20 junho 2007

News Release 594 : INAUGURAÇÃO DO TÚNEL BASE DO LÖTSCHBERG




Porto [Portugal], 20.06.2007, Semana 25, Quarta-Feira, 22:59 - Todos sabemos que a Suiça, além de ser um país belíssimo em termos paisagísticos, tem grandes problemas operacionais no atravessamento norte-sul ou sul-norte dos Alpes, seja no modo ferroviário, como no rodoviário, por força da magnificência dos mesmos Alpes, que estão numa situação cada vez mais frágil.

Já no século XIX, foi um grande problema para os engenheiros da altura, fazerem túneis ferroviários como o Saint-Gotthard, o Lötschberg e até mesmo o Simplon entre muitos outros na Suiça, França, Áustria e Itália, tornando-se obras lendárias e únicas, que ainda hoje, nesses mesmos túneis, se encaminham tráfegos notáveis na versão pax e cargo.



Perante estes grandes problemas operacionais, quer os SBB CFF FFS, como a BLS e o Governo da Confederação Helvética, não olharam a meios financeiros colossais e decidiram construir outros túneis, de substituição, a fim de poderem responder ao colossal tráfego ferroviário que já circula na Suiça e aquele que ainda está para vir (por exemplo, os camiões TIR estrangeiros que entram na Suiça (política ambiental) são metidos no comboio e só saiem no outro lado fronteiriço, não se colocando assim, enormes quantidades de poluição que esses TIR's colocariam na situação frágil que os Alpes já constituem), por força dum tráfego crescente, especialmente em comboios de mercadorias.



E é assim, que depois de oito anos de construção, esta que é uma obra de referência já deste século, inserida nas NLFA (Nouvelles Lignes Ferroviaires Alpines), acaba de ser inaugurada, mais precisamente na passada sexta-feira, dia 15 de Junho e ainda com mais rigor, pelas 15:30, numa cerimónia que decorreu no portal norte de Frutigen, que viu passar um comboio (o primeiro) de mercadorias italiano, rebocado pela locomotiva BLS 465 001, tendo como testemunhas o conselheiro federal suiço dos transportes Moritz Leuenberger, de Peter Teuscher, que foi o director da construtora BLS AlpTransit SA, e de Mathias Tromp, Director da BLS, que é a dona do túnel e que vai explorar esta excepcional infra-estrutura. Além destas 3 personalidades, estiveram também mais de 1300 convidados, entre eles, muitos Ministros dos Transportes Europeus e directores ferroviários de muitas redes europeias.


A terminar, alguns dados estatísticos, sobre este túnel:

Comprimento: 34.577 m

Portal Norte: Frutigen (no cantão Kandertal)
Declive no portal: 3%
Altitude no portal: 777 metros

Portal Sul: Rarogne (no cantão Valais)
Declive no portal: 11%
Altitude no portal: 654 metros

Tipo: 2 túneis paralelos com via 1 x 1435 mm
Tensão na Catenária: 15Kv 16 2/3Hz ac

Custo da Obra: verdadeiramente colossal

Luís Moreira

Créditos: Pelas fotos e esquema, agradecimento à BLS Alp Transit.

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