28 outubro 2010

News Release 2248 : Passatempo anunciado na NR 2230


Faro [Portugal], 28.10.2010, Semana 43, quinta-feira, 10:11

Na News Release 2230 editada há 20 dias atrás, propusemos aos leitores que nos enviassem um pequeno texto que viesse a incidir sobre a importância do caminho-de-ferro em Portugal nos dias de hoje e aquilo que deve acontecer em termos futuros, ao comboio em Portugal.

Também pediamos que os textos nos chegassem através da nossa caixa de correio, do blogue mas não chegou nenhum texto a tempo para editarmos, pelo que este nosso passatempo, termina então por aqui.


Luís Moreira


News Release 2247 : 28 de Outubro e 4 aniversários


Faro [Portugal], 28.10.2010, Semana 43, quinta-feira, 09:25

Os comboios em Portugal, estão hoje de parabéns, pois no mesmo dia de hoje, mas em 1856, ou seja, há 154 anos atrás, o Rei de Portugal D. Luís I inaugurou o caminho-de-ferro e o comboio em Portugal, num primeiro troço da Linha do Leste entre Lisboa (Cais dos Soldados, hoje Santa Apolónia) e o Carregado num comboio a vapor que circulou em bitola 1435mm. Por isso mesmo, a LUISFER deseja felicitar a CP e a REFER por causa desta efeméride importante.

Também faz hoje 6 anos que a CP deixou de ser CP Caminhos de Ferro Portugueses, para passar a ser CP Comboios de Portugal, e ainda, hoje se celebram 54 anos da inauguração da electrificação em corrente monofásica ou alterna, ou seja, à tensão de 25kV 50 Hz, nas linhas à volta de Lisboa, ou seja, Sintra, Cintura e Norte.

A nível pessoal, também desejo homenagear hoje a minha mãe, que se estivesse entre nós, fazia hoje 86 anos de idade. Natural da Covilhã, viveu metade da sua vida nessa zona da Serra da Estrela e a outra metade na cidade do Porto, onde passou a residir. Desejo lembrar este dia do seu aniversário, porque foi uma mulher que sempre me apoiou e incutiu o gosto pelos comboios, que era o seu meio de transporte favorito e que utilizava sempre que podia, de modo especial, no relato que já fiz neste blogue várias vezes, nas viagens das férias grandes de Verão entre o Porto e a Covilhã, via Pampilhosa e Guarda e que estiveram no nascimento, génese e consolidação da minha dedicação aos comboios a partir de 1976, de forma organizada, através da LUISFER. Em jeito de homenagem, neste seu dia de aniversário natalício, edito uma pequena foto da minha mãe, que tirei entre Espinho e o Porto, na sua última viagem de comboio, já bastante doente e pouco tempo antes de falecer.




Luís Moreira