24 fevereiro 2010

News Release 1587 : Resultados provisórios de exploração da RFF em 2009


Faro [Portugal], 24.02.2010, Semana 09, quarta-feira, 20:19

O lucro líquido antes de impostos alcançados pela RFF Réseau Ferré de France (o mesmo que REFER em Portugal) em 2009 é estimado em cerca de € 300 milhões, o que possibilita a continuação do plano de renovação para a rede francesa. Este resultado é quase comparável ao dos anos anteriores porque o modelo econômico da empresa foi refundado como resultado do desempenho do contrato assinado com o Estado e as novas normas contabilísticas.

Este benefício resulta de dois efeitos contraditórios relacionados com a crise: receita operacional foi menor devido ao tráfego em declínio e por outro lado, as receitas financeiras aumentaram devido às taxas de juro mais baixas. Apesar do recorde de investimentos que foram de € 3,4 biliões, o nível de endividamento permanece estável no âmbito do plano de negócios da empresa.

Em 2010, a RFF está a planear continuar este investimento, dedicando quase € 4 biliões no desenvolvimento e modernização da rede tornando-se o segundo maior investidor público da França.

Quanto as novas linhas (LGV), o ano de 2010 é considerado excepcional para duas LGV, pois estão em estaleiro a LGV Rhin-Rhône e arranca a segunda fase da LGV Est Européene. Também neste ano de 2010 vão ser celebradas 3 parcerias público-privadas para construção de futuras LGV - parece que os franceses vão-se desviar das actuações anteriores consideradas as mais correctas-, ou seja, as LGV Sud Atlantique (Tours-Bordeaux), LGV Bretagne-Pays de la Loire (Le Mans-Rennes), e a concordância de Nîmes-Montpellier. Por fim, salientar porque importante, continuar a partir do PPP recentemente assinado, implementar o sistema GSM-R numa escala até agora nunca vista em toda a geografica ferroviária francesa.


Luís Moreira


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