18 novembro 2009

News Release 1246 : 30 milhões numa estação que quase ninguém utiliza


Faro [Portugal], 18.11.2009, Semana 47, Quarta-feira, 19:37

O portal Portugal Diário, editou ontem a seguinte notícia, que com cortesia, reeditamos.

Em Castanheira do Ribatejo, perto de Vila Franca de Xira, um caso quase insólito. A REFER gastou 30 milhões de euros numa estação inaugurada em 2006, mas a adesão da população (10 mil habitantes) é manifestamente fraca.

Ainda assim, os luxos são vários mas como agora os tempos são de poupança e há que cortar nos gastos. Por exemplo, das várias escadas rolantes existentes na estação praticamente todas estão paradas, com o objectivo de poupar na electricidade.

Parece uma estação de uma grande metrópole mas na prática não é. Vários elevadores, escadas rolantes, acabamentos quase luxuosas, esperando pelo desenvolvimento da plataforma logística do Ribatejo, que vai nascer mesmo em frente. Três anos após a inauguração o tráfego continua muito abaixo do esperado.

Luís Cabral Silva, engenheiro e especialista em transportes, trabalhou durante 35 anos na CP e na REFER e não compreende os motivos que levaram a empresa pública a investir tanto dinheiro nesta estação. «É uma estação que me parece exagerada. Por maiores que sejam os planos e por muito boa que haja, não conseguem trazer as pessoas. É preciso existir mercado», afirma o engenheiro.

Ainda assim, depois dos 30 milhões de euros investidos a poupança chega agora doutra forma e, por exemplo, as várias escadas rolantes que se encontram na estação estão agora paradas. E a fraca adesão à estação trouxe também o problema da insegurança, principalmente no período da noite.

A TVI contactou a REFER no sentido de obter esclarecimentos mas tal não foi possível.


Luís Moreira



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.