01 março 2010

News Release 1622 : CP Linha de Aveiro - Transbordos


Faro [Portugal], 01.03.2010, Semana 10, Segunda-feira, 17:49

Recebemos nos nossos serviços, o seguinte aviso por parte da CP, que transcrevemos na integra.

A CP informa que na sequência das obras em curso, da responsabilidade da REFER, haverá uma intervenção entre Esmoriz e Ovar, originando transbordo rodoviário de substituição no serviço urbano.

Nos dias 7, 14, 21, 28 de Março e 4 de Abril será substituído por serviço rodoviário:

• O Comboio 15763/2 com partida de Porto S.Bento às 00:50 e chegada a Aveiro às 02:04, no percurso entre Esmoriz e Ovar.

• O Comboio 15601/0 com partida de Aveiro às 04:43 e chegada a Porto S. Bento às 06:00, no percurso entre Ovar e Esmoriz.





Luís Moreira


News Release 1621 : O TGV em Portugal (9º Episódio)


Faro [Portugal], 01.03.2010, Semana 10, Segunda-feira, 17:33

Informamos os amigos leitores, que o próximo episódio (9º) de O TGV EM PORTUGAL que estamos a emitir aqui na LUISFER TV, será editado nesta semana e terá como motivo principal, o traçado do TGV em Portugal e as consequentes relações futuras em serviço nacional e internacional.


Luís Moreira


News Release 1620 : Chopin 200 anos


Faro [Portugal], 01.03.2010, Semana 10, Segunda-feira, 17:17

200 anos não são uma data qualquer, por isso, porque importante e porque também ligado ao mundo ferroviário - em jeito de homenagem-, faz hoje 200 anos, que nasceu um dos maiores génios da música.



Referimo-nos ao polaco Fryderyk Franciszek Chopin, que na tal ligação ferroviária, o seu nome consta dum comboio nocturno prestigioso classificado como EuroNight e que todos os dias liga Warszawa a Wien.


Luís Moreira


News Release 1619 : Alstom assegura contrato com a HLB


Faro [Portugal], 01.03.2010, Semana 10, Segunda-feira, 16:50

A multinacional francesa Alstom, acaba de anunciar que firmou contrato com o operador privado alemão HLB, um concorrente da DB Deustche Bahn, no valor de € 65 milhões, para o fornecimento de 23 novas Automotoras Diesel Duplas do modelo Coradia Lint, que como se sabe é uma das ofertas da Alstom para o segmento dos comboios regionais.

Este novo material circulante, que será fabricado na unidade de Salzgitter que a Alstom possui na Alemanha e irá juntar-se às outras 60 unidades do mesmo modelo, que já operam e fazem parte do parque da HLB.



Luís Moreira


News Release 1618 : TGV vai retirar 1925 pessoas por dia da A1


Faro [Portugal], 01.03.2010, Semana 10, segunda-feira, 16:30

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante e com autoria da jornalista Carla Sofia Luz.

A entrada em funcionamento da linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa, prevista para 2015, deverá retirar 1925 pessoas por dia da A1 entre Gaia e Aveiro. As estimativas apontam para a transferência de mais de 702 mil pessoas por ano para a alta velocidade.

O previsível descongestionamento dos principais acessos rodoviários na região é encarado como um dos factores positivos directos do TGV na declaração de impacte ambiental favorável condicionada, atribuída pela secretária de Estado do Ambiente em Janeiro deste ano, ao traçado entre Gaia e Aveiro. Com 70 quilómetros de extensão, o troço percorre nove municípios desde a ponte de S. João (que aproxima o Porto de Gaia) até à freguesia de Oiã, em Oliveira do Bairro.

A diminuição do tempo de viagem (de três para uma hora e 15 minutos) entre Porto e Lisboa será um dos maiores trunfos da alta velocidade para conquistar passageiros à rede viária, ao avião e, também, à ferrovia "convencional", nomeadamente ao Alfa Pendular. No documento, cita-se outro estudo, realizado em 2005, para concluir que a opção pelo TGV em detrimento do automóvel deverá resultar numa "redução de 50% a 60% dos níveis de sinistralidade", incluindo o número de acidentes, de vítimas mortais e de feridos graves e ligeiros. Às "ligações ferroviárias convencionais de longo curso", a linha entre Porto e Lisboa poderá roubar 1,5 milhões de passageiros por ano, como pode ler-se no anexo à declaração de impacte ambiental favorável, com validade até 19 de Janeiro de 2012.

Estação muda para Estarreja

Esta situação permitirá que a Linha do Norte "tenha maior capacidade de resposta, quer para o tráfego de mercadorias quer para passageiros de curta distância", aumentando a qualidade de serviço prestado, refere-se ainda. Serão necessários três anos para a construção da linha de alta velocidade entre o Porto e Lisboa.

No troço entre Gaia e Aveiro, projecta-se a construção de apenas uma estação no distrito de Aveiro. Como o traçado escolhido pelas autoridades ambientais é ligeiramente diferente daquele que os consultores da COBA, autora do estudo de impacte ambiental, consideravam mais favorável, a estação do TGV já não ficará no concelho de Albergaria- -a-Velha, mas em Estarreja. Ainda assim, a nova localização não dista muito da vila de Sobreiro nem do nó rodoviário da A1 com a A25.

Embora a generalidade das câmaras preferisse o trajecto seleccionado pela COBA para o troço da linha (trecho 1) mais próximo da cidade de Aveiro, constatou-se, na consulta pública onde entraram 77 exposições, que as juntas de freguesia e a população (três abaixo-assinados) estavam contra a solução. Os moradores reivindicaram alterações ao projecto ou a passagem em túnel.

Crê-se que 83% dos futuros utentes da estação do TGV em Aveiro serão do próprio distrito. Cerca de 13% dos utentes virão da região de Entre Douro e Vouga, servida pela A1 e pelo IC2, enquanto 4% deslocar-se-ão da zona de Dão-Lafões.



Paulo Almeida


News Release 1617 : Seguro de Saúde REFER


Faro [Portugal], 01.03.2010, Semana 10, Segunda-feira, 16:23

O site do SINFA Sindicato Nacional de Ferroviários e Afins, colocou a disposição dos seus associados, especialmente aqueles que desempenham a sua função na REFER, a possibilidade de melhor se informarem das condições gerais do acordo efectuado entre a REFER e a seguradora Generali, através da corretora AVS Seguros.



Os interessados, podem procurar a dita informação aqui.


Luís Moreira


News Release 1616 : Rivais do Eurostar querem Londres


Faro [Portugal], 01.03.2010, Semana 10, Segunda-feira, 15:56

Segundo informa a Transportes & Negócios, e citando com cortesia, os comboios europeus de Alta Velocidade, incluindo o germânico Ice, poderão em breve chegar a Londres, assim as autoridades redefinam as regras de segurança para circular no túnel da Mancha e os operadores procedam às alterações necessárias nos seus comboios.

Num extenso artigo a propósito, o “FT” lembra que a infra-estrutura da ligação “High Speed One”, entre Londres e o túnel da Mancha, já tem as pontes mais altas e os túneis mais amplos dos caminhos de ferro continentais, mas que as normas de segurança do túnel só permitem a travessia de composições de carga a partir do continente.

A Comissão Inter-Governamental do túnel da Mancha começou a examinar o regime de segurança da travessia no ano passado, precisamente para preparar o caminho para os requisitos europeus da liberalização do tráfego internacional de passageiros, desde 1 de Janeiro deste ano.

Mas também os comboios que realizarem o serviço terão de sofrer algumas modificações. Desde logo para cumprirem com o comprimento mínimo fixado para as composições que atravessam a Mancha, e que é de 400 metros. A maioria dos comboios de Alta Velocidade tem 200 metros de comprimento.



A explicação para o mínimo de 400 metros de comprimento reside no facto de as saídas de emergência dos túneis principais para o túnel de serviço estarem situadas a espaços de 375 metros. Numa situação de emergência, por exemplo num incêndio, um comboio de medidas standard poderia ficar parado entre duas portas de emergência, obrigando os passageiros a percorrerem a pé parte do túnel.

Mas não só. De acordo com as normas actuais, os comboios de passageiros que circulem no túnel têm também de dispor da capacidade de se dividirem em dois, seguindo cada metade num sentido oposto, em caso de emergência. Esta regra deverá, todavia, ser abandonada no futuro próximo. Até porque este mecanismo não foi utilizado em 15 anos de funcionamento do túnel.

O Eurostar é actualmente o único operador de transporte ferroviário de passageiros que preenche todos os critérios do actual regime de segurança do túnel. Os comboios são propriedade da francesa SNCF, da London & Continental Railways, do Reino Unido, e da SNCB da Bélgica.

Os comboios que mais facilmente poderão adaptar-se às regras do comprimento serão aqueles com motores localizados sob o piso. O ICE3 da Deutsche Bahn e o novo AGV da Alstom Transport são dois exemplos. A Siemens, fabricante do ICE3, anunciou estar a trabalhar numa versão de 400 metros do mesmo modelo para a China. Já a francesa Alstom comfirmou que também tem estado em conversações com a IGC.

A London & Continental sugeriu anteriormente que o Eurostar poderia trocar os seus comboios por AGV.

As novas composições terão ainda de ser adaptadas para “lerem” os sistemas de sinalização no túnel e nas linhas de alta velocidade para Londres. E haverá ainda que lidar com os procedimentos de imigração do Reino Unido. Ao “Finantial Times” fontes ligadas ao processo revelaram haver negociações sobre a introdução de controlos nos comboios e não nas estações.

Uma pesquisa de mercado avançada por Rüdiger Grube, executivo da Deutsche Bahn, operador estatal alemão que opera os comboios ICE, classifica a rota Colónia-Bruxelas-Londres como "muito atraente". Um milhão de passageiros alemães poderia utilizar anualmente aquela ligação, acrescentou.


Luís Moreira


News Release 1615 : Anúncio de Procedimento nº 682/2010 (REFER)


Faro [Portugal], 01.03.2010, Semana 10, Segunda-feira, 15:45

Informamos os nossos amigos leitores, de que, a REFER, fez publicar no Diário da República, II Série, nº 41, de hoje, 1 de Março de 2010, um anúncio de procedimento com o nº 682/2010 e que observa assim:

- OBJECTO DO CONTRATO

Designação do contrato: Linha do Norte -Apeadeiro de Canelas -Pk 282,310 a 284,014- Substituição de travessas de betão fissuradas e regularização do traçado.

Descrição sucinta do objecto do contrato: Trabalhos de substituição de travessas de betão monobloco que se encontram fisuradas , e regularização do traçado de via na Linha do Norte -Apeadeiro de Canelas - Pk 282,310 a 284,014

Tipo de Contrato: Empreitada de Obras Públicas

Valor do preço base do procedimento: 614.747,00 EUR


- LOCAL DA EXECUÇÃO DO CONTRATO

Linha do Norte - Apeadeiro de Canelas - Pk 282,310 a 284,014
País: PORTUGAL
Distrito: Aveiro
Concelho: Estarreja
Código NUTS: PT116

- PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO

Empreitadas de obras públicas
Prazo contratual de 120 dias contados nos termos do disposto no nº 1 do artigo 362º do CCP

- IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DO ANÚNCIO

Nome: Luís Filipe Pardal
Cargo: Presidente do Conselho de Administração


Luís Moreira


News Release 1614 : TGV Porto/Vigo sem consensos


Faro [Portugal], 01.03.2010, Semana 10, segunda-feira, 15:38

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante e com autoria da jornalista Virgínia Alves.

Primeiro foi a derrapagem nos prazos - o eixo Porto/Vigo do TGV só estará pronto em 2015 e não em 2013 -, depois os custos acrescidos em 200 milhões se for construída em linha mista, como estava previsto inicialmente, obrigando a pensar numa alternativa.

A verdade é que ainda não se sabe como será o eixo Porto/Vigo em alta velocidade: se servirá o aeroporto, se terá estação em Braga e mesmo a nova data prevista, anunciada pelo ministro espanhol do Fomento, numa visita a Portugal em Novembro.

Quanto a se será mista ou não, também fica a dúvida, com o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, a dizer no início de Fevereiro que se fosse mista custaria mais 200 milhões de euros, e que a RAVEA-Rede Ferroviária de Alta Velocidade, SA estava a estudar outro tipo de ligação, recordando que passam "dois a três comboios por semana" entre o Norte e a Galiza.

Procura explicada em parte pelo estudo de viabilidade técnica, económica e ambiental, de 2004, onde se lê que "a futura ligação ferroviária de alta velocidade terá um importante impacto nas regiões da Galiza e do Norte de Portugal, que actualmente apresentam baixos níveis de acessibilidade no contexto da Península Ibérica".

Diferentes perspectivas

Se as incertezas por parte de quem decide persistem, muitos têm ideias formadas quanto à viabilidade e necessidade da linha Porto/Vigo.

Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, não entende tantas hesitações, afirmando: "Não posso cair no truque dos cálculos de avaliação financeira. Disse sempre que a fazer a linha ou se faz bem feita ou não se faz. O que agora estão a projectar é apenas para criar espaço para um futuro aeroporto na Galiza e não potenciar as capacidade do porto de Leixões".

O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, aponta na mesma direcção, lembrando que sem essa ligação, inclusive para mercadorias, "o Norte perde preponderância no Noroeste da Península".

Defendendo igualmente a ligação ao aeroporto Francisco Sá Carneiro e ao porto de Leixões, a ideia sustentada por António Marques, presidente da União das Associações Empresariais da Região Norte, passa por ter "uma linha em bitola europeia que faça essa ligação para toda a Europa", ficando o "dia para passageiros e a noite para mercadorias".

Carlos Lage, presidente da Comisão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, explica a inexistência de procura na actual linha ferroviária: "É arcaica, não é uma linha aceitável". Nesse sentido, defende "uma ligação competente ao Norte da Península" e, caso não seja possível tecnicamente fazer uma linha mista, "então tem que se encontrar uma solução que garanta em absoluto a entrega em tempo razoável".

Por outro lado, há quem defenda uma ligação apenas para passageiros, como Carla Fernandes, da Associação Portuguesa de Operadores Logísticos, que aponta as distâncias como um valor técnico, sendo "500 quilómetros a distância média para o transporte ferroviário", dizendo que "era importante perceber se não se ganhava com a exportação dos produtos do Norte a partir do Sul e seguir via Madrid".

Dois professores de Transportes - do Técnico de Lisboa, José Manuel Viegas, e Álvaro Costa, da FEUP - são desfavoráveis a uma linha mista. O primeiro pergunta mesmo se vale a pena o investimento para uma procura tão pequena, "e sem ganhos de velocidade". Já o segundo recorda que as "linhas mistas existentes têm apenas a utilização de passageiros, porque a manutenção é muito mais cara". Nesse sentido, questionam todos os traçados de alta velocidade em linha mista.



Paulo Almeida


News Release 1613 : Horário do Talgo Surex (Sud Express)


Faro [Portugal], 01.03.2010, Semana 10, segunda-feira, 15:28

Conforme fizemos referência na nossa News Release 1581, efectiva-se a partir do dia de hoje, uma mudança na composição do Sud Express, que deixa de ser composto por material convencional a nível de carruagens (CP/RENFE), passando então a ser composto integralmente por material Talgo (pertença da RENFE mas alugado à CP), mais rigorosamente o Talgo da série IV, ou seja, o mesmo material circulante que assegura o Lusitânia Lisboa-Madrid há já vários anos.

Em favor dos interessados, editamos o horário do Sud, já devidamente actualizado aqui.


Luís Moreira


News Release 1612 : Bilheteira online da CP cresceu 33% em 2009


Faro [Portugal], 01.03.2010, Semana 10, segunda-feira, 15:17

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal Jornal de Negócios, publicada no passado dia 26 de Fevereiro na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante e com autoria da jornalista Alexandra Noronha.

A bilheteira online da CP cresceu 33% em 2009, face ao período homólogo, segundo adiantou a empresa em comunicado. “Durante o ano de 2009, foram adquiridas cerca de 400 mil viagens de comboio através deste sistema, mais 100 mil do que em 2008. No momento actual este canal de venda representa já mais de 10% das vendas de viagens de Longo Curso da CP”, diz a empresa.

O acesso à bilheteira online é feito através da página da CP em www.cp.pt, numa área reservada, designada myCP, onde “estão inscritas 306 mil pessoas e, dessas, 78.500 efectuaram o registo durante o ano de 2009”, adianta a transportadora.

O serviço disponibiliza bilhetes para o Alfa Pendular e para o Intercidades, sendo que é possível combinar estes serviços com o aluguer de automóveis (Avis) e fazer a pré-reserva de refeições a bordo. Além disso, a empresa está também a vender online produtos de turismo.

Os bilhetes podem ser “adquiridos com uma antecedência máxima de 30 dias e no mínimo até 60 minutos antes da hora de partida do comboio na estação de origem do serviço e as revalidações e reembolsos também estão disponíveis on-line até 30 minutos antes da hora de partida na estação de origem do comboio”, explica a empresa.



Paulo Almeida