23 fevereiro 2010

News Release 1579 : Novos talentos já deram os primeiros acordes no Metro do Porto


Faro [Portugal], 23.02.2010, Semana 09, terça-feira, 13:17

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal Expresso, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

Com mais de 100 inscrições, os castings para o concurso Música na Rua procuraram as melhores vozes e bandas da cidade. A partir de 1 de Março, três estações de Metro do Porto vão ter música diária.

O modelo não é original: em Londres, Paris, Nova Iorque ou Barcelona sabe-se bem que o som numa estação de Metro pode ser bem mais encantador do que o ruído dos carris. A novidade é que também os utentes do Metro do Porto vão agora viajar a outro ritmo. A partir do dia 1 de Março, as estações do Bolhão, Trindade e Casa da Música vão ter música diária, num concurso que pretende descobrir novos talentos musicais e animar a cidade.

O concurso Música na Rua - que junta o Metro do Porto, a Câmara do Porto/Porto Lazer, a Casa da Música e a produtora SPOT - promete surpreender os utentes daquele meio de transporte com actuações para todos os gostos, da música clássica ou rock, do jazz ao reggae. E a partir de Junho a música sobe à superfície, junto aos acessos a algumas estações de Metro, para animar as ruas da cidade.

Para já, a primeira fase - das audições frente ao júri - está cumprida. E foram três dias com mais de 100 inscrições, verdadeiras bandas ou solistas, música electrónica ou clássica, muita dança e originalidade, num palco improvisado de grandes expectativas (e algum nervosismo) na estação de São Bento.

Utentes do Metro serão o júri

Quem encantou o júri vai estar sujeito à apreciação dos utentes do Metro: é ao público, por SMS (os utentes que votem estão a contribuir ainda para o projecto social Pular a Cerca, que funciona no Bairro do Aleixo) ou via Internet, que cabe a decisão do vencedor final, que ganha a oportunidade de actuar no festival Porto Sounds (realizado anualmente desde 2003).

Outras possibilidades de prémio - participação em eventos da Casa da Música (Verão na Casa) e a gravação de um disco -, estão ainda a ser estudadas, mas um cartão Andante com a validade de seis meses está assegurada.

Com esta iniciativa, a Metro do Porto pretende "afirmar-se cada vez mais como um verdadeiro palco da cidade", revela o director de comunicação da empresa, Jorge Morgado, que vê o Metro como um "espaço privilegiado" para os jovens artistas se mostrarem ao público. E a explicação é simples: "Por dia, o Metro transporta cerca de 200 mil pessoas" e, além disso, "60% dos utentes têm entre 15 e 35 anos".

Novos palcos

Na rede metropolitana de Londres, onde este projecto está mais enraizado, existem mesmo listas de espera de músicos que querem fazer do subsolo o seu palco. Com as devidas diferenças, no Metro do Porto a promoção cultural virou já "uma tradição". "Só em 2008, dos 365 dias do ano, 200 contaram com eventos na rede do Metro", lembra Jorge Morgado.

resumindo: a partir de 1 de Março a música vai soar nas três estações de Metro (Bolhão, Trindade e Casa da Música) todos os dias da semana, entre as 11h e as 14h e entre as 17h e as 20h.


Paulo Almeida


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.