30 abril 2010

News Release 1959 : Refer acumula prejuízos mas aumenta salários dos gestores


Faro [Portugal], 30.04.2010, Semana 18, Sexta-feira, 18:41

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Diário Económico, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e da autoria de Nuno Miguel Silva.

A Refer acumulou prejuízos de mais 112,8 milhões de euros, agravando a sua situação financeira, ao fechar o ano passado com capitais próprios negativos em 1.268 milhões de euros.

A situação não impediu, contudo, que os cinco administradores da empresa pública beneficiassem de aumento de 13% nas suas remunerações salariais em 2009.

No ano passado, os cinco administradores da Refer ganharam 461 mil euros em conjunto, cerca de 13% acima do que tinham auferido em 2008, ou seja, 408 mil euros. Luís Pardal, presidente do conselho de administração da Refer, recebeu mais 10 mil euros que no ano precedente - o ordenado do líder da Refer passou de 91 mil para 101 mil euros.

No entanto, a empresa continua no vermelho. Os resultados operacionais foram negativos em 102,1 milhões de euros, um pior desempenho que em 2008, em que tinham sido negativos em 94,5 milhões de euros.

Os resultados financeiros melhoraram, mas continuaram negativos. Passaram de 867 milhões de euros negativos para 10,5 milhões de euros negativos no ano passado. Isso reflectiu-se nos resultados líquidos da Refer, que passaram de 181,5 milhões de euros negativos para 112,8 milhões de euros de prejuízos.

A Refer investiu o ano passado 364,56 milhões de euros, menos de metade do que estava inicialmente orçamentado, 564,3 milhões de euros.



Luís Moreira


News Release 1958 : Linha do Norte - Alterações de Serviço (1 e 2 Maio)


Faro [Portugal], 30.04.2010, Semana 18, Sexta-feira, 13:54

Recebemos a seguinte informação, por parte da CP, que transcrevemos de imediato:

A CP informa que, em consequência de trabalhos de modernização da Linha do Norte, a cargo da REFER, será necessária a seguinte alteração ao serviço regional:




Luís Moreira


News Release 1957 : Operação FC Porto - SL Benfica


Faro [Portugal], 30.04.2010, Semana 18, Sexta-feira, 13:39

Recebemos a seguinte informação, por parte da MP Metro do Porto, que transcrevemos de imediato:

O campeonato nacional está a chegar ao fim e aproximam-se os jogos de todas as decisões. Este domingo, às 20h15, o FC Porto recebe o Benfica, num jogo que promete ser o centro das atenções. O Metro do Porto preparou uma operação especial para garantir que os adeptos possam ir ao jogo com conforto, rapidez e segurança.



A operação especial começa às 18h00, momento a partir do qual as linhas que se dirigem para o Estádio do Dragão são reforçadas com composições duplas. Até à hora do jogo há um reforço progressivo, que irá permitir um forte aumento da capacidade de oferta normal de um domingo.

Na primeira hora após o fim do jogo, do Estádio do Dragão saem veículos duplos com a frequência de 3 minutos. Pretende-se que os clientes consigam regressar a casa com a máxima comodidade e rapidez. Como este se trata de um jogo de alto risco, o Metro do Porto vai estar coordenado com as forças policiais e o efectivo de segurança na estação estará reforçado.

O Metro do Porto recomenda a todos os clientes a compra ou o carregamento antecipado dos títulos de viagem (ida e volta) e a sua correcta validação.

Mais informação sobre o FC Porto.


Luís Moreira


News Release 1956 : Linha do Sul - Alterações de Serviço (1 e 2 de Maio)


Faro [Portugal], 30.04.2010, Semana 18, Sexta-feira, 12:53

Recebemos o seguinte aviso, por parte da CP, que transcrevemos de imediato:

A CP informa que, por motivo de trabalhos de modernização da Linha do Sul, da responsabilidade da REFER, a realizar nos dias 1 e 2 de Maio de 2010 (Sábado e Domingo), haverá que proceder às seguintes alterações:

Serviços Alfa Pendular e Intercidades
Serviço Regional


Luís Moreira


News Release 1955 : Metro em Movimento de Dança


Faro [Portugal], 30.04.2010, Semana 18, Sexta-feira, 12:47

O Metro do Porto associa-se ao Centro de Formação Cultural Acaro/Contagiarte para celebrar o Dia Mundial da Dança, 29 de Abril. Hoje, pelas 19 horas, a Estação de Metro da Trindade será o palco de um flash mob, numa iniciativa que pretende sensibilizar as pessoas para esta forma de expressão corporal, no seu dia mundial.

Durante alguns minutos, os clientes do Metro poderão observar cerca de uma centena de alunos das oficinas de dança da Acaro/Contagiarte a interpretarem uma coreografia conjunta, englobando diferentes tipos de danças: africanas, orientais, europeias, latinas, afro-contemporâneas, flamenco, percussão e capoeira.



O conceito de flash mob tem ganho adeptos um pouco por todo o mundo. Trata-se de uma aglomeração repentina de pessoas, que se juntam para cumprir um determinado objectivo. Tão depressa como surge, desaparece, como se nada tivesse acontecido, marcando as pessoas pelo efeito coordenado de várias pessoas que, à vista desarmada, parecem aparecer do nada.

A popularidade deste fenómeno estende-se à Internet e às redes sociais: os vídeos de algumas flash mobs ficaram famosos no Youtube, acumulando milhões de visualizações e partilhas em redes sociais. Um dos mais famosos é uma acção da T-Mobile, na Liverpool Street Station, que acumula quase 20 milhões de visualizações. Em Portugal, o Aeroporto de Lisboa foi o local de um flash mob que já foi visto mais de 1,5 milhões de vezes no Youtube. Este conceito conquistou também a apresentadora mais famosa do mundo, Oprah Winfrey, que conseguiu realizar num dos seus programas o maior flash mob do mundo até ao momento, que se estima ter juntado mais de 20 mil pessoas.


Luís Moreira