac, que exerceu a presidência entre Julho de 2006 e Fevereiro de 2008, conforme na altura fizemos referência em News Release editada neste blogue.



Embora seja um reformista, pensamos que Pepy ainda não conseguiu fazer melhor que Anne-Marie Idrac, ou que Louis Gallois. Muitas gerações de ferroviários franceses, consideram ainda hoje, que o melhor presidente de sempre da SNCF foi Louis Armand, que exerceu a presidência entre 1955 e 1958 e que teve um papel muito importante na UIC, onde também foi presidente.


Luís Moreira


News Release 1607 : Nova rota C no Circuito das Amendoeiras


Faro [Portugal], 27.02.2010, Semana 09, sábado, 11:58

Recebemos por parte da CP a seguinte flyer, que nos convida a conhecermos a nova rota C, que faz parte do Circuito das Amendoeiras.




Luís Moreira


News Release 1606 : Música na Rua: 30 novas bandas nos palcos do Metro a partir de 1 de Março


Faro [Portugal], 27.02.2010, Semana 09, sábado, 11:51

Recebemos por parte da MP Metro do Porto a seguinte informação:

Estações do Bolhão, Casa da Música e Trindade com dois concertos diários

A «Música na Rua» arranca já na próxima segunda-feira, dia 1 de Março, com concertos diários nas estações de Metro do Bolhão, da Casa da Música e da Trindade. As actuações das bandas e músicos seleccionados decorrem sempre entre as 11H00 e as 14H00 e entre as 17H00 e as 20H00, nos palcos «Música na Rua» para o efeito instalados nestas três estações.

Depois de três intensos e animados dias de casting (18, 19 e 20 de Fevereiro), ao longo dos quais os mais de 180 intérpretes inscritos actuaram no cenário da Estação de S. Bento, o júri teve a difícil tarefa de proceder à escolha dos 30 primeiros participantes no «Música na Rua». A selecção, que esteve a cargo de Miguel AJ, músico dos Azeitonas, Anselmo Canha, músico dos Repórter Estrábico, DJ Kitten, Dino (Soul Family), Filipa Leite (Casa da Música), Débora Torrão (Metro do Porto) e Fernando Pinheiro (Porto Lazer), resultou no apuramento dos seguintes músicos e bandas:

Curinga, Come Na Rua, The Lazy Faithful, Nuno Flor, João Morais, 575 Band, Zé Alguém, Phist, Bruno Manso, Quinta da Paz, Quarteto, Sofia Truta, Salto, Cenáculo, The Last of the Toucans, Paulo Sousa, David Bastos, Sou Lou, João Figueiredo, Twinkles, Serushio, The Neighbours, Fuá, Jahradio, Filhos da Pauta, Francisco Rua, Slow Motion Beer Walk, Os Andantes, Citizen e Mariana Devezas.

«Música na Rua» tem um principio de não exclusão, pelo que os restantes participantes no casting podem, a qualquer momento, vir a ser chamados a integrar o elenco oficial do projecto, por impedimento ou desistência de alguma banda.

Agora, o espectáculo está mesmo para começar na rede do Metro. Os 30 músicos e bandas vão actuar de forma rotativa nas três estações e nos dois horários definidos, todos os dias, de segunda a sexta-feira, já a partir de 1 de Março e até ao final do mês de Maio. Os concertos de cada música/banda têm a duração mínima de 30 minutos.

Como previsto, dentro em breve, os clientes do Metro do Porto e todos os espectadores do «Música na Rua» vão poder votar na sua banda ou músico preferido. Um sistema de votação por SMS, cuja receita reverterá integralmente a favor do projecto "Pular a Cerca na Companhia do Rugby" (Cerco do Porto), elencará os participantes por ordem de popularidade.

«Música na Rua» é uma iniciativa conjunta do Metro do Porto, Câmara Municipal do Porto/Porto Lazer, Casa da Música e SPOT. Para além da promoção que a actuação em espaços públicos confere, «Música na Rua» oferece a todos os participantes a possibilidade de lançarem a sua carreira no mundo da música. Aos melhores músicos e bandas será dada a oportunidade de participar em concertos organizados ou promovidos pela Porto Lazer - designadamente no Porto Sounds -, bem como em outras iniciativas fomentadas pela organização. Nesta primeira fase, «Música na Rua» é uma iniciativa que se desenvolve exclusivamente no interior das estações do Metro. A partir do Verão, a música sobe à rua, passando os palcos a estar localizados junto aos acessos a algumas das principais estações.

«Música da Rua» está disponível no Facebook e tem também canal aberto no YouTube.

«Música da Rua» tem o patrocínio oficial da Vodafone e da Cutty Sark e o apoio do Público, Rádio Nova, Porto Canal e da RockMusic, David Eden e Randall.


Luís Moreira