24 fevereiro 2010

News Release 1588 : EUROFIMA


Faro [Portugal], 24.02.2010, Semana 09, quarta-feira, 20:45

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer, se for o caso, aos nossos amigos leitores e assim, poderem aceder a essa página web.

Sendo assim, damos hoje destaque à página da EUROFIMA e que se denomina "EUROFIMA".



Página: EUROFIMA
Endereço URL: http://www.eurofima.org/
Situação: Activa
Idioma: Inglês
Autor: Equipa Eurofima
Classificação LUISFER
Page Screen: 4 em 10
Page Total: 6 em 10

Esta página não linka para o Blogue LUISFER. Ao contrário, o Blogue LUISFER linka para esta página.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC - De Comboio - CER - Comboios XXI - CP - Railfaneurope - Transportes XXI - ALACF - O Comboio em Portugal - AMF - Railpictures - RENFE - Cantinho dos Comboios - REFER - Caminho de Ferro Vale da Fumaça - DSB - Paulo Ferreira - Linha da Beira Baixa  - SNCF - IMTT - FERTAGUS - ML, MP, Projecto Geogare, JS Trains e Eurofima.


Luís Moreira


News Release 1587 : Resultados provisórios de exploração da RFF em 2009


Faro [Portugal], 24.02.2010, Semana 09, quarta-feira, 20:19

O lucro líquido antes de impostos alcançados pela RFF Réseau Ferré de France (o mesmo que REFER em Portugal) em 2009 é estimado em cerca de € 300 milhões, o que possibilita a continuação do plano de renovação para a rede francesa. Este resultado é quase comparável ao dos anos anteriores porque o modelo econômico da empresa foi refundado como resultado do desempenho do contrato assinado com o Estado e as novas normas contabilísticas.

Este benefício resulta de dois efeitos contraditórios relacionados com a crise: receita operacional foi menor devido ao tráfego em declínio e por outro lado, as receitas financeiras aumentaram devido às taxas de juro mais baixas. Apesar do recorde de investimentos que foram de € 3,4 biliões, o nível de endividamento permanece estável no âmbito do plano de negócios da empresa.

Em 2010, a RFF está a planear continuar este investimento, dedicando quase € 4 biliões no desenvolvimento e modernização da rede tornando-se o segundo maior investidor público da França.

Quanto as novas linhas (LGV), o ano de 2010 é considerado excepcional para duas LGV, pois estão em estaleiro a LGV Rhin-Rhône e arranca a segunda fase da LGV Est Européene. Também neste ano de 2010 vão ser celebradas 3 parcerias público-privadas para construção de futuras LGV - parece que os franceses vão-se desviar das actuações anteriores consideradas as mais correctas-, ou seja, as LGV Sud Atlantique (Tours-Bordeaux), LGV Bretagne-Pays de la Loire (Le Mans-Rennes), e a concordância de Nîmes-Montpellier. Por fim, salientar porque importante, continuar a partir do PPP recentemente assinado, implementar o sistema GSM-R numa escala até agora nunca vista em toda a geografica ferroviária francesa.


Luís Moreira


News Release 1586 : Conflito na Metro do Porto


Faro [Portugal], 24.02.2010, Semana 09, quarta-feira, 20:04

Depois da Transdev entrar em conflito com a MP do Porto, apresentando uma providência cautelar, que coloca em causa a vitória do Grupo Barraqueiro no concurso para a operação e manutenção do sistema do metro ligeiro do Grande Porto, é agora a vez da Metro do Porto constestar a Transdev, não lhe reconhecendo assim razão na medida judicial que esta fez accionar.

Segundo pensamos, estas novas estratégias de exploração pública-privada, dão este resultado, pois pensamos sempre e desde o início, que a MP Metro do Porto deveria reger-se por um quadro jurídico idêntico ao ML Metropolitano de Lisboa, com a devida diferença de ser explorado pelo Estado Português, através da AMP e dos municípios abrangidos pela rede do Metro do Porto.


Luís Moreira


News Release 1585 : Anúncio de Concurso nº 45/2010 (REFER)


Faro [Portugal], 24.02.2010, Semana 09, quarta-feira, 19:47

Informamos os nossos amigos leitores, de que, a REFER fez publicar no Diário da República, II Série, nº 38, de hoje, 24 de Fevereiro de 2010, um Anúncio de Concurso com o nº 45/2010 e que observa assim:

SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO - SECTORES ESPECIAIS

SECÇÃO II: OBJECTO DO SISTEMA DE QUALIFICAÇÂO

II.1) DESIGNAÇÂO DADA AO SISTEMA DE QUALIFICAÇÂO PELA ENTIDADE ADJUDICANTE

Sistema de Qualificação de Prestadores de Serviço de Controlo de Vegetação e Limpeza de Orgãos Drenantes

II.3) DESCRIÇÂO DAS OBRAS, SERVIÇOS OU BENS A FORNECER NO ÂMBITO DO SISTEMA DE QUALIFICAÇÂO

O sistema de qualificação é instituído nos termos do Decreto-Lei n.º223/2001, de 9 de Agosto, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 234/2004 de 15 de Dezembro, e tem por fim seleccionar, de entre os candidatos, as entidades qualificadas para participar em futuros concursos limitados ou em processos por negociação para Prestação de Serviços de Controlo de Vegetação e Limpeza de Órgãos Drenantes.

SECÇÃO III - INFORMAÇÕES DE CARÁCTER JURÍDICO, ECONÓMICO, FINANCEIRO E TÉCNICO

III.1) CONDIÇÔES DE PARTICIPAÇÂO

III.1.1) Qualificação para o sistema

Condições a satisfazer pelos operadores económicos com vista à sua qualificação:

a) O candidato terá de cumprir os pontos 8.1, 8.2, 8.3 e 8.4 do programa de qualificação;
b) A sua classificação final deverá atingir um valor de referência de acordo com o estabelecido no anexo VI ao programa de qualificação.

Métodos pelos quais será verificada cada uma dessas condições:
Toda a metodologia de avaliação e classificação das candidaturas encontra-se descrita no ponto 8 e 10 do programa de qualificação.

Formalidades necessárias para verificar o cumprimento dos requisitos:
Os interessados no último mês de validade comprovem que continuam a satisfazer os requisitos de qualificação exigidos nessa data. Em qualquer caso, a validade da qualificação dos candidatos encontrar-se-á sempre limitada ao período de vigência do próprio Sistema de Qualificação.

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

O presente sistema de qualificação foi publicado em Diário da República n.º 59 - II Série de 25 de Março de 2008, no Jornal Oficial da União Europeia em 19 de Março de 2008. Foi ainda publicado no Diário da República n.º 96 - II Série de 19 de Maio de 2009, no Jornal Oficial da União Europeia em 20 de Maio de 2009, a existência do Sistema de Qualificação de acordo com o ponto 13.3 do Programa de Qualificação.
Este sistema de Qualificação de Prestadores de Serviço de Controlo de Vegetação e Limpeza de Orgãos Drenantes vigorará pelo prazo de 3 (três) anos, a contar da primeira data de publicação do Anúncio no Diário da República.

A REFER poderá prorrogar o período de vigência do presente Sistema de Qualificação, por períodos sucessivos de 1 ano, devendo essa prorrogação ser comunicada, aos interessados que já se encontram qualificados, àqueles cujo pedido de qualificação foi anteriormente recusado e àqueles cujo processo se encontra pendente, com uma antecedência mínima de 6 (seis) meses da data inicial de conclusão do Sistema de Qualificação.

A decisão de qualificação dos candidatos é válida pelo prazo de um ano, a contar da respectiva decisão, podendo ser renovada, desde que os interessados no último mês de validade comprovem que continuam a satisfazer os requisitos de qualificação exigidos nessa data.
Em qualquer caso, a validade da qualificação dos candidatos encontrar-se-á sempre limitada ao período de vigência do próprio Sistema de Qualificação.

DATA DE ENVIO DO PRESENTE ANÚNCIO:
22/02/2010 - Presidente do Conselho de Administração , Luís Filipe Pardal


Luís Moreira


News Release 1584 : 33 anos da Direttissima


Faro [Portugal], 24.02.2010, Semana 09, quarta-feira, 00:37

Faz hoje 33 anos, que foi inaugurado o 1º troço da Direttissima Roma - Firenze, a primeira linha de Grande Velocidade da Europa (a linha Centralna Magistrala Kolejowa da PKP, que realmente foi a primeira de raiz a ser construída, não permite circular a mais de 200 km/h, portanto não é GV), mais rigorosamente entre Roma Termini e Città della Pieve, numa distância de 138 kms.

Como se sabe, esta linha demorou bastantes anos a ser construída, pois o último troço só foi inaugurado em 1992 (Arezzo a Valdarno), ou seja, 15 anos depois deste aniversário que agora assinalamos e de outras inaugurações intermédias ocorridas em 1985 (Città della Pieve a Arezzo) e em 1986 com o troço Valdarno a Firenze.



Sobre esta espectacular linha, podemos dizer que possui obras de arte de primeira grandeza, como o Viaduto de Paglia com 5375 metros, que ainda é o mais extenso da Europa e um dos maiores a nível mundial, assim como alguns túneis notáveis, com especial destaque para o Túnel de San Donato com 10554 metros de extensão. Em 1986 teve a LUISFER a oportunidade de poder visitar e percorrer este troço que agora destacamos, assim como obtivemos literatura oferecida pela FS Ferrovie dello Stato e fizemos igualmente foto e vídeo sobre as principais obras de arte desta linha e de alguns comboios, que constituiam o principal tráfego que na altura a Direttissima sustentava.

Créditos: Pela foto, agradecimento à FS. For photo, thanks to FS.


Luís Moreira