18 novembro 2009

News Release 1248 - Anúncio de procedimento nº 5357/2009


Faro [Portugal], 18.11.2009, Semana 47, Quarta-feira, 20:12

Informamos os nossos amigos leitores, de que, a REFER fez publicar no Diário da República, II Série, nº 224, de hoje, 18 de Novembro de 2009, um anúncio de procedimento com o nº 5357/2009 e que observa assim:

OBJECTO DO CONTRATO

Designação do contrato: Empreitada de "Linha da Beira Baixa - Troço Covilhã/Guarda - Reforço das Pontes Metálicas da Carpinteira, Penha da Barroca e Zêzere II"

Descrição sucinta do objecto do contrato: Execução de reforço das pontes (Fase I) da Carpinteira (km 165+882), Zêzere II (km 173+739) e Penha da Barroca (km 202+527), da Linha da Beira Baixa, através do reforço estrutural da super-estrutura da ponte, encontro e pilares, permitindo a reclassificação da linha para cargas circulantes de categoria D2. Será efectuada reposição da via existente.

LOCAL DA EXECUÇÃO DO CONTRATO

Linha da Beira Baixa - Troço Covilhã / Guarda
País: Portugal
Distrito: Guarda
Concelho: Guarda
Código NUTS: PT168

PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO

Empreitadas de obras públicas. Prazo contratual de 420 dias contados nos termos do disposto no nº 1 do artigo 362º do CCP

OUTRAS INFORMAÇÕES

O preço base é de € 5.106.700,00 (cinco milhões cento e seis mil e setecentos euros), não incluindo o Imposto sobre Valor Acrescentado.

IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DO ANÚNCIO

Nome: Luís Filipe Pardal
Cargo: Presidente do Conselho de Administração da REFER


Luís Moreira



News Release 1247 : CP vai apostar no TGV e prepara parceria com a Renfe


Faro [Portugal], 18.11.2009, Semana 47, Quarta-feira, 19:45

Editamos com cortesia, a notícia que o Diário Digital, acaba de fazer editar no seu portal.

A CP Comboios de Portugal vai apostar no projecto português de alta velocidade ferroviária (TGV) e está em contactos com a homóloga espanhola Renfe para criar uma parceria, disse hoje o presidente da empresa, Cardoso dos Reis.

«A CP está a apostar na alta velocidade porque entende ser a solução mais eficiente em termos de oferta comercial», afirmou Cardoso dos Reis, durante o debate «A mobilidade em Portugal», organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa.

O presidente da CP disse que a empresa portuguesa pretende apostar na «articulação da rede ferroviária convencional com a futura rede de alta velocidade», tendo como objectivo «tornar o nosso país cada vez mais estreito e menos comprido».

Cardoso dos Reis explicou que esta articulação entre a rede convencional e a alta velocidade será efectuada através de comboios que consigam circular em bitola (distância entre carris) ibérica e em bitola UIC.

O presidente da CP disse ainda que a empresa tem conversas "muito avançadas" com a espanhola Renfe, tendo em vista futuras parcerias, "pelo menos para a ligação [de alta velocidade] Lisboa-Madrid".



Luís Moreira



News Release 1246 : 30 milhões numa estação que quase ninguém utiliza


Faro [Portugal], 18.11.2009, Semana 47, Quarta-feira, 19:37

O portal Portugal Diário, editou ontem a seguinte notícia, que com cortesia, reeditamos.

Em Castanheira do Ribatejo, perto de Vila Franca de Xira, um caso quase insólito. A REFER gastou 30 milhões de euros numa estação inaugurada em 2006, mas a adesão da população (10 mil habitantes) é manifestamente fraca.

Ainda assim, os luxos são vários mas como agora os tempos são de poupança e há que cortar nos gastos. Por exemplo, das várias escadas rolantes existentes na estação praticamente todas estão paradas, com o objectivo de poupar na electricidade.

Parece uma estação de uma grande metrópole mas na prática não é. Vários elevadores, escadas rolantes, acabamentos quase luxuosas, esperando pelo desenvolvimento da plataforma logística do Ribatejo, que vai nascer mesmo em frente. Três anos após a inauguração o tráfego continua muito abaixo do esperado.

Luís Cabral Silva, engenheiro e especialista em transportes, trabalhou durante 35 anos na CP e na REFER e não compreende os motivos que levaram a empresa pública a investir tanto dinheiro nesta estação. «É uma estação que me parece exagerada. Por maiores que sejam os planos e por muito boa que haja, não conseguem trazer as pessoas. É preciso existir mercado», afirma o engenheiro.

Ainda assim, depois dos 30 milhões de euros investidos a poupança chega agora doutra forma e, por exemplo, as várias escadas rolantes que se encontram na estação estão agora paradas. E a fraca adesão à estação trouxe também o problema da insegurança, principalmente no período da noite.

A TVI contactou a REFER no sentido de obter esclarecimentos mas tal não foi possível.


Luís Moreira



News Release 1245 : Edição de 18/11 do Quinzenário TREVIM

Faro [Portugal], 18.11.2009, Semana 47, Quarta-feira, 19:23

O quinzenário TREVIM, na sua edição de hoje, trás na sua primeira página uma notícia relativa com o encerramento do Ramal da Lousã, tendo em vista, o começo das obras para o Metro Mondego. Com cortesia, editamos a capa de hoje do referido jornal.




Luís Moreira



News Release 1244 : Metro do Porto sem viabilidade financeira


Faro [Portugal], 18.11.2009, Semana 47, Quarta-feira, 19:06

Segundo informa a Transportes & Negócios, que com cortesia citamos, o Metro do Porto arrisca um cash-flow negativo de até 5,3 mil milhões de euros, até 2036, caso o actual modelo de financiamento não seja alterado.

A conclusão não será nova, mas ganha nova força com o estudo realizado por dois professores de Economia: o Metro do Porto não é financeiramente viável com o actual modelo.

O estudo foi realizado por Manuel Vilares, da Universidade Nova de Lisboa, e por Paulo Pinho, da Faculdade de Economia do Porto, por encomenda da Metro do Porto, à altura ainda liderada por Oliveira Marques.

As conclusões, a que o “DE” teve acesso, apontam para que, com o actual modelo de financiamento, a empresa do Metro do Porto acumule um cash-flow negativo de entre 3,6 e 5,3 mil milhões de euros, entre 1995 e 2036.


Luís Moreira



News Release 1243 : CP apoia o Comboio para Copenhaga


Faro [Portugal], 18.11.2009, Semana 47, Quarta-feira, 18:49

De 7 a 18 de Dezembro, decisores e líderes mundiais vão reunir-se em Copenhaga na Cimeira das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, oficialmente a United Nations Climate Change Conference ou COP15.

A União Internacional dos Caminhos-de-ferro (UIC) decidiu organizar uma viagem simbólica, de Quioto à capital dinamarquesa, baptizada “Comboio para Copenhaga”, com o objectivo de alertar para o comboio como meio de transporte mais amigo do ambiente.

No âmbito da iniciativa “Comboio para Copenhaga”, a UIC, juntamente com os seus membros e parceiros promoverá, também, o Climate Express.


No próximo dia 5 de Dezembro, mais de 400 ambientalistas, empresários, políticos e jornalistas viajarão juntos a bordo deste Comboio, entre Bruxelas e Copenhaga, numa viagem de 12 horas totalmente isenta de CO2. A viagem tem como principal objectivo chamar a atenção da opinião pública, dos decisores e dos líderes mundiais, que se irão reunir, na COP 15, para o papel fundamental do caminho-de-ferro no combate ao aquecimento global.

A CP e a REFER associaram-se a este evento. Conheça o conjunto de iniciativas a nível nacional que lhe mostram as vantagens ambientais do modo de transporte ferroviário.


Luís Moreira



News Release 1242 : Alstom vende Citadis para Marrocos


Faro [Portugal], 18.11.2009, Semana 47, Quarta-feira, 18:39

A Alstom acaba de ganhar um contrato de € 190 milhões para o fornecimento de 74 Citadis (Veículos Ferroviários Ligeiros) para a Transportes Casa, o operador de transporte público em Casablanca, que é a maior cidade de Marrocos, para o novo sistema LRT (Light Rail Transport) instalado na cidade. Além da construção, a Alstom vai fazer a manutenção da respectiva frota.


Luís Moreira



News Release 1241 : Incidente com Cimenteiro em Olhão


Faro [Portugal], 18.11.2009, Semana 47, Quarta-feira, 18:11

Uma avaria do comboio "cimenteiro" entre Loulé e V.R.S.A. pouco depois das dezoito horas de ontem, provocou a suspensão da circulação entre as estações da Fuzeta e de Olhão, sendo os passageiros transportados de autocarro entre as referidas. Foi ainda suprimido o comboio n.º 5731 (Faro a VRSA às 21:35). O socorro foi prestado pela 1462 vinda directamente do Poceirão, após o qual o último comboio (5733) já circulou directo a VRSA.


Hugo Rego