30 outubro 2009

News Release 1164 : Passatempo ferroviário nº 1


Faro [Portugal], 30.10.2009, Semana 44, Sexta-feira, 15:50

Começamos hoje com esta News Release e outras se seguirão de forma regular neste blogue, com um passatempo que propomos a todos os nossos amigos leitores e fiéis do Blogue da LUISFER. Sem nenhum objectivo mais, que não seja ser um passatempo e um pequeno concurso de adivinhação, acrescido de alguma cultura ferroviária, iremos então propor uma ou outra pergunta, uma ou outra foto, ou algo do género, no sentido de aqueles que gostam de participar nestes "quebra-cabeças", possam então participar e acertar, pelo que agradecemos desde já, a colaboração de todos. Este concurso de adivinhação, como é óbvio, estará sempre ligado à temática ferroviária e não outra. Sendo assim, temos:

Quem é o(a) primeiro(a) a adivinhar?

Tiramos esta foto numa estação ferroviária deste país já há bastantes anos e vê-se na mesma, a placa do construtor ALCO de uma unidade motora da CP. A pergunta que fazemos, é a seguinte:



Qual é a série desta unidade motora e qual é o número da mesma unidade na respectiva série?

Aquele que fizer o favor de acertar e ser o primeiro a fazê-lo, verá o seu nome aqui referenciado, pelo que deve dar a conhecer o primeiro e último nome e a localidade onde está, mais nada, mas atenção, não aceitamos respostas de pessoas anónimas, por isso, neste último caso, não adianta enviar a resposta à pergunta para a caixa de comentários, porque não será editada.

Quem acertou: Luís Miguel
Onde está: não refere

A resposta certa é: A série é a 1500 e a unidade motora é a nº 1505.

Nota: Luís Moreira e Hugo Rego, como é óbvio, não respondem no passatempo.


Luís Moreira


News Release 1163 : IMTT


Faro [Portugal], 30.10.2009, Semana 44, Sexta-feira, 14:55

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer, se for o caso, aos nossos amigos leitores e assim, poderem aceder a essa página web.

Sendo assim, damos hoje destaque à página do IMTT Instituto de Mobilidade dos Transportes Terrestres e que se denomina "IMTT".



Página: IMTT
Endereço URL: http://www.imtt.pt
Situação: Activa
Idioma: Português e Inglês
Autor: Equipa IMTT
Classificação LUISFER
Page Screen: 5 em 10
Page Total: 4 em 10 (no que diz respeito à parte ferroviária)

Esta página não linka para o Blogue LUISFER. Ao contrário, o Blogue LUISFER linka para esta página.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC - De Comboio - CER - Comboios XXI - CP - Railfaneurope - Transportes XXI - ALACF - O Comboio em Portugal - AMF - Railpictures - RENFE - Cantinho dos Comboios - REFER - Caminho de Ferro Vale da Fumaça - DSB - Paulo Ferreira - Linha da Beira Baixa  - SNCF e IMTT.


Luís Moreira


News Release 1162 : TRANSPORTES XXI


Faro [Portugal], 30.10.2009, Semana 44, Sexta-feira, 14:33

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer, se for o caso, aos nossos amigos leitores e assim, poderem aceder a essa página web.

Sendo assim, damos hoje destaque à página de informação de transportes e que se denomina "TRANSPORTES XXI".



Página: TRANSPORTES XXI
Endereço URL: http://www.transportes-xxi.net
Situação: Activa
Idioma: Português
Autor: Vários (Equipa TXXI)
Classificação LUISFER
Page Screen: 6 em 10
Page Total: 7 em 10

Esta página não linka para o Blogue LUISFER. Ao contrário, o Blogue LUISFER linka para esta página.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC - De Comboio - CER - Comboios XXI - CP - Railfaneurope - Transportes XXI - ALACF - O Comboio em Portugal - AMF - Railpictures - RENFE - Cantinho dos Comboios - REFER - Caminho de Ferro Vale da Fumaça - DSB - Paulo Ferreira - Linha da Beira Baixa e SNCF.


Luís Moreira


News Release 1161 : UIC aprova padrões abertos na área da Telemática



Faro [Portugal], 30.10.2009, Semana 44, Sexta-feira, 14:00

O Grupo de Estudos Informáticos da UIC União Internacional dos Caminhos de Ferro, junto com o forúm ligado à carga, decidiu adoptar as normas que estão sendo desenvolvidas para aplicações no transporte ferroviário de mercadorias pela Telemática Open Alliance, que irá formar a base de uma nova ficha UIC, com as regras e novas práticas recomendadas.

Reunido que esteve em Paris, no passado dia 13, o grupo de estudo concordou em estabelecer um novo projecto, designado SITA Standardised Interface for Telematic Application (Padrão de Interface para Aplicações Telemáticas), que assumirá as interfaces abertas de telemática (Opti), desenvolvido pela aliança.


Luís Moreira


News Release 1160 : Aviso CP (Comboio Especial na Linha da Beira Alta)


Faro [Portugal], 30.10.2009, Semana 44, Sexta-feira, 12:50

Informamos os nossos amigos leitores e demais interessados, que a CP acaba de nos informar que, por ocasião do feriado de 1 de Novembro, vai reforçar a oferta regional, efectuando o seguinte comboio regional especial:



A CP espera vê-lo a Bordo dos seus comboios. Está à disposição de todos para qualquer esclarecimento ou sugestão através do e-mail ou do Call Center: 808 208 208 e agradece a sua preferência.


Luís Moreira


News Release 1159 : CP Carga sob nova ameaça de greve


Faro [Portugal], 30.10.2009, Semana 44, Sexta-feira, 12:50

A Transportes & Notícias, informa através do seu portal na net, que a CP Carga está sob nova ameaça de greve. Com cortesia, editamos a referida notícia:

Nos poucos meses que leva de vida, esta é já a segunda convocatória de greve pelos trabalhadores da CP Carga. Os motivos mantêm-se: a falta de resposta da administração da às perguntas sobre o futuro da empresa e dos seus funcionários.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da CP Carga convocaram para o próximo dia 4 de Novembro uma paralisação da empresa “em defesa das reivindicações contidas no “Manifesto” entregue ao Ministério dos Transportes e Administrações da
CP e CP Carga”, de acordo com o comunicado emitido a propósito.

Os trabalhadores exigem saber quais são os planos para o futuro da CP Carga, nomeadamente quanto à manutenção dos postos de trabalho. Os sindicatos falam na saída de 80 funcionários, embora “conste”, dizem, que poderá chegar aos 200.

Os trabalhadores questionam ainda a manutenção dos vínculos precários dos funcionários que “estão a ocupar postos de trabalho permanentes” e querem que lhes seja garantida a possibilidade de regressarem à
CP “em caso de reestruturação futura da CP Carga”, entre outras reivindicações.

No comunicado, os sindicatos lembram ainda que está a terminar o prazo de 90 dias (sobre a constituição da CP Carga) que terá sido acordado com a
CP para o arranque das negociações da contratação colectiva da empresa.

Uma primeira paralisação foi desmarcada em resultado de conversações mantidas com a Secretaria de Estado dos Transportes e a
CP, mas agora os sindicatos querem “respostas concretas e não apenas reuniões para entreter”, afiançam.


Luís Moreira


News Release 1158 : Manuel Godinho queria afastar o Presidente da REFER


Faro [Portugal], 30.10.2009, Semana 44, Sexta-feira, 12:16

Ainda em relação ao processo "Face Oculta" da PJ, desencadeado há dois dias, a edição electrónica do Expresso, edita hoje pela pena de Rui Gustavo, a seguinte notícia, que, com cortesia, editamos na íntegra.

Vara usado para tentar pressionar Mário Lino


Manuel Godinho quis utilizar influência de Armando Vara para afastar Luis Pardal da presidência da REFER. O antigo ministro terá sido apanhado em várias vigilâncias da PJ a almoçar com o empresário das sucatas, em Lisboa e em Vinhais, Trás-os-montes.


De acordo com a investigação da PJ de Aveiro, o mau relacionamento com Luís Pardal levou o sucateiro a tentar usar Vara para pressionar o ministro dos Transportes, Mário Lino a demitir o administrador da REFER.


No despacho fica ainda claro que o empresário de sucatas terá também tentado usar a influência de Vara junto de um administrador da EDP, Paiva Nunes, para conseguir um contrato de tratamento de resíduos.


Apesar de Pardal nunca ter sido afastado, e sempre de acordo com a investigação da PJ, Armando Vara solicitou dez mil euros pelas diligências efectuadas. O pagamento, em notas, foi vigiado pela PJ e decorreu no gabinete do BCP na Avenida José Malhoa.

Outro jornal, que não o Expresso, faz menção que foram feitas diligências também junto da ex-Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, no sentido do Engenheiro Luís Pardal, ser afastado da presidência da REFER, medida que Ana Paula Vitorino, se mostrou sempre renitente a tomar.


Luís Moreira