20 junho 2009

News Release 827 : A CONCORDÂNCIA NORTE DO SETIL



Olhão [Portugal], 20.06.2009, Semana 25, Sábado, 14:56 - Continuando a descrever neste nosso blog, os principais nós e entroncamentos da nossa rede ferroviária, iremos nesta NR, apresentar a Concordância Norte do Setil, situada em pleno Ribatejo e para nós, uma das mais importantes do país ferroviário. Aliás, aproveitamos esta ocasião para tecermos uma pequena crítica construtiva, no sentido de que pensamos que a Concordância e as suas 2 bifurcações, deviam ter uma designação diferente daquela que acontece hoje em dia e que é:

- Concordância Norte do Setil: Devia ser só Concordância do Setil, a palavra Norte não faz sentido, seja em relação à Linha do Norte (não é necessário), ou relativo a uma possível existência de uma Concordância Sul do Setil, que não existe;
- Bifurcação Norte do Setil: Devia ser ao contrário, ou seja, Bifurcação Setil Norte;
- Bifurcação do Setil - Vendas Novas: Devia ser, Bifurcação Setil VN.

Argumentando então sobre esta Concordância Norte do Setil, podemos dizer que tem de extensão 1 km, é em via única 1 x 1668mm e está electrificada a 25Kv 50Hz ac e tem como função, permitir o enlace directo de comboios entre a Linha do Norte (além Setil) e a Linha de Vendas Novas (sentido Sul), salvando assim a estação do Setil, das respectivas manobras de inversão, ou o inverso, portanto, enlace directo entre as Linhas de Vendas e Norte, sem ter que ir à estação do Setil, como se pode verificar no mapa esquemático abaixo.



Como se pode verificar também na foto de satélite abaixo, podemos perceber que a Concordância Norte do Setil (a) tem o seu início na Bifurcação Norte do Setil (b) e termina na Bifurcação de Setil - Vendas Novas (c) e como se pode verificar também, a Linha do Norte (e) e a Linha de Vendas Novas (f) confluem na estação do Setil (d).



Esta Concordância tem bastante movimento, pois a maior parte dele, provém do tráfego de mercadorias, como por exemplo os carvoeiros que desde o Porto de Sines vão até à Central do Pego, por aqui transitam, evitando mais uma vez a estação do Setil. Outro exemplo que podemos dar, era o do comboio Azul (de pax), que vindo do Porto e se destinando a Faro, por esta concordância circulava, até ser extinto há poucos anos, como todos sabem.

Fizemos referência que esta Concordância é muito importante, e de facto é, pois permite a ligação directa entre as linhas que constituem as antigas Regiões Norte e Centro à Região Sul (da CP), evitando assim Lisboa, que nessa mesma altura, não tinha ligação ferroviária entre as duas margens (ligação para pax, por via fluvial entre o Terreiro do Paço e o Barreiro), ao contrário do que hoje acontece, via Ponte 25 de Abril, que mesmo assim, não desvalorizou a estratégica Concordância Norte do Setil.

Créditos: Pela foto de satélite, agradecimento à Google / For satelite photo, thanks to Google.

Luís Moreira



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