19 dezembro 2009

News Release 1360 : 2000 pessoas bloqueadas no Túnel da Mancha


Faro [Portugal], 19.12.2009, Semana 51, Sábado, 12:48

Esta noite, cerca de 2000 passageiros que viajavam pelo menos em 3 comboios Eurostar (TGV's que fazem Paris-Londres e Londres-Bruxelas), tiveram que abandonar as respectivas composições e serem transferidos para o túnel (do meio) de segurança, visto que os respectivos comboios avariaram devido à mudança brusca de temperatura que se verificava e verifica, no exterior (lado francês ou inglês) e no interior do túnel, que está nesta altura do inverno, sobreaquecido.



Foi este o facto, que fez com que as motoras dos Eurostar, entrassem em avaria simultânea, obrigando assim os comboios a deterem-se em pleno túnel.



Segundo ainda informa o Le Monde, está previsto o restabelecimento do tráfego total na próxima segunda-feira, visto que no momento, só está reaberto para os comboios navettes do Eurotunnel, pelo que o tráfego Eurostar está suspenso até essa data.

Créditos: Pelas fotos, agradecimento à TF1 e Eurotunnel. For photos, thanks to TF1 and Eurotunnel.


Luís Moreira



News Release 1359 : Já começaram as obras da MM no Ramal da Lousã


Faro [Portugal], 19.12.2009, Semana 51, Sábado, 11:22

Várias centenas de pessoas viajaram de comboio no dia 01 de Dezembro, no Ramal da Lousã, dia em que pela última vez as composições puderam percorrer toda a extensão (de Coimbra a Serpins). Com também já tinhamos referido, na estação da Lousã foi lançado o livro de Dario Silva intitulado "A Linha da Lousã", um registo fotográfico e documental promovido pela Câmara Municipal da Lousã e apoiado pela Metro Mondego.



Imediatamente a seguir, ou seja, no dia seguinte, tiveram início as obras de infra-estruturas do troço Miranda do Corvo - Serpins, pelas 14:30, na estação de Serpins. Simbolicamente, foi também colocado um marco no exterior da mesma estação.



Na foto em cima, pode ver-se o momento em que começou a ser retirado o primeiro carril. Para marcar o arranque das obras, foi colocado na mesma tarde um marco comemorativo no exterior da Estação de Serpins.

Créditos: Pelas fotos, agradecimento à MM.


Luís Moreira



News Release 1358 : Avisos CP (Douro e Norte)


Faro [Portugal], 19.12.2009, Semana 51, Sábado, 11:14

Recebemos nos nossos serviços, 2 avisos da CP sobre alterações ao tráfego e que argumentam assim:

Reforço da oferta para o desfile de Pais Natal, no Porto, dia 20 de Dezembro

A CP preparou uma oferta especial de serviços para este dia, aumentando o número de lugares disponíveis nos comboios regulares das Linhas de Braga, Guimarães, Caíde e Aveiro e criando o seguinte comboio especial na Linha de Caíde:

Comboio: Especial
Origem: Caíde, com partida às 13:37
Destino: Porto São Bento, com chegada às 14:30
Lei de Paragens: Pára em todas as estações e apeadeiros, excepto Oleiros, Irivo, Parada, Trancoso, Terronhas, São Martinho do Campo e Cabeda.

Para sua comodidade, deve adquirir Bilhete de Ida e Volta, e embarcar com a antecedência necessária, de modo a aceder atempadamente aos locais de passagem do desfile ou de levantamento dos fatos de Pai Natal.

Linha de Aveiro - Interdição de via entre Esmoriz e Ovar 22 e 23 Dez

A CP informa que na sequência das obras em curso, da responsabilidade da REFER, haverá intervenções entre Esmoriz <> Ovar, no dia 22 e 23 de Dezembro de 2009, provocando as seguintes alterações ao serviço urbano:

Sentido Porto a Aveiro

No dia 22 e 23 de Dezembro 2009, o local de embarque/desembarque para o Comboio 15763/2 em Esmoriz, Cortegaça e Carvalheira-Maceda, será o contrário ao habitual, dado que a circulação ferroviária apenas se fará por uma via. Esse comboio com saída de Porto São Bento às 00:50, poderá registar atraso.


Luís Moreira