15 novembro 2006

News Release 449 : FS ESTÃO EM SITUAÇÃO CRÍTICA




Porto [Portugal], 15.11.2006, Semana 46, Quarta-Feira, 17:55 - Segundo noticia o La Repubblica, os Caminhos de Ferro Italianos, ou FS Ferrovie dello Stato, como gostamos muito de dizer, ou seja, o Grupo FS que engloba, entre outras a Trenitalia, está numa situação crítica a nível financeiro, muito próximo da bancarrota.

Com efeito, com a expressão «Il vertice delle Ferrovie lancia l'allarme
"Siamo sull'orlo del fallimento"», fala-se por parte do Administrador Delegado Mauro Moretti dos FS, que a derrapagem já vai em € 1,7 biliões, no orçamento subavaliado do corrente ano, o que é uma situação de autêntico desespero.

Gostariamos de referir por fim, que à luz desta mensagem que nos chega de paragens transalpinas, fica-nos a esperança, não que os comboios em Itália desapareçam (não é disso que se trata), mas que esta identidade, FS, que lembramos, é uma rede (hoje Grupo) mítica dos Caminhos de Ferro Europeus, supere esta situação e a LUISFER deseja e faz votos, que se consiga, arranjar a forma equilibrada, à luz também das (algumas) inadequadas directivas de Bruxelas, assim como especialmente do Governo Italiano, consigam, diziamos, salvar os FS, que a desaparecer, com esta designação (não nos admirava nada, por exemplo lembrar Sabena na Bélgica e Swissair na Suiça, nomes míticos também), será uma perda de grande monta. Também sabemos que por lá, se cometeram erros (TAV em alguns aspectos), por isso, também há que assumir responsabilidades e isso podemos constatar, porque acompanhamos de muito perto, a actividade dos FS, que repetimos, muito gostamos.

Luís Moreira

Créditos: Pela foto, agradecimento ao La Repubblica.

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, seja elas no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, foi fundada em 13 de Agosto de 1976 (cumpridos 30 anos em 13 Ago 2006) e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Telefone: (351)914665159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com
-end-