25 julho 2007

News Release 633 : LA GRANDE VITESSE AU PORTUGAL




Porto [Portugal], 25.07.2007, Semana 30, Quarta-Feira, 19:52 - Já há algum tempo, que desejamos fazer referência ao projecto que fizemos no ínicio do ano passado, denominado LA GRANDE VITESSE AU PORTUGAL, que foi feito, não a pedido do MOPTC, mas sim, sendo uma iniciativa nossa, foi elaborado, tendo um destinatário claro, e esse destinatário é o Engº Mário Lino, que como os amigos leitores sabem, titula o MOPTC.

Embora pelo nosso nome legal, pudessemos por exemplo, concorrer a um concurso, que sendo desencadeado pelo mesmo MOPTC, fosse sobre esta matéria (TGV em Portugal), o mesmo já não acontece, pela via legal, debaixo da nossa denominação LUISFER. Portanto, sem cometer erros administrativos, fizemos esse projecto, e demos a conhecer o mesmo ao MOPTC, através de ofício em que, fazemos o respectivo anúncio e disponibilidade, para ser entregue ao destinatário, num certo contexto.

Acontece, que a LUISFER, perante tanta espera por uma resposta, entramos em contacto telefónico com o Gabinete do Senhor Ministro, em que pedimos nos respondessem, igualmente por ofício, se o documento tem interesse ou não, mas queremos ter uma resposta, que foi prometida, mas que até hoje ainda não chegou.

Fazemos esta referência, porque, o acrescento que foi colocado na Wikipédia, debaixo do nosso nome, LUISFER, foi colocado com o propósito de provocação, mas como estamos atentos, e não damos descanso a essa gente ordinária, que visa sempre provocar, é preciso dizer as palavras todas e sem receio, dizer que a verdade é esta que afirmamos e não o que lá consta.

Por outro lado, a Wikipédia é livre e respeitamos imenso esta página que não é nossa, ou melhor é nossa e de todos, que tem uma grande qualidade, que não vamos entrar em guerras, por causa disso, pelo que, por esta via, pedimos a quem escreveu uma mentira, que faça o favor de a corrigir, porque se não o fizer, corrigimos nós, porque quem ler, fica com uma imagem desfazada, daquilo que já fizemos e demos ao longo dos anos.

E dizemos mais, ao fazermos inserção de um pequeno artigo, na referida enciclopédia on-line, fizemos com respeito pela verdade e com cortesia por outros, agora não aceitamos que lá seja colocada informação errada, que visa, apenas, denegrir o nosso nome, isso não, porque não fazemos isso com os outros.

E dizemos mais ainda, agora sobre o projecto em causa, que também já o disponibilizamos e foi feita por ofício, argumentação idêntica para a CP e REFER, que também ainda não nos responderam pela via formal, se o mesmo documento, lhes tem interesse ou não, pelo que aguardamos há muitos meses, uma resposta por parte do MOPTC, da CP e da REFER, dizendo, sim tem interesse, ou não, não tem interesse. Fizemos aquele trabalho para ser conhecido por todos, através de quem de direito, claro, se assim o entender e entendemos que devia ser conhecido por todos, está o mesmo disponível, pelo que continuamos a aguardar uma resposta.

Aliás, desejamos no próximo dia 13 de Agosto em Campanhã, aquando da concentração dos amigos e fans da LUISFER, agradecer a presença de quem estiver, dirigindo-lhes algumas palavras de circunstância e é nossa intenção, fazermos referência a este assunto, pelo que na altura, as pessoas vão saber o que esperamos dizer sobre esta matéria.

Dando por fim, mais um exemplo da nossa seriedade, no mesmo projecto que fizemos, apelamos urgentemente ao MOPTC, que proceda à extinção imediata da RAVE, que é legítimo segundo o nosso pensamento, na visão que temos sobre a correcta concepção sobre o TGV em Portugal, mas nunca nos passou pela cabeça, nem nunca o fizemos, ofender os seus dirigentes ou hostilizar as pessoas, mas por exemplo, se for desencadeado, um processo de aceitamento do nosso trabalho, nunca será entregue por nós à RAVE, porque pura e simplesmente não aceitamos (com toda a legitimidade, e o que é diferente, de ser realizado como pensamos) a sua existência e isso mesmo é referido na argumentação, constante deste projecto que fizemos.

Terminamos, dizendo que sem ingenuidade, demos os passos correctos, sobre as diligências que tinhamos que tomar, mas aguardamos as respostas, que essas, em falta, não possibilitam a entrega deste nosso trabalho.

Luís Moreira

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A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
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Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
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News Release 632 : LUISFER NA WIKIPÉDIA




Porto [Portugal], 25.07.2007, Semana 30, Quarta-Feira, 04:17 - No sentido de nos darmos também a conhecer, aos muitos cibernautas que navegam na Wikipédia, procedemos à inserção dum pequeno artigo, sobre a própria LUISFER, na referida enciclopédia on-line.

Além da ligação à nossa LUISFER FOTOPIC, ao Blogue Oficial da LUISFER, assim como à página de Documentação e Informação Técnica Ferroviária da LUISFER, por cortesia, também inserimos ligações aos sites das associações e clubes amigos dos comboios do nosso país, que na web, também possuem uma página on-line.

O texto, que pode ser lido na língua de Camões, e que está já on-line na Wikipédia, é o seguinte:

LUISFER

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada portuguesa, sem personalidade jurídica, que tem como objecto, dedicar-se à realização de estudos, assim como tudo o que tem ver com comboios e a moderna exploração ferroviária, de modo especial em Portugal e num modo mais alargado, de toda a Europa, sendo a CP, RENFE e SNCF, aquelas que são mais particularmente estudadas e de maior preferência.

Foi fundada em 13 de Agosto de 1976, na cidade do Porto, Portugal e o seu mentor e fundador, é Luís Moreira.

Não sendo portanto uma pura associação ou clube de amigos dos comboios em Portugal, por desejo e vontade expressa do seu fundador, portanto singular, é no entanto, similar, e é a entidade do género, mais antiga em Portugal, aparecendo só depois, a APAC, o CEC, a AMF, a ADFER, a AMFP, a PTG Tours, entre outras.

Ver também

Página Oficial de Fotos da LUISFER
Blogue Oficial de Informação Ferroviária da LUISFER
Página de Documentação e Informação Técnica Ferroviária da LUISFER
ADFER
AMF
AMFP
APAC
CEC
PTG Tours

Luís Moreira

Nota: Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/LUISFER"

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News Release 631 : 10 ANOS DA REFER




Porto [Portugal], 25.07.2007, Semana 30, Quarta-Feira, 01:30 - Como os amigos leitores sabem, neste ano de 2007, um dos aniversários que mais se destaca, é o da REFER, pois comemora 10 anos de existência. Também é sabido, que a gestora de toda a rede ferroviária nacional, nasceu, através da liberalização que a UE provocou no sector ferroviário, em finais do século passado, ao obrigar a partição das redes ferroviárias então existentes. Não sendo a primeira a ser criada, foi entretanto uma das primeiras na Europa, e viu a sua existência legal, produzir efeitos através do Decreto-Lei 104/97, de 29 de Abril. Não obstante, o 10º aniversário da REFER ter acontecido há já alguns meses, não queremos deixar de editar esta News Release, a fim de marcarmos este acontecimento, que consideramos importante.



Indo mais ao pormenor, e para as pessoas menos ligadas a esta problemática, desejamos então dizer, que desde há 10 anos, que a REFER, passou a gerir tudo o que seja, linhas e ramais ferroviários, todas as Instalações Fixas, como no tempo da CP se dizia, e hoje, é mais líquido dizer-se infra-estrutura ferroviária, como túneis, pontes e viadutos, estações e passagens de nível, assim como a electrificação das vias férreas, entre outras competências que a REFER, também exerce. Uma dessas competências, é a elaboração anual do Directório da Rede, que editado no ano precedente, fornece todos os principais indicadores da rede ferroviária portuguesa, aos respectivos interessados, no ano seguinte.

A LUISFER considera e conhece muito do pessoal da REFER, desde quadros até ao pessoal das estações, pois muitos deles também nos conhecem também há já muitos anos, muitos deles, desde os tempos em que eram efectivo na então CP Caminhos de Ferro Portugueses, hoje, Comboios de Portugal.

A nível da sua história, a REFER, já foi dirigida por 4 Presidentes, que sendo propostos, nomeados e dada a posse, pelo MOPTC, de que dependem, foram então os seguintes:

1º - Dr. Manuel Frasquilho - Fica na história como o primeiro Presidente da Empresa, e coube-lhe fazer a difícil transição com a CP, de que a REFER, herdou todo o seu património, a nível das Instalações Fixas, e portanto, esteve no cargo, um pouco mais de 3 anos, ou seja, em rigor, desde 29 de Abril de 1997 e até 1 de Setembro de 2000.

2º - Engº Francisco Cardoso dos Reis - O actual Presidente da CP e seu antigo quadro, foi o segundo Presidente da REFER e esteve no cargo, entre 1 de Setembro de 2000 e 11 de Outubro de 2002, ou seja, um pouco mais que 2 anos.

3º - O terceiro Presidente, também esteve no cargo de Presidente da REFER, cerca de 3 anos, e foi ele o Dr. José Braancamp Sobral, que também já anos antes, tinha sido quadro da CP, e desempenhou o seu mandato, entre 11 de Outubro de 2002 e 27 de Outubro de 2005. Pode-se dizer, que quando terminou o mandato do Engº Sobral, na REFER, já estava completa a consolidação dos seus serviços e respectiva estrutura, que durou vários anos, até entrar num ritmo contínuo de exploração, e implementação verdadeiramente organizada.

Por fim, o quarto e actual Presidente da REFER, é o Engº Luís Sousa Pardal, que desde 27 de Outubro de 2005, portanto quase há 2 anos, comanda toda a máquina da REFER, que é associada da UIC (como é a CP, há muitos, muitos anos) e também filiada de origem da EIM, que é o mesmo que uma "UIC" menor, mas com vocação só para as gestoras das infra-estruturas e companheira de filiação da ADIF (espanhola) da RFF (francesa), etc., etc..



Sendo uma das máximas que a REFER, repete muitas vezes, todos esperamos, que a mesma REFER, consiga dar ao país, as melhores "Vias para o futuro", desejando também a LUISFER, manifestar os seus parabéns à REFER, pelo seu 10º aniversário, que ocorreu então no passado dia 29 de Abril, data da sua constituição, através de diploma legal.

Luís Moreira

Nota: Pelo logo dos 10 anos e foto, agradecimento especial à REFER.

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Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
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