08 janeiro 2010

News Release 1410 : António Mendonça foi à REFER e CP


Faro [Portugal], 08.01.2010, Semana 02, Sexta-feira, 10:51

O Ministro dos Transportes António Mendonça junto com o seu Secretário de Estado dos Transportes Correia da Fonseca, fizeram uma visita de cortesia e de trabalho, na passada terça-feira, dia 5, à sede da REFER em Santa Apolónia, e no dia seguinte à sede da CP na Calçada do Duque (Rossio), onde reuniu com os respectivos Conselhos de Administração, presididos respectivamente pelo Engº Luís Pardal e pelo Engº Francisco Cardoso dos Reis.



Segundo a nota do MOPTC, e citando, António Mendonça salientou a importância de manter uma relação de proximidade da tutela com todo o seu universo empresarial e institucional. Estes encontros tiveram por objectivo discutir a situação operacional, económica e financeira de cada uma das empresas, bem como fazer uma primeira avaliação dos respectivos planos de actividades e investimentos para o período 2010-2015. Houve igualmente oportunidade de abordar o novo papel da REFER e da CP no actual quadro de modernização de infra-estruturas de transportes no país, em particular, em resultado da introdução da Alta Velocidade em Portugal. Foi ainda, debatida a necessidade de enquadrar o futuro de cada uma destas empresas públicas de transportes num contexto mais geral de melhoria do serviço prestado e de requalificação económica do modo ferroviário e de sustentabilidade financeira das empresas, à luz de uma preocupação essencial: a racionalidade macroeconómica dos investimentos públicos e a necessidade de potenciar os seus efeitos sobre as condições de mobilidade das populações e competitividade das empresas. Esta linha de actuação traduz-se, nomeadamente, na valorização do transporte de mercadorias, no incremento da co-modalidade dos meios de transporte (valorizando a vocação de cada um dos modos) e procurando, no futuro, uma articulação desses diferentes modos com a rede de portos e plataformas logísticas.

Créditos: Pela foto, agradecimento ao MOPTC.


Luís Moreira


News Release 1409 : LUISFER apoia iniciativa da REFER (PN's)


Faro [Portugal], 08.01.2010, Semana 02, Sexta-feira, 01:06

Como os nossos amigos leitores sabem, no ano passado, a União Europeia junto com a UIC União Internacional dos Caminhos de Ferro, promoveu o Dia Europeu sobre a Segurança em Passagens de Nível, de que, aliás, demos destaque neste blogue na devida altura. A REFER, como membra efectiva da UIC, como a CP também o é, igualmente se empenhou em promover e divulgar o tema no nosso país, pela importância actual que ele encerra. Também neste blogue demos destaque a essas iniciativas por parte da operadora da rede ferroviária nacional, com ênfase igualmente para a última iniciativa ligada ao tema, em relação ao lançamento do Livro Verde sobre PN's.

Como no site da REFER, está ainda aberta a possibilidade das pessoas poderem participar, respondendo a um inquérito sobre esta mesma matéria, decidimos fazer na tarde do dia de ontem, um vídeo que está editado na nossa LUISFERTV, aqui LUISFER 035 (1ª parte) e aqui também LUISFER 035 (2ª parte), e que corresponde à nossa adesão e contribuição para esta importante causa e que solicita o apoio de outras pessoas, que possam por via da LUISFERTV, ter conhecimento desta iniciativa colaborando, e também, por outro lado, satisfaz alguns pedidos de alguns nossos leitores que desde que tiveram conhecimento da existência dessa mais-valia para a LUISFER, que é o seu canal video LUISFERTV no YouTube, nos contactaram solicitando que fizessemos alguns trabalhos sobre os comboios em Portugal, especialmente com o propósito educativo em relação aos internautas mais jovens.

Pedimos então a colaboração de todos, no sentido que muitas pessoas possam visionar o referido vídeo (colocar o mesmo na sua página web) e tentar colher algum benefício do que lá argumentamos sobre segurança em Passagens de Nível e por outro lado, leve também as pessoas a aderir à iniciativa da REFER, respondendo ao seu inquérito que está online na sua página da internet.


Luís Moreira