30 novembro 2009

News Release 1293 : Erros Estratégicos nas Obras Públicas


Faro [Portugal], 30.11.2009, Semana 49, Segunda-feira, 17:34

No passado dia 26 de Novembro, o jornal Público na sua versão impressa, editou um artigo de opinião, de Mário Lopes, que argumenta sobre erros estratégicos nas obras públicas. Nesse sentido, acabamos de receber nos nossos serviços, um recorte desse mesmo artigo de opinião, que nos foi remetido pela ADFER-SIT e que editamos de seguida em favor dos nossos amigos leitores.




Luís Moreira



News Release 1292 : Utentes "despedem-se' da linha


Faro [Portugal], 30.11.2009, Semana 49, Segunda-feira, 17:21

A versão electrónica do DN de hoje, edita a notícia que, com cortesia, abaixo editamos na íntegra e que se refere ao fecho do Ramal da Lousã, para se dar início às obras de construção do metro ligeiro de superfície do Mondego.

Utentes do ramal ferroviário da Lousã, que fecha para obras quarta-feira no troço Serpins-Miranda, cumpriram hoje a derradeira viagem neste segmento, sendo unânimes a prever atrasos com o transporte alternativo em autocarros.

As obras para pôr a circular na linha ferroviária da Lousã (Serpins-Coimbra) um metro ligeiro de superfície de tipo "tram train" arrancam quarta-feira no troço entre Serpins e Miranda do Corvo.

O fecho definitivo da linha centenária ocorre em Janeiro próximo e, a partir de quarta-feira, a sociedade Metro Mondego disponibiliza carreiras de autocarros, cujos horários têm estado a ser distribuídos aos utentes nos comboios e nas estações.

Vários passageiros residentes na Lousã, que viajam habitualmente no ramal, manifestaram-se, hoje de manhã, preocupados com o transporte rodoviário, que entendem não garantir pontualidade, e antecipam transtornos na chegada ao trabalho em Coimbra.

Outro receio expresso por alguns dos utentes, que fizeram hoje a última viagem completa no ramal, é que o projecto, que prevê a reabertura da circulação em Outubro de 2011, acabe por não se concretizar por falta de verbas.

"Temos receio de chegar atrasadas [ao trabalho] e que depois nem volte a abrir, pode faltar o dinheiro", disse à agência Lusa Amélia, que integra um grupo de amigas surgido durante os percursos.

As suas companheiras de viagem, Matilde e Zélia, expressaram o mesmo temor.

Isilda, outra utente, teme o "caos no trânsito" à chegada à cidade e duvida do prazo de dois anos previsto para o metro começar a funcionar.

"A partir de Janeiro será muito complicado. As pessoas vão passar a ir de carro", previu.

Categórico, João, um cidadão aposentado da Lousã que viaja ocasionalmente no ramal, defendeu que "a electrificação seria o ideal".

"Já não estarei cá quando isso [o metro] acontecer. A obra seria bem feita se não houvesse a necessidade de tirar os transportes habituais", vincou.

Para um outro utente, passageiro habitual do ramal, com a mudança da bitola (distância entre carris) implicada no sistema "estão a fechar as portas do mundo" à actual linha.

"A linha da Lousã só precisava de electrificação e de locomotivas novas e ficava na metade do custo", sublinhou, antecipando igualmente problemas na chegada a Coimbra.

Apesar de apreensiva em relação ao cumprimento de horários com os autocarros, Cristina, que viaja habitualmente com um grupo de amigas também formado durante os trajectos, antecipou vantagens no metro, em termos de segurança e conforto.

Para muitos, a derradeira viagem nos comboios a diesel no troço entre Serpins e Miranda cumpriu-se hoje, dia menos lotado do que o habitual devido à ponte proporcionada pelo feriado de terça-feira.

"É a última viagem, faz pena", confessou Cecília, outra utente.

Entretanto, a Metro Mondego e a CP convidam as pessoas a realizar terça-feira, gratuitamente, a que será a última viagem completa no ramal entre Coimbra Parque e Serpins.



Luís Moreira



News Release 1291 : 100 anos da linha de Bergen (Noruega)


Faro [Portugal], 30.11.2009, Semana 49, Segunda-feira, 17:19

Na passada sexta-feira, dia 27 de Novembro, houve comemoração e festa na Bergen Line, que é uma das principais linhas ferroviárias norueguesas e que liga a capital Oslo à cidade costeira de Bergen.



Seja para a norueguesa NSB (o mesmo que CP em Portugal) e para a JERNBANEVERKET (o mesmo que REFER em Portugal), foi uma ocasião de congregar realizações e acima de tudo uma grande festa, onde não faltou o lançamento de um DVD e de uma revista alusiva ao evento.

Créditos: Pela foto e mapa, agradecimento à NSB. For photo and map, thanks to NSB.


Luís Moreira



News Release 1290 : Liga FERTAGUS 2009/2010


Faro [Portugal], 30.11.2009, Semana 49, Segunda-feira, 16:47

Atenta a outras particularidades que não a do seu próprio objecto, a FERTAGUS, pela 3ª vez vai patrocinar através do desporto escolar, a LIGA FERTAGUS de Beisebol/Softebol.

Sendo assim e citando a informação que recebemos por parte da operadora ferroviária, inicia-se no próximo dia 5 de Dezembro de 2009 mais uma temporada competitiva de Beisebol e Softebol de Desporto Escolar, com o respectivo Torneio de Abertura de Softebol. Nele participarão 5 equipas que em escolas básicas e secundárias da Península de Setúbal se dedicam ao treino desta modalidade. Disputado em dois locais em simultâneo – Escola D. António da Costa de Almada e Escola Básica Integrada da Quinta do Conde.

A 23 de Janeiro de 2010 terá início, por sua vez, a 3.ª edição da Liga Fertagus de Softebol. Apadrinhada por esta empresa de transportes, e depois do êxito da época anterior, espera-se que esta parceria continue a contribuir para o desenvolvimento desportivo da modalidade nesta região. Para já, a divulgação que se pretende, o reforço do apetrechamento das escolas/equipas e uma maior oportunidade competitiva para os alunos praticantes, abrem as melhores perspectivas para um crescimento sustentado desta modalidade.


A Liga Fertagus disputa-se em jornadas mensais nas diferentes escolas participantes até Junho de 2009, culminando com o tradicional Encontro Nacional de Softebol. Toda a organização cabe à Associação Desportiva Escolar de Beisebol e Softebol da Península de Setúbal, com sede na ES Emídio Navarro e que congrega as seguintes escolas:

- Escola Secundária Emídio Navarro, de Almada
- Escola Básica Integrada da Quinta do Conde
- Escola Básica de 2.º e 3.º ciclos da Qta da Lomba
- Escola Secundária D. Manuel Martins, de Setúbal
- Escola Secundária de Pinhal Novo

Por fim, o Quadro Competitivo para o Ano Lectivo 2009/10, é o seguinte:




Luís Moreira



News Release 1289 : Aviso CP para comboio Regional 3400


Faro [Portugal], 30.11.2009, Semana 49, Segunda-feira, 16:36

Recebemos nos nossos serviços, um aviso da CP, que informa sobre alterações ao tráfego na Linha do Norte e que afectam o comboio nocturno Regional 3400 (Porto - Lisboa) a partir de hoje e até ao próximo dia 23 de Dezembro. Editamos então de seguida, o respectivo aviso em favor de todos os interessados:




Luís Moreira



News Release 1288 : DB entra no mercado ferroviário sueco


Faro [Portugal], 30.11.2009, Semana 49, Segunda-feira, 16:30

A DB Deutsche Bahn (o mesmo que CP em Portugal) acaba de fechar o seu primeiro contrato para operar numa rede ferroviária, neste caso, regional e fora da Alemanha, concretamente na Suécia, através da sua subsidiária DB Regio Sverige que obteve uma concessão por 10 anos na província Östergötland.


Luís Moreira