10 junho 2009

News Release 808 : A VARIANTE DE ALCÁCER



Olhão [Portugal], 10.06.2009, Semana 24, Quarta-feira, 10:10 - Como os nossos amigos leitores sabem, está-se a construir mais uma variante à Linha do Sul, denominada Variante de Alcácer, porque na zona de Alcácer do Sal e que vai evitar a passagem por esta localidade, para os comboios de passageiros que não efectuam paragem na estação de Alcácer do Sal, assim como para os comboios de mercadorias, que interessa desviar pela nova variante. Com o decorrer dos trabalhos numa fase dita intermédia em termos de prazo e que no passado mês de Maio, foram as mesmas obras objecto de visita por parte de Mário Lino e Ana Paula Vitorino, respectivamente Ministro e Secretária de Estado dos Transportes (MOPTC), devem estar concluídas no segundo semestre de 2010 e entrar em funcionamento, imediatamente a seguir.

Recordamos que esta importante obra, de construção de via nova, é a mais importante realizada nos últimos anos em Portugal, depois de Lisboa ao Pinhal Novo, nesta mesma Linha do Sul, com 37 kms e do Ramal de Neves Corvo com 31 kms.



Esta nova variante desenvolve-se no sentido sul e tem origem logo a seguir à estação do Pinheiro e vai alcançar novamente a actual Linha do Sul, ao km 94, ou seja, tem de extensão aproximadamente 29 kms. Vai permitir velocidades máximas de 220 km/h e não sabemos* se será em via única (1 x 1668) ou dupla (2 x 1668), mas sabemos que será electrificada a 25Kv 50Hz ac, como é fácil perceber.



As principais obras de arte são o Viaduto sobre a Ribeira de São Martinho, a nova Ponte sobre o Rio Sado, o Viaduto sobre a Ribeira de Água Cova e por fim um Viaduto que salva a EN120.

O investimento ronda os € 150 milhões e quem está a construir esta variante para a REFER, é o Consórcio OPWAY/Teodoro Gomes Alho para toda a obra, com excepção da nova Ponte sobre o Sado que se desenvolve por 2,7 kms, que está a cargo da conhecida Teixeira Duarte.

* A brochura editada pela REFER omite esse dado.
Créditos: Pela foto, agradecimento à REFER.

Luís Moreira



««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto/Olhão, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-