23 fevereiro 2010

News Release 1583 : JS Trains


Faro [Portugal], 23.02.2010, Semana 09, terça-feira, 21:03

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer, se for o caso, aos nossos amigos leitores e assim, poderem aceder a essa página web.

Sendo assim, damos hoje destaque à página Fotopic de João Silva e que se denomina "JS Trains".



Página: JS Trains
Endereço URL: http://joao-silva.fotopic.net/
Situação: Activa
Idioma: Português
Autor: João Silva
Classificação LUISFER
Page Screen: 6 em 10
Page Total: 7 em 10

Esta página não linka para o Blogue LUISFER. Ao contrário, o Blogue LUISFER linka para esta página.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC - De Comboio - CER - Comboios XXI - CP - Railfaneurope - Transportes XXI - ALACF - O Comboio em Portugal - AMF - Railpictures - RENFE - Cantinho dos Comboios - REFER - Caminho de Ferro Vale da Fumaça - DSB - Paulo Ferreira - Linha da Beira Baixa  - SNCF - IMTT - FERTAGUS - ML, MP, Projecto Geogare e JS Trains.


Luís Moreira


News Release 1582 : Maior frequência de comboios na Ponte 25 de Abril


Faro [Portugal], 23.02.2010, Semana 09, terça-feira, 18.36

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da Transportes em Revista, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

O Governo vai exigir maior frequência de comboios e melhoria do estacionamento na renegociação do contrato de concessão da Fertagus na travessia da ponte. A notícia é avançada pelo Correio da Manhã, que afirma que estas exigências, a par com uma diminuição do “esforço público”, foram feitas pelo secretário de Estado dos Transportes, Carlos Fonseca, na Assembleia da República.

De recordar que o contrato de concessão da empresa que tem assegurado nos últimos dez anos a exploração ferroviária do Eixo Norte – Sul, pela ponte 25 de Abril, termina no próximo mês de Dezembro. A empresa do Grupo Barraqueiro anunciou logo em Agosto de 2009 a sua intenção de prorrogar até 2019 o contrato de concessão, uma vez que, segundo revelou, "o contrato negociado em 2005 estabelece uma cláusula de prorrogação adicional até 31 de Dezembro de 2019, desde que se verifique o cumprimento integral do contrato e a não exigência de verbas ao Estado entre 2011 e 2019". Em Setembro de 2009, o Governo nomeou uma comissão para negociar o prolongamento do contrato da travessia ferroviária do Tejo com a Fertagus. De acordo com um despacho publicado em Diário da República, a comissão é coordenada por António Mendes, sendo constituída ainda por Vítor Almeida (em representação do ministério das Finanças), Carlos Alberto Dores Costa (como suplente daquele organismo), Carlos Correia (pelo ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações) e Luís Marques Júnior, como suplente.


Paulo Almeida


News Release 1581 : Talgo Sud Express


Faro [Portugal], 23.02.2010, Semana 09, terça-feira, 13:47

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Diário Digital, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

O comboio Sud Expresso, que há várias décadas garante a ligação diária entre Portugal e França, vai ser totalmente renovado, passando a apresentar uma tipologia semelhante ao Lusitânia Comboio-Hotel, que liga Lisboa a Madrid.

A partir de dia 1 de Março, o Sud Expresso oferecerá um serviço compatível com os mais elevados padrões de qualidade aplicados aos grandes expressos nocturnos da Europa, uma vez que será efectuado com material circulante Talgo Pendular, recentemente alugado pela CP à sua congénere espanhola RENFE.

Uma das maiores alterações deste novo Sud Expresso é a criação de uma classe de luxo, designada Gran Class, que combina a viagem com as refeições na carruagem restaurante e dormida em quarto equipado com WC e duche privado.

Além desta super classe, os clientes têm também disponíveis a classe Preferente (em compartimentos para uma ou duas pessoas, com lavatório), a classe Turística (em compartimentos para 4 pessoas, com lavatório), e continuam a dispor da opção de viajar sentados em carruagem salão.

Este comboio da CP, que liga Lisboa à fronteira francesa de Handaye/Irun, está agora mais moderno e melhor equipado para continuar a servir a mobilidade entre Portugal e França.

O Sud Expresso realiza-se diariamente com partidas de Lisboa Santa Apolónia às 16H30 e chegada a Handaye às 07H10. Em território nacional efectua paragens em Lisboa Oriente, Fátima, Pombal, Coimbra B, Pampilhosa, Santa Comba Dão, Nelas, Mangualde, Celorico da Beira, Vila Franca das Naves, Guarda e Vilar Formoso.


Paulo Almeida


News Release 1580 : Despacho nº 3313/2010


Faro [Portugal], 23.02.2010, Semana 09, terça-feira, 13:37

Informamos os nossos amigos leitores, de que, o MOPTC fez publicar no Diário da República, II Série, nº 37, de hoje, 23 de Fevereiro de 2010, um Despacho com o nº 3313/2010 e que observa assim:

1 — Nos termos conjugados do n.º 10 do artigo 3.º, do n.º 3 do artigo 8.º, e dos artigos 9.º e 19.º do Decreto-Lei n.º 321/2009, de 11 de Dezembro, que aprovou a Lei Orgânica do XVIII Governo Constitucional, bem como dos artigos 35.º a 41.º do Código do Procedimento Administrativo, delego no Secretário de Estado dos Transportes, Dr. Carlos Henrique Graça Correia da Fonseca:

1.1 — As minhas competências relativas aos seguintes serviços, organismos e entidades deste Ministério:

a) Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa;
b) Autoridade Metropolitana de Transportes do Porto;
c) Comissão de Planeamento de Emergência dos Transportes Terrestres;
d) Comissão de Planeamento de Emergência do Transporte Marítimo;
e) Comissão Técnica dos Serviços do Registo Internacional de Navios da Madeira;
f) Gabinete para o Desenvolvimento do Sistema Logístico Nacional;
g) Gabinete do Metro Sul do Tejo;
h) Gabinete de Investigação de Segurança e de Acidentes Ferroviários;
i) Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I. P.;
j) Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I. P.;
l) CP — Comboios de Portugal, E. P. E.;
m) ML — Metropolitano de Lisboa, E. P. E.;
n) Metro Mondego, S. A.;
o) Metro do Porto, S. A.;
p) Rede Ferroviária Nacional — REFER, E. P. E.;
q) RAVE — Rede Ferroviária de Alta Velocidade, E. P. E.;
r) CARRIS — Companhia Carris de Ferro de Lisboa, S. A.;
s) STCP — Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, S. A.;
t) TRANSTEJO — Transportes do Tejo, S. A.;
u) APDL — Administração dos Portos do Douro e Leixões, S. A.;
v) APA — Administração do Porto de Aveiro, S. A.;
x) APL — Administração do Porto de Lisboa, S. A.;
z) APSS — Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S. A.;
aa) APS — Administração do Porto de Sines, S. A.;
bb) APVC — Administração do Porto de Viana do Castelo, S. A.;
cc) APFF — Administração do Porto da Figueira da Foz, S. A.;
dd) SILOPOR — Empresa de Silos Portuários, S. A..

1.2 — Nos termos do artigo 109.º do Código dos Contratos Públicos (CCP), aprovado pelo Decreto -Lei n.º 18/2008, de 29 de Janeiro, na redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 278/2009, de 2 de Outubro, e do
despacho n.º 1379/2010, de 12 de Janeiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 14, de 21 de Janeiro de 2010, relativo à delegação de competências do Primeiro-Ministro nos Ministros do XVIII Governo Constitucional dos poderes conferidos pelo artigo 17.º do citado Decreto-Lei n.º 197/99, de 8 de Junho, das competências para:

a) Aprovar os orçamentos privativos e as alterações dos orçamentos dos serviços, organismos e entidades referidos no n.º 1.1;
b) Autorizar a realização de despesas que ultrapassem as competências dos dirigentes, qualquer que seja a sua natureza, dos serviços, organismos e entidades referidos no n.º 1.1;
c) Sem prejuízo dos mecanismos que defini para a coordenação e execução do orçamento do Ministério, acompanhar e orientar a execução dos orçamentos dos serviços, organismos e entidades referidos no n.º 1.1;
d) Autorizar despesas com empreitadas de obras públicas e aquisição de bens e serviços até ao limite de € 7 740 984,22, ao abrigo da alínea c) do n.º 1 do artigo 17.º;
e) Autorizar despesas sem limite, relativas à execução de planos ou programas plurianuais legalmente aprovados, ao abrigo da alínea c) do n.º 3 do artigo 17.º;
f) Aprovar a escolha prévia do tipo de procedimento, ao abrigo do disposto nos artigos 36.º e seguintes do CCP, até aos montantes delegados nas alíneas anteriores.

1.3 — Nos termos do Código das Expropriações, a competência para a declaração de utilidade pública das expropriações requeridas pelos organismos, serviços e entidades referidos no n.º 1.1, bem como a atribuição do carácter de urgência e a autorização da posse administrativa dos bens expropriados;

1.4 — Nos termos do n.º 5 do artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 321/2009, de 11 de Dezembro, a competência para acompanhar, em articulação com o membro do Governo responsável pela referida área, as competências que me são atribuídas relativas aos assuntos relacionados com a Agência Europeia de Segurança Marítima;

1.5 — Nos termos do n.º 3 do artigo 24.º do Decreto-Lei n.º 321/2009, de 11 de Dezembro, a competência para acompanhar, em articulação com o membro do Governo responsável pela referida área, as competências que me são atribuídas relativas aos assuntos relacionados com a Escola Náutica Infante D. Henrique;

1.6 — Nos termos do artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 166/2008, de 22 de Agosto, a competência para reconhecimento de acções de interesse público das áreas incluídas na Reserva Ecológica Nacional, no âmbito de actividades dos serviços, organismos e entidades referidos no n.º 1.1;

1.7 — Nos termos do disposto no n.º 9 do artigo 15.º do Regulamento Geral do Ruído, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de Janeiro, com a redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 278/2007, de 1 de Agosto, a competência para, em coordenação com o membro do Governo responsável pela área do ambiente, dispensar a exigência do cumprimento dos limites previstos no n.º 5 do citado artigo, no caso de obras de infra-estruturas de transportes no âmbito de actividades dos serviços, organismos e entidades referidos no n.º 1.1;

1.8 — No âmbito das deslocações de serviço público, no que respeita às despesas relativas às situações previstas no n.º 1 do artigo 33.º do Decreto-Lei n.º 106/98, de 24 de Abril, e no n.º 2 do artigo 2.º e no n.º 2 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 192/95, de 28 de Julho, e nos termos da Resolução do Conselho de Ministros n.º 51/2006, de 5 de Maio, e do n.º 2 do artigo 33.º do Decreto-Lei n.º 106/98, a competência para, em relação aos membros dos respectivos gabinetes, dirigentes ou individualidades designados pelo ora delegado, autorizar as respectivas despesas.

2 — A delegação referida nos números anteriores do presente despacho inclui o poder de subdelegação, nos termos do artigo 36.º do Código do Procedimento Administrativo, e compreende, nomeadamente, as competências para definir as condições económicas e técnicas que permitam desenvolver uma política integrada de transportes e para decidir todos os procedimentos instruídos nos serviços, organismos e entidades referidos no n.º 1.1, bem como as competências para a prática de actos decisórios ou de aprovação tutelar e para apreciação de todas as formas de impugnação graciosa e, bem assim, para o acompanhamento e intervenção processual nos recursos contenciosos.

3 — Tendo presente o teor e o alcance do presente despacho, todas as intervenções realizadas ou a realizar pelo Secretário de Estado dos Transportes presumem-se feitas no âmbito da delegação de competências ora conferida, sem menção de qualquer menção expressa nesse sentido.

4 — Nas minhas ausências e impedimentos e, cumulativamente, nas ausências e impedimentos do Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, salvo indicação em contrário, o Secretário de Estado dos Transportes substitui-me, nos termos do disposto no n.º 10 do artigo 3.º e do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 321/2009, de 11 de Dezembro.

5 — Ratifico todos os actos praticados pelo Secretário de Estado dos Transportes no âmbito das competências previstas nos números anteriores desde 31 de Outubro de 2009 até à publicação do presente despacho.

11 de Fevereiro de 2010 — O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Augusto da Ascenção Mendonça.


Luís Moreira


News Release 1579 : Novos talentos já deram os primeiros acordes no Metro do Porto


Faro [Portugal], 23.02.2010, Semana 09, terça-feira, 13:17

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal Expresso, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

Com mais de 100 inscrições, os castings para o concurso Música na Rua procuraram as melhores vozes e bandas da cidade. A partir de 1 de Março, três estações de Metro do Porto vão ter música diária.

O modelo não é original: em Londres, Paris, Nova Iorque ou Barcelona sabe-se bem que o som numa estação de Metro pode ser bem mais encantador do que o ruído dos carris. A novidade é que também os utentes do Metro do Porto vão agora viajar a outro ritmo. A partir do dia 1 de Março, as estações do Bolhão, Trindade e Casa da Música vão ter música diária, num concurso que pretende descobrir novos talentos musicais e animar a cidade.

O concurso Música na Rua - que junta o Metro do Porto, a Câmara do Porto/Porto Lazer, a Casa da Música e a produtora SPOT - promete surpreender os utentes daquele meio de transporte com actuações para todos os gostos, da música clássica ou rock, do jazz ao reggae. E a partir de Junho a música sobe à superfície, junto aos acessos a algumas estações de Metro, para animar as ruas da cidade.

Para já, a primeira fase - das audições frente ao júri - está cumprida. E foram três dias com mais de 100 inscrições, verdadeiras bandas ou solistas, música electrónica ou clássica, muita dança e originalidade, num palco improvisado de grandes expectativas (e algum nervosismo) na estação de São Bento.

Utentes do Metro serão o júri

Quem encantou o júri vai estar sujeito à apreciação dos utentes do Metro: é ao público, por SMS (os utentes que votem estão a contribuir ainda para o projecto social Pular a Cerca, que funciona no Bairro do Aleixo) ou via Internet, que cabe a decisão do vencedor final, que ganha a oportunidade de actuar no festival Porto Sounds (realizado anualmente desde 2003).

Outras possibilidades de prémio - participação em eventos da Casa da Música (Verão na Casa) e a gravação de um disco -, estão ainda a ser estudadas, mas um cartão Andante com a validade de seis meses está assegurada.

Com esta iniciativa, a Metro do Porto pretende "afirmar-se cada vez mais como um verdadeiro palco da cidade", revela o director de comunicação da empresa, Jorge Morgado, que vê o Metro como um "espaço privilegiado" para os jovens artistas se mostrarem ao público. E a explicação é simples: "Por dia, o Metro transporta cerca de 200 mil pessoas" e, além disso, "60% dos utentes têm entre 15 e 35 anos".

Novos palcos

Na rede metropolitana de Londres, onde este projecto está mais enraizado, existem mesmo listas de espera de músicos que querem fazer do subsolo o seu palco. Com as devidas diferenças, no Metro do Porto a promoção cultural virou já "uma tradição". "Só em 2008, dos 365 dias do ano, 200 contaram com eventos na rede do Metro", lembra Jorge Morgado.

resumindo: a partir de 1 de Março a música vai soar nas três estações de Metro (Bolhão, Trindade e Casa da Música) todos os dias da semana, entre as 11h e as 14h e entre as 17h e as 20h.


Paulo Almeida


News Release 1578 : Mudanças nos bilhetes dos comboios em breve


Faro [Portugal], 23.02.2010, Semana 09, terça-feira, 13:04

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada anteontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A CP vai implementar um sistema de bilhética sem contacto em toda a rede de comboios urbanos do Grande Porto, com mais de 20 milhões de utentes, o que vai finalmente dar utilidade às 60 máquinas de venda de bilhetes paradas há quase três anos.

Segundo disse ao JN fonte da CP, as alterações ao sistema de bilhética serão introduzidas "em breve", mas não há ainda data marcada. A reforma implica o abandono do papel tradicional, tornando os bilhetes passíveis de serem carregados num cartão para leitura óptica, à semelhança do Andante (que também é usado na rede de Urbanos do Porto, mas não em toda a extensão das linhas). A bilhética sem contacto já é utilizada em linhas dos comboios urbanos de Lisboa.

A empresa previa pôr a funcionar as máquinas - instaladas nas estações e apeadeiros da linha de urbanos do Porto desde Março de 2008 - até ao final do ano passado. Todavia, os equipamentos nunca chegaram a funcionar, foram-se degradando e muitos deles foram vandalizados.

"As máquinas de venda automática que se encontravam vandalizadas/degradadas no final do ano passado foram todas recuperadas com vista à sua entrada em produção, o que não invalida que entretanto tenha ocorrido algum caso pontual de vandalismo", admitiu fonte da CP.

A instalação das máquinas de venda automática de bilhetes CP e Andante estiveram incluídas num investimento de 10 milhões de euros, que abrangeu outros equipamentos dos Transportes Intermodais do Porto (TIP).

Segundo fonte da CP, o software das máquinas está pronto e estão em curso acções de formação do pessoal técnico de manutenção e de apoio à operação. Está ainda a ser preparada uma campanha de comunicação ao cliente sobre as alterações ao sistema de bilhética. Em Lisboa, há dois cartões que podem ser carregados como passes ou, tal como o Andante, com pacotes de viagens.


Paulo Almeida