20 junho 2009

News Release 829 : FICHA LUISFER DAS AUTOMOTORAS DIESEL DA SÉRIE 9600 DA CP (9ª ficha)



Olhão [Portugal], 20.06.2009, Semana 25, Sábado, 22:03 - Nesta News Release, edita o Departamento de Estudos da LUISFER, uma Ficha do Material Circulante da CP, relativa às Automotoras Diesel da série 9600, com o propósito de serem colecionáveis (fazer download) por parte dos nossos amigos leitores.



Em próximas News Releases, editaremos outras fichas, representativas do parque de Material Circulante da CP.

As fichas referentes a esta colecção e já editadas neste blog, estão nas seguintes News Releases:

• Ficha 001 na NR 786 - CP LD 1400
• Ficha 002 na NR 790 - CP AE UTE 2200
• Ficha 003 na NR 793 - CP LE 4700
• Ficha 004 na NR 797 - CP CF 22-40 000
• Ficha 005 na NR 801 - CP VG 694 0 000 Facs
• Ficha 006 na NR 805 - CP LE 2550
• Ficha 007 na NR 813 - CP VG 356 0 000 Rgs
• Ficha 008 na NR 821 - CP LD 1930
• Ficha 009 na NR 829 - CP AD 9600

Luís Moreira



««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto/Olhão, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

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News Release 828 : 2 ANOS DA LGV EST



Olhão [Portugal], 20.06.2009, Semana 25, Sábado, 19:06 - Fez há dias atrás, mais rigorosamente no passado dia 10 deste mês, 2 anos, que a RFF Réseau Ferré de France (congénere da nossa REFER), abriu à exploração comercial, o troço correspondente à 1ª fase, da sua LN 6 (Ligne Nouvelle), que como os nossos amigos leitores sabem, é conhecida de modo oficial como LGV Ligne à Grande Vitesse Est Européenne, e lança o TGV desde Paris, por toda a zona Este de França, a última que faltava ser servida pelo TGV.

De forma complementar, lembramos que foi nesta linha, que foi estabelecido o actual recorde do mundo de velocidade ferroviária pura, com 574,8 km/h, feito em 3 de Abril do mesmo ano de 2007. Também sabem os nossos amigos leitores, que não é nenhuma novidade, dizermos que o êxito da exploração desta linha é absoluto (12 milhões de pax, em 2008), com a pulverização dos tempos de viagem, a baixarem de modo considerável, seja para Metz, Strasbourg, Mulhouse, assim como destinos na Alemanha e Suiça entre outros.

Gostariamos de dizer também, que a exemplo das outras linhas construídas em França, não há invenções nem atitudes inexplicáveis como infelizmente no nosso país estão a acontecer, senão veja-se:

- Linha Projectada pela RFF (se fosse cá, seria RAVE (absurdo)), construída por vários consórcios, que fizeram só isso e saiem de cena (se fosse cá, construíam e depois exploravam, numa parceria de fio de arame a 200 metros de altura).

- De onde vieram as verbas, vieram do Governo francês (correcto em França, se fosse cá, do Governo português através do seu OE anual, igualmente correcto), regiões francesas (Île-de-France, Champagne-Ardenne, Lorraine e Alsace) servidas pela LGV (correcto em França, mas cá em Portugal não temos regionalização), União Europeia (correcto em França, e também para o nosso país, está prevista uma verba, que vai diminuindo, pois outros países estão a avançar), Luxemburgo (correcto igualmente, pois também o Grão-Ducado é servido), RFF (correcto, o mesmo que estado francês) e a SNCF também deu uma contribuição e a linha não é sua, mas sim da RFF.

Conclusão, correctamente em Portugal, seriam as verbas do Estado Português (através do seu Orçamento do Estado, de modo anual) mais as verbas dos fundos europeus para estes tipos de projecto e só isto. Mas não, cá em Portugal, queremos inventar e prosseguir pela asneira, com o Estado a investir pouco, mais os dinheiros europeus e por fim, os dinheiros dos privados, que numa luta sem quartel, se aconchegam e acertam agulhas, para ficarem com a construção e posterior concessão. Em França, pensa-se, projecta-se e há obra feita (6 linhas TGV), mas em Portugal, não há obra feita, existe discussão a mais e ideias que outros não seguiram. Enfin, c'est le pauvre Portugal "moderne".

Luís Moreira



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News Release 827 : A CONCORDÂNCIA NORTE DO SETIL



Olhão [Portugal], 20.06.2009, Semana 25, Sábado, 14:56 - Continuando a descrever neste nosso blog, os principais nós e entroncamentos da nossa rede ferroviária, iremos nesta NR, apresentar a Concordância Norte do Setil, situada em pleno Ribatejo e para nós, uma das mais importantes do país ferroviário. Aliás, aproveitamos esta ocasião para tecermos uma pequena crítica construtiva, no sentido de que pensamos que a Concordância e as suas 2 bifurcações, deviam ter uma designação diferente daquela que acontece hoje em dia e que é:

- Concordância Norte do Setil: Devia ser só Concordância do Setil, a palavra Norte não faz sentido, seja em relação à Linha do Norte (não é necessário), ou relativo a uma possível existência de uma Concordância Sul do Setil, que não existe;
- Bifurcação Norte do Setil: Devia ser ao contrário, ou seja, Bifurcação Setil Norte;
- Bifurcação do Setil - Vendas Novas: Devia ser, Bifurcação Setil VN.

Argumentando então sobre esta Concordância Norte do Setil, podemos dizer que tem de extensão 1 km, é em via única 1 x 1668mm e está electrificada a 25Kv 50Hz ac e tem como função, permitir o enlace directo de comboios entre a Linha do Norte (além Setil) e a Linha de Vendas Novas (sentido Sul), salvando assim a estação do Setil, das respectivas manobras de inversão, ou o inverso, portanto, enlace directo entre as Linhas de Vendas e Norte, sem ter que ir à estação do Setil, como se pode verificar no mapa esquemático abaixo.



Como se pode verificar também na foto de satélite abaixo, podemos perceber que a Concordância Norte do Setil (a) tem o seu início na Bifurcação Norte do Setil (b) e termina na Bifurcação de Setil - Vendas Novas (c) e como se pode verificar também, a Linha do Norte (e) e a Linha de Vendas Novas (f) confluem na estação do Setil (d).



Esta Concordância tem bastante movimento, pois a maior parte dele, provém do tráfego de mercadorias, como por exemplo os carvoeiros que desde o Porto de Sines vão até à Central do Pego, por aqui transitam, evitando mais uma vez a estação do Setil. Outro exemplo que podemos dar, era o do comboio Azul (de pax), que vindo do Porto e se destinando a Faro, por esta concordância circulava, até ser extinto há poucos anos, como todos sabem.

Fizemos referência que esta Concordância é muito importante, e de facto é, pois permite a ligação directa entre as linhas que constituem as antigas Regiões Norte e Centro à Região Sul (da CP), evitando assim Lisboa, que nessa mesma altura, não tinha ligação ferroviária entre as duas margens (ligação para pax, por via fluvial entre o Terreiro do Paço e o Barreiro), ao contrário do que hoje acontece, via Ponte 25 de Abril, que mesmo assim, não desvalorizou a estratégica Concordância Norte do Setil.

Créditos: Pela foto de satélite, agradecimento à Google / For satelite photo, thanks to Google.

Luís Moreira



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