15 janeiro 2010

News Release 1431 : Apresentação de projecto da Metro Mondego (Convite)


Faro [Portugal], 15.01.2010, Semana 03, Sexta-feira, 21:50

Informamos todos os interessados e especialmente os amigos leitores da zona de Coimbra, que a Metro Mondego acaba de fazer chegar aos nossos serviços, a informação de que decorrerá no dia 18 de Janeiro de 2010 (próxima segunda-feira), a partir das 16:00, no Espaço Metro (na Rua da Sofia, em Coimbra), a apresentação do projecto de Implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego no troço entre a Beira Rio e a Câmara. Todo o programa está aberto à participação dos cidadãos.


Luís Moreira


News Release 1430 : Espanha tem novo roteiro turístico em comboio


Faro [Portugal], 15.01.2010, Semana 03, Sexta-feira, 21:32

Segundo informa o portal Turisver e com cortesia, citando, o norte de Espanha tem, desde Dezembro, um novo roteiro turístico, o “El Expreso de la Robla”, um produto que conta com duas rotas e que foi criado pela empresa “Comboios Turísticos de Luxo” que há 25 anos possui a gestão do “El Transcantábrico”, o mais famoso comboio turístico de luxo em Espanha.

O “El Expreso de la Robla” efectua duas rotas distintas consoante a época do ano, sendo que na Primavera e no Outono realiza o “Itinerário de la Robla”, de Bilbao a Léon, enquanto de Junho a Setembro percorre o “Itinerário Jacobeo”, de Gijón à Galiza, terminando em Santiago de Compostela.

Em ambas as rotas a duração da viagem é de quatro dias/três noites, retomando sempre à cidade de partida, sendo que durante a noite o comboio fica parado nas estações do percurso.

O “El Expreso de la Robla” é composto por três carruagens climatizadas, possui diversas áreas publicas, como um bar 24 horas, biblioteca, videoteca, sala de computadores com ligação gratuita à internet e disponibiliza ainda imprensa diária, televisão, megafones e música ambiente.

Os compartimentos de alojamento estão equipados com roupeiro, luz de leitura, climatização, telefone, música ambiente e casa-de-banho com duche hidromassagem.

Para mais informações sobre o novo roteiro, está disponível o site http://www.trenesturisticosdelujo.com/


Luís Moreira


News Release 1429 : Supremo condena Godinho por furto de carris no Tua


Faro [Portugal], 15.01.2010, Semana 03, Sexta-feira, 14:38

Edita-se com cortesia, texto na íntegra e foto da notícia hoje publicada no jornal Público, versão electrónica, sobre a condenação de Manuel Godinho por furto de carris na Linha do Tua, decretada pelo Supremo Tribunal de Justiça.

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) condenou ontem a principal empresa de Manuel José Godinho, o único preso preventivo do processo Face Oculta, a indemnizar a REFER - Rede Ferroviária Nacional até 106 mil euros pelo furto de carris na Linha do Tua, ocorrido em 2004, colocando um ponto final num caso que ficou conhecido como Carril Dourado.

A decisão altera o acórdão da Relação do Porto que tinha anulado a condenação do Tribunal de Macedo de Cavaleiros, que obrigava a O2 - Tratamentos e Limpezas Ambientais a pagar 105 mil euros à REFER.

O facto de Godinho ter sido apanhado numa escuta telefónica com Armando Vara a dizer que ganhou este caso na Relação do Porto quatro dias antes de o acórdão ter sido assinado por três desembargadores levou o responsável do processo Face Oculta a extrair uma certidão. Entretanto, o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, esclareceu que o processo foi remetido para o STJ, já que o caso envolve juízes desembargadores.

A Relação do Porto alterou os factos dados como provados pelo Tribunal de Macedo de Cavaleiros, dando razão a um argumento invocado pela empresa de Godinho, que argumentava que a acção de indemnização tinha sido interposta fora de prazo. Segundo os advogados da O2, a REFER teria conhecimento dos levantamentos na linha do Tua desde 13 de Janeiro de 2004 e só interpôs a acção em Abril de 2007, "portanto depois de decorrido o prazo prescricional de três anos".

Os juízes do STJ consideraram que a O2 não conseguiu provar que a REFER teve conhecimento do caso em Janeiro de 2004, apesar de reconhecer que também não se provou a tese sustentada pela REFER, de que os factos só chegaram ao seu conhecimento em Abril. "A ré não conseguiu provar, como lhe competia, o decurso do prazo prescricional", escrevem os juízes. E como não se provou este prazo, esta excepção não pode ser invocada, sustentam.

Quanto à substância, o Supremo considerou provado que a O2 se apropriou de 3690 metros de carril e 5275 travessas de madeira "contra a vontade da sua dona", a REFER, praticando deste modo "um acto ilícito que a faz incorrer em responsabilidade civil extracontratual, com a consequente obrigação de indemnizar os prejuízos daí advindos".




Recursos no Porto

Vão ser decididos na Relação do Porto os recursos de quatro arguidos do processo Face Oculta (Armando Vara, José Penedos, Manuel José Godinho e Carlos Vasconcelos) que se não conformaram com as medidas de coacção que lhes foram aplicadas pelo juiz do Tribunal do Baixo Vouga, em Aveiro. Os recursos foram remetidos para a Relação do Porto, ao abrigo de uma norma transitória da recente Lei da Organização dos Tribunais que prevê que a competência territorial dos tribunais da Relação se mantém até ao próximo dia 31 de Agosto.



Luís Moreira


News Release 1428 : Nova coordenação entre a UIC, CER e EIM


Faro [Portugal], 15.01.2010, Semana 03, Sexta-feira, 13:28

A UIC deu recentemente por concluídas uma série de reuniões tripartidas entre a CER Community of European Railway and Infrastructure Companies, EIM European Rail Infrastructure Managers e a UIC International Union of Railways que culminou na criação da CTG Coordenação Técnica Group, a ser localizada em Bruxelas.

A fim de esclarecer os papéis e responsabilidades das associações e sendo a UIC a principal plataforma técnica trazendo a sua experiência e apoio a este processo, a UIC irá fechar o seu escritório oficial em Bruxelas, com efeitos a partir de Janeiro de 2010, mas irá manter o apoio técnico necessário com a sua presença e fazer cumprir o seu papel técnico na CTG e, também como ligação com as outras associações em Bruxelas.


Luís Moreira


News Release 1427 : TGV pode criar mais de 3.700 empregos no Turismo em 2015


Faro [Portugal], 15.01.2010, Semana 03, Sexta-feira, 13:01

Com cortesia, editamos uma notícia publicada ontem na página electrónica do Diário Económico, relativa ao TGV em Portugal.

A entrada em funcionamento da alta velocidade portuguesa poderá gerar 3.725 novos empregos no Turismo e aumentar o valor acrescentado gerado pelo sector em 57 milhões de euros em 2015.

Esta é uma das conclusões do Estudo sobre o Impacto da Rede de Alta Velocidade no Turismo Nacional, a que a Lusa teve acesso e que a RAVE - Rede Ferroviária de Alta Velocidade apresenta hoje na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

O estudo, realizado pela consultora Deloitte, com o acompanhamento da Confederação do Turismo Português, conclui que em 2030, a alta velocidade poderá gerar 36.147 novos empregos no turismo e aumentar em 553 milhões de euros o valor acrescentado gerado pelo sector.

"A maioria dos postos de trabalho gerados pelo projecto de alta velocidade no sector do turismo será absorvida pelos restaurantes e similares e também pelos hotéis e similares", de acordo com o estudo.

A concretização da rede portuguesa de alta velocidade poderá gerar mais 81.545 hóspedes e 190.901 dormidas em 2015, um acréscimo que poderá ascender aos 771.283 hóspedes e a 1,8 milhões de dormidas em 2030.

"Estima-se que as regiões da Grande Lisboa, Algarve e Grande Porto, por se tratarem dos principais pólos de desenvolvimento turístico, serão as mais beneficiadas com o projecto de alta velocidade ferroviária", segundo o estudo.


Luís Moreira