28 outubro 2010

News Release 2247 : 28 de Outubro e 4 aniversários


Faro [Portugal], 28.10.2010, Semana 43, quinta-feira, 09:25

Os comboios em Portugal, estão hoje de parabéns, pois no mesmo dia de hoje, mas em 1856, ou seja, há 154 anos atrás, o Rei de Portugal D. Luís I inaugurou o caminho-de-ferro e o comboio em Portugal, num primeiro troço da Linha do Leste entre Lisboa (Cais dos Soldados, hoje Santa Apolónia) e o Carregado num comboio a vapor que circulou em bitola 1435mm. Por isso mesmo, a LUISFER deseja felicitar a CP e a REFER por causa desta efeméride importante.

Também faz hoje 6 anos que a CP deixou de ser CP Caminhos de Ferro Portugueses, para passar a ser CP Comboios de Portugal, e ainda, hoje se celebram 54 anos da inauguração da electrificação em corrente monofásica ou alterna, ou seja, à tensão de 25kV 50 Hz, nas linhas à volta de Lisboa, ou seja, Sintra, Cintura e Norte.

A nível pessoal, também desejo homenagear hoje a minha mãe, que se estivesse entre nós, fazia hoje 86 anos de idade. Natural da Covilhã, viveu metade da sua vida nessa zona da Serra da Estrela e a outra metade na cidade do Porto, onde passou a residir. Desejo lembrar este dia do seu aniversário, porque foi uma mulher que sempre me apoiou e incutiu o gosto pelos comboios, que era o seu meio de transporte favorito e que utilizava sempre que podia, de modo especial, no relato que já fiz neste blogue várias vezes, nas viagens das férias grandes de Verão entre o Porto e a Covilhã, via Pampilhosa e Guarda e que estiveram no nascimento, génese e consolidação da minha dedicação aos comboios a partir de 1976, de forma organizada, através da LUISFER. Em jeito de homenagem, neste seu dia de aniversário natalício, edito uma pequena foto da minha mãe, que tirei entre Espinho e o Porto, na sua última viagem de comboio, já bastante doente e pouco tempo antes de falecer.




Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.