30 maio 2009

News Release 782 : DB PAGA € 563 MILHÕES POR 83 AUTOMOTORAS ELÉCTRICAS



Olhão [Portugal], 30.05.2009, Semana 22, Sábado, 11:15 - A DB fez mais uma encomenda de material circulante, e a exemplo do que muitas companhias áereas fazem, que dividem muitas vezes as suas compras pela Boeing e pela Airbus, também a operadora alemã fez o mesmo, ou seja, foram contempladas a canadiana Bombardier, que vai facturar a parte de leão do contrato, ou seja, € 452 milhões, cabendo à sua rival francesa Alstom, a menor parte, ficando-se então por uma facturação de € 112 milhões.



Este contrato que foi assinado no princípio deste mês, procede à aquisição para a DB Regio (S-Bahn), de 83 automotoras eléctricas de 4 caixas, que vão operar na zona de Stuttgart. Também o contrato, contempla uma opção que pode ser exercida pela DB, para até uma quantidade igual à que agora foi feita, ou seja, mais 83 automotoras eléctricas.

Existe assim trabalho para as fábricas alemãs de Hennigsdord (da Bombardier) e de Salzgitter (da Alstom), que vão proceder à livraison deste material circulante entre Fevereiro e Dezembro de 2012.

Créditos: Pela foto, agradecimento à Bombardier / For photo, thanks to Bombardier.

Luís Moreira



««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto/Olhão, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-

News Release 781 : 35 ANOS DE NEZ-CASSÉS EM PORTUGAL



Olhão [Portugal], 30.05.2009, Semana 22, Sábado, 09:57 - Faz agora 35 anos que chegou a Portugal pela primeira vez e para integrar o parque de locomotivas eléctricas de linha da CP, as primeiras nez-cassés da série 2600, que trouxeram na época, uma imagem futurista e de modernidade para os Caminhos de Ferro Portugueses.



Já por várias vezes manifestamos uma grande admiração e gosto por estas locomotivas, que são as nossas preferidas e mais bonitas do mundo, junto com as suas irmãs da SNCF, que foram entregues pelo melhor fabricante do mundo, segundo nossa opinião, em matéria de locomotivas de tracção e não só (veja-se TGV), como é a francesa ALSTHOM (hoje Alstom).

Realmente, passaram já 35 anos e fazendo esta comparação, ainda não há muitos anos (até 1993), eram as mais novas (2600/2620), as que mais potência e velocidade alcançavam em Portugal, pois tinham como concorrentes no parque, só as 2500 e 2550, com menos potência e só com alcance até aos 120 km/h, ao contrário das 2600 que tinham como velocidade máxima os 160 km/h. Como se pode verificar, agora, com a saída de cena das 2500 e 2550, as 2600 são então as mais antigas, foram ultrapassadas em potência pelas 4700 e 5600, não acontecendo o mesmo no que diz respeito à velocidade, visto que as 4700 estão limitadas aos 140 km/h e as 5600, essas sim, com mais velocidade máxima, pois atingem os 200 km/h.



Ainda sobre locomotivas eléctricas da CP, as 2600 (2601 a 2612), como as suas irmãs 2620 (2621 a 2629), são até agora as únicas com uma disposição de eixos diferentes, enquanto que as 2500, 2550, 4700 e 5600 são Bo'Bo', as 2600 e 2620 são B'B', ou seja, apenas 2 motores, ao contrário de todas as outras séries, que possuem 4 motores eléctricos.

Submetidas a uma remodelação de mie-vide, estão ainda aptas a circular por muitos bons anos, podendo com toda a facilidade e fiabilidade, fazerem 50 anos ou mais, ao serviço da CP. Como todos sabem, as 2600/2620, estão distribuídas no parque, para fazerem comboios Intercidades/InterCity e comboios de mercadorias.

Créditos: Pela primeira foto, agradecimento à Alstom / For first picture, thanks to Alstom.

Luís Moreira



««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto/Olhão, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-