28 setembro 2007

News Release 736 : BRINCAR AOS COMBOIOS (Anedota)



Porto [Portugal], 28.09.2007, Semana 39, Sexta-Feira, 19:47 - Estão os nossos amigos leitores, habituados a lerem notícias e informação ferroviária, que devidamente preparada é editada pela LUISFER, neste nosso e vosso blogue. Pese embora, ser usado no texto da anedota, que agradecemos pela citação e que editamos de seguida, serem utilizadas algumas expressões tidas como de má educação, pedimos alguma compreensão e sentido de humor aos leitores, pois achamos a mesma engraçada, depois do alerta de um amigo da LUISFER, que a nos deu a conhecer. Quem quiser ler mais anedotas e divertir-se um pouco, pode fazê-lo, visitando o site http://www.anedotas.com.pt que recebeu esta anedota, por parte do senhor Domingos Moreira.

Brincar aos comboios ...

A Mãe estava na cozinha enquanto ouvia o filho a brincar na sala com o novo comboio eléctrico. Ela ouviu o comboio parar e o seu filho dizer:

- Todos os filhos da puta que querem desembarcar, saíam da merda do comboio agora, porque esta é a ultima estação! E todos os filhos da puta que estão a voltar e desejam entrar na merda do comboio, mexam o cu agora mesmo, porque vamos sair com esta merda!

A mãe irritadíssima foi à sala e disse ao menino:

- MAS O QUE É QUE SE PASSA AQUI? EIH!?? Nós não usamos esse tipo de linguagem cá em casa! Vai já para o teu quarto e ficas lá durante 2 HORAS para ver se aprendes uma linguagem adequada. Depois podes voltar a brincar com o comboio.

Duas horas depois o garoto sai do quarto e volta a brincar com o comboio.

Quando o comboio pára, a mãe ouve o filho dizer:

- Senhores passageiros: Todos os passageiros que estão a desembarcar, queiram por favor, levar os seus pertences pessoais! Agradecemos a todos por viajar connosco, esperamos que tenham feito uma óptima viagem e esperamos que viajem connosco novamente!

Ainda ouviu o pequeno acrescentar:

- Para aqueles que estão a embarcar, pedimos que acomodem as suas malas debaixo dos assentos! Lembrem-se que não há área para fumadores no comboio! Esperamos que todos tenham uma excelente e relaxante viagem.

Quando a mãe já sorria de satisfação por o castigo ter resultado, ouviu o menino acrescentar:

- Para aqueles que estão absolutamente fodidos com o atraso de DUAS HORAS....!!!! ...... Reclamem com a vaca que está na cozinha!

Luís Moreira



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A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

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News Release 735 : ENTRADA AO SERVIÇO DA AUTO-ESTRADA FERROVIÁRIA PERPIGNAN - LUXEMBOURG



Porto [Portugal], 28.09.2007, Semana 39, Sexta-Feira, 17:13 - Desde o passado dia 10 deste mês, que já está em exploração comercial, a mais longa auto-estrada ferroviária da Europa, auto-estrada essa, que se situa em França e liga a plataforma de Boulou (perto de Perpignan) e a plataforma de Bettembourg (no Luxemburgo), pelo que os transportadores rodoviários, já podem carregar os seus camiões no comboio.

Nesta primeira fase, este serviço agora inaugurado, é feito com um comboio com 20 vagões, e com uma frequência cada 2 dias. Está a ser pela FRET SNCF, preparada mais uma composição, para tornar diária esta relação. O principal objectivo da SNCF, aponta para 2012-2014, onde espera operar nessa altura, com 10 comboios por dia na relação, ou seja, garantir o transporte de 300.000 camiões, tirando-os das estradas francesas.

Luís Moreira

Créditos: Pela foto, agradecimento à SNCF / Pour le photo, merci à la SNCF.



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News Release 734 : IMPORTANTES MELHORAMENTOS PARA SANTA APOLÓNIA



Porto [Portugal], 28.09.2007, Semana 39, Sexta-Feira, 17:13 - Agora que estão prontas as obras que decorreram na estação terminal de Santa Apolónia, na cidade de Lisboa, em razão do interface com o Metropolitano de Lisboa, pensou a REFER, remodelar e adaptar esta mítica estação - para muitos, muito mais interessante que a Gare do Oriente - com diversos e importantes melhoramentos, que quando estiverem prontos (apenas 90 dias de intervenção), vão classificar esta estação, com um nível de conforto e imagem, muito mais conseguida do que hoje é possível ver e observar.



Nesse sentido, a REFER, acaba de consignar uma Empreitada, que foi assinada no passado dia 17 do corrente mês, com a TEIXEIRA DUARTE Engenharia e Construções, SA, que em consórcio com a BEL Engenharia e Reabilitação de Estruturas, SA, irá em concreto, beneficiar a cobertura e as plataformas do EP, num contrato com o valor de € 619.459,69 e um prazo de execução de 3 meses, como já referimos.

Conforme a REFER informa e citando, estes trabalhos, contemplam as seguintes obras:

- Cobertura: substituição dos revestimentos existentes, na sua totalidade, e manutenção, com a devida recuperação, da estrutura principal;
- Alçados interiores do Edifício de Passageiros: pintura de paredes, janelas e portas, bem como limpeza dos revestimento de pedra e cantarias;
- Pavimento: aplicação de calçada tradicional em cubos de vidraço na globalidade do espaço a intervencionar, destacando-se, apenas na zona central, a representação em cubos de basalto preto da rosácea/vitral existente na fachada de topo virada para as linhas;
- Iluminação: beneficiação da iluminação actual da cobertura das plataformas e iluminação decorativa.

Luís Moreira



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News Release 733 : INDEMNIZAÇÕES COMPENSATÓRIAS PARA O SECTOR FERROVIÁRIO



Porto [Portugal], 28.09.2007, Semana 39, Sexta-Feira, 10:02 - Como os amigos leitores sabem, de modo anual, são atribuídas pelo orçamento geral do estado, com aprovação do Ministério das Finanças, indemnizações compensatórias a diversas entidades do sector público e privado, que pela sua função, prestam um serviço público, com os condicionalismos daí decorrentes, em matérias específicas. Um dos sectores, que beneficia desta medida, é o sector dos transportes, nos vários modos oferecidos, ou seja, ferroviário, rodoviário, marítimo-fluvial e aéreo.

Nesse sentido, o Governo, através da Resolução do Conselho de Ministros nº 149/2007, publicada no Diário da República nº 188, de hoje, 28 de Setembro de 2007, publicita então os valores devidos e a transferir para cada entidade. Edita-se de seguida, os valores que concernem ao sector ferroviário, por ser aquele que interessa observar, ou seja:

1 - A indemnização compensatória à CP — Caminhos de Ferro Portugueses, E. P., enquadra -se no âmbito das disposições comunitárias aplicáveis (Regulamentos CEE n.os 1191/69, do Conselho, de 26 de Junho, 1107/70, do Conselho, de 4 de Junho, e 1893/91, do Conselho, de 20 de Junho), respeitando às obrigações de explorar, de transportar e tarifária:

Valor a transferir para a CP: € 30.024.181,00

2 - A indemnização compensatória à REFER — Rede Ferroviária Nacional, E. P., enquadra -se no âmbito das disposições comunitárias aplicáveis (Regulamentos CEE n.º 1192/69, do Conselho, de 26 de Junho, e n.º 1107/70, do Conselho, de 4 de Junho):

Valor a transferir para a REFER: € 37.530.226,00

3 - As indemnizações compensatórias ao ML — Metropolitano de Lisboa, E. P. e ao MP — Metro do Porto, S. A., decorrem das obrigações assumidas em termos de exploração, de transportes e de tarifas:

Valor a transferir para o ML: € 24.305.289,00
Valor a transferir para o MP: € 10.876.940,00

4 - A indemnização compensatória à FERTAGUS — Travessia do Tejo, Transportes, S. A., decorre do previsto na cláusula 5.ª do contrato de concessão para a exploração do serviço de transporte suburbano de passageiros no eixo ferroviário norte sul, celebrado com o Estado em 8 de Junho de 2005:

Valor a transferir para a FERTAGUS: € 12.567.652,00

5 - As indemnizações compensatórias à CARRIS — Companhia Carris de Ferro de Lisboa e à STCP — Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, S. A., decorrem das obrigações assumidas em termos de exploração, de transportes e de tarifas;

Valor a transferir para a CARRIS: € 48.623.472,00
Valor a transferir para a STCP: € 17.454.580,00

6 - As indemnizações compensatórias atribuídas no âmbito do acordo para a implementação do tarifário social andante decorrem do previsto naquele acordo, celebrado em 29 de Junho de 2006 entre o Estado e os seguintes operadores públicos e privados da área metropolitana do Porto: Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, S. A.; CP — Caminhos de Ferro Portugueses, E. P. e Metro do Porto, S. A., inserido-se no âmbito das disposições comunitárias aplicáveis do Regulamentos CEE n.º 1191/69, do Conselho, de 26 de Junho, alterado pelo Regulamento CEE n.º 1893/91, do Conselho, de 20 de Junho:

Valor a transferir para a CP: € 116.609,00
Valor a transferir para a MP: € 1.680.807,00
Valor a transferir para a STCP: € 749.736,00

Luís Moreira



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