19 novembro 2009

News Release 1252 : Avança a segunda fase da variante ferroviária de Alcácer do Sal


Faro [Portugal], 19.11.2009, Semana 47, Quinta-feira, 18:47

Editamos nesta News Release com cortesia, um artigo publicado no portal online do Jornal Diário do Sul, que aborda matéria ferroviária relativa à REFER.

A REFER acabou de consignar a segunda fase das obras da variante de Alcácer de Sal para dar continuidade ao projecto de melhoria dos acessos ferroviários até ao Porto de Sines.

A REFER procedeu à consignação dos trabalhos da empreitada designada por "Variante de Alcácer (2ª Fase) – Via-Férrea e Instalações Fixas de Tracção Eléctrica", adjudicados ao consórcio Somafel/Ferrovias/Fergrupo por cerca de 19 milhões euros e um prazo de execução de nove meses.

"Esta importante melhoria de acessibilidades ferroviárias ao porto de Sines permitirá a prática de velocidades de circulação de 200 quilómetros por hora para comboios convencionais e de 220 quilómetros por hora para comboios basculantes", segundo recorda Lídia Sequeira, administradora do Porto de Sines, sendo uma das acções prioritárias para a Rede Ferroviária Nacional inscrita nas Orientações Estratégicas para o Sector Ferroviário.

No Itinerário de mercadorias Sines – Elvas (recorde-se que se trata do Projecto Prioritário nº 16 da Rede Transeuropeia de Transporte Ferroviário), "esta obra contribuirá para o reforço da competitividade do porto de Sines e da sua articulação com a rede de plataformas logísticas do Poceirão e de Elvas, com os portos de Setúbal e Lisboa, com a ligação de Alta Velocidade Lisboa/Madrid", referiu ainda Lídia Sequeira.


A interoperabilidade da Rede Ferroviária Nacional com as redes europeias de transporte de mercadorias, aspecto fundamental para a afirmação do porto de Sines no mercado ibérico, surge neste projecto como outra das grandes vantagens da aposta nesta nova linha férrea.A variante de Alcácer do Sal, entre a Estação do Pinheiro e o designado quilómetro 94 da Linha do Sul, deverá ficar pronta em Agosto de 2010, segundo as estimativas do próprio Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. O projecto, que significa um investimento de cerca de 150 milhões de euros, irá criar uma variante com 29 quilómetros de extensão que está inserida no plano de requalificação da linha ferroviária entre Sines e Elvas.

De resto, a Administração do Porto de Sines garante que a modernização da ligação ferroviária àquela infra-estrutura do Litoral Alentejano "e à sua vasta área industrial e logística adjacente continua a decorrer a bom ritmo." Segundo a administração, esta obra visa "a melhoria das condições de operacionalidade desta importante interface ferroviária, que já concentra o maior número de composições de mercadorias em Portugal (26 composições diárias)." Com um custo global de 17,6 milhões de euros, a REFER, pretende criar condições para responder ao crescimento previsto para o Porto de Sines e para Zona Industrial e Logística de Sines, através do crescimento e modernização desta importante interface ferroviária. Com efeito, o novo layout da interface permitirá a gestão e triagem de um maior número de composições e de maior comprimento, em segurança e com alta capacidade de fluidez. Ainda segundo o Porto de Sines, "trata-se de um projecto da maior importância na aposta no transporte ferroviário que o Porto de Sines tem imprimido, em parceria com os operadores de transporte e logísticos, que permitirá responder adequadamente às exigências dos novos investimentos de expansão do porto, com particular importância para o TXXI, e às novas indústrias que estão em processo de instalação na ZILS. "

A empreitada contempla a realização de trabalhos de construção civil, via e catenária para a materialização de um novo layout que contempla a construção de nove vias-férreas paralelas à linha existente no troço Ermidas – Sines, com uma extensão de cerca de oito quilómetros. Entre estudos e projectos (600 mil euros), empreitada geral de construção civil, via e catenária (6 milhões de euros), materiais de via (4,2 milhões de euros), sinalização, telecomunicações e convel (6,4 milhões de euros) e fiscalização (400 mil euros), o custo global da obra ficará em 17,6 milhões de euros.



Luís Moreira



News Release 1251 : CP decidirá em 2010 se avança com concurso de 140 milhões


Faro [Portugal], 19.11.2009, Semana 47, Quinta-feira, 18:35

Editamos nesta News Release com cortesia, um artigo de Alexandra Noronha, publicado no portal online do Jornal de Negócios, que aborda matéria ferroviária relevante:

A CP irá decidir em 2010 se avança ou não com um concurso adicional de mais 28 locomotivas de vários tipos, para complementar o actual concurso, para 74 comboios por 370 milhões de euros.

Segundo Cardoso dos Reis, presidente da transportadora, esse concurso adicional só irá avançar caso seja necessário e por isso ainda não foi pedida autorização à tutela, nomeadamente ao Ministério das Finanças para avançar com o processo.

O presidente da CP salientou, durante uma intervenção numa conferência de mobilidade organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa, que a Alta Velocidade era uma das suas prioridades e que neste momento se estavam a intensificar os contactos com Espanha para avançar com um projecto conjunto.

O responsável adiantou ainda que a operadora foi muito prejudicada pela crise este ano, que levou a uma queda, até agora de cerca de três milhões de passageiros face a 2008, o que irá ter influência nos resultados da operadora.



Luís Moreira



News Release 1250 : Primeira emissão selos CTT / LUISFER


Faro [Portugal], 19.11.2009, Semana 47, Quinta-feira, 14:41

Através desta News Release, informamos os nossos amigos leitores, que recebemos hoje nos nossos serviços, a primeira emissão de selos da LUISFER, com valor taxativo nos CTT e com produção dos mesmos correios.



Limitados a 25 exemplares, iremos oferecer no estado "novo" alguns exemplares a algumas entidades ferroviárias e temos disponíveis para ofertar aos leitores deste blogue, só 5 selos, pelo que os interessados devem fazer o respectivo pedido só para o email do blogue luisfer.rail@gmail.com (e não para a caixa de comentários), com o seu nome e respectiva morada e receberá então 1 exemplar desta peça filatélica, que poderá ser guardada e preservada como valor filatélico, ou então, usado numa qualquer correspondência como um outro selo dos CTT, visto que ambos possuem validade para até 20 gramas e correio normal nacional.

Pensamos no futuro, realizar mais algumas emissões junto com os CTT, com outros motivos alusivos à LUISFER e ao caminho-de-ferro, pelo que se realizadas, daremos conta neste blogue.


Luís Moreira



News Release 1249 : 1st World High Speed Interaction Workshop for Asian and European Regions


Faro [Portugal], 19.11.2009, Semana 47, Quinta-feira, 11:21

Começou ontem e termina amanhã, o 1st World High Speed Interaction Workshop for Asian and European Regions, que se raliza em Daejeon, Coreia do Sul e é organizado pela UIC e KORAIL.



Além disso, também têm lugar a 8th UIC Asian Regional Assembly.

Luís Moreira