08 janeiro 2010

News Release 1410 : António Mendonça foi à REFER e CP


Faro [Portugal], 08.01.2010, Semana 02, Sexta-feira, 10:51

O Ministro dos Transportes António Mendonça junto com o seu Secretário de Estado dos Transportes Correia da Fonseca, fizeram uma visita de cortesia e de trabalho, na passada terça-feira, dia 5, à sede da REFER em Santa Apolónia, e no dia seguinte à sede da CP na Calçada do Duque (Rossio), onde reuniu com os respectivos Conselhos de Administração, presididos respectivamente pelo Engº Luís Pardal e pelo Engº Francisco Cardoso dos Reis.



Segundo a nota do MOPTC, e citando, António Mendonça salientou a importância de manter uma relação de proximidade da tutela com todo o seu universo empresarial e institucional. Estes encontros tiveram por objectivo discutir a situação operacional, económica e financeira de cada uma das empresas, bem como fazer uma primeira avaliação dos respectivos planos de actividades e investimentos para o período 2010-2015. Houve igualmente oportunidade de abordar o novo papel da REFER e da CP no actual quadro de modernização de infra-estruturas de transportes no país, em particular, em resultado da introdução da Alta Velocidade em Portugal. Foi ainda, debatida a necessidade de enquadrar o futuro de cada uma destas empresas públicas de transportes num contexto mais geral de melhoria do serviço prestado e de requalificação económica do modo ferroviário e de sustentabilidade financeira das empresas, à luz de uma preocupação essencial: a racionalidade macroeconómica dos investimentos públicos e a necessidade de potenciar os seus efeitos sobre as condições de mobilidade das populações e competitividade das empresas. Esta linha de actuação traduz-se, nomeadamente, na valorização do transporte de mercadorias, no incremento da co-modalidade dos meios de transporte (valorizando a vocação de cada um dos modos) e procurando, no futuro, uma articulação desses diferentes modos com a rede de portos e plataformas logísticas.

Créditos: Pela foto, agradecimento ao MOPTC.


Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.