03 junho 2010

News Release 2158 : Relativa à News Release 2132 (Última Hora)


Faro [Portugal], 03.06.2010, Semana 23, quinta-feira, 18:00

Na passada sexta-feira, editamos a News Release 2132 que tinha o seguinte argumento:

Pedimos a atenção de todos os nossos amigos leitores, para o facto de editarmos a qualquer momento neste nosso blogue, uma mensagem que queremos dar conhecimento a todos os nossos leitores, que na vez de ser escrita em forma de News Release, será apresentada em formato vídeo e proveniente do nosso canal LUISFERTV. Pelo acolhimento e espectativa que queiram dar, agradecemos desde já.

Sendo assim e dando cumprimento ao que é referido, está já editado na nossa LUISFERTV o vídeo LUISFER 095 que, mesmo com alguns cortes que fizemos, estende-se por 4 vídeos, pois o limite máximo para os vídeos no YouTube, como se sabe é de 10 minutos, por isso, pedimos às pessoas que vejam e tentem perceber o que lá é dito, nas duas formas possíveis, ou seja, pensando (e percebendo) como nós pensamos e pensando, claro está, pela sua própria cabeça, sabendo nós que a pessoa x irá dar-nos razão e a pessoa y não nos irá dar razão. Isso, já sabemos agora que será assim.

Aquilo que desejamos pedir é que tenham a paciência de ver os 4 vídeos a fim de ser compreendida a mensagem, porque se virem a 1ª e depois passar logo para a 4ª parte, não vão perceber, portanto, pede-se um pouco de tempo, pois pensamos que valerá a pena as pessoas saberem aquilo que se passou, que pensamos e acima de tudo aquilo que sentimos.

O vídeo divide-se então na 1ª parte, 2ª parte, 3ª parte e 4ª e última parte.

Agora, um pequeno pormenor logístico "tremendo".

A terminar, desejamos referir que embora tenhamos feito anúncio da edição do referido vídeo para qualquer momento, só ao fim da tarde da passada segunda-feira é que tivemos condições de o poder fazer, fizemos então o mesmo na manhã de terça-feira, para ser editado na tarde desse dia, mas foi impossível gravar o mesmo, por motivos informáticos no nosso computador (processador a 80º graus e com o calor que faz no Algarve, desligava sempre o computador não permitindo realizar o nosso trabalho), pelo que ontem, quarta-feira, estivemos com um técnico informático que nos aconselhou a trabalhar com parte do computador a descoberto (sem tampa) a fim de com ventilação forçada a ar frio, arrefecer o respectivo equipamento a fim de não aquecer e queimar o mesmo, e poder então produzir os 4 vídeos, que por fim e com esta solução, ficaram ontem feitos, demorando-se mais de 8 horas (ontem e hoje) para carregar os mesmos no YouTube, que não se compreende, para vídeos pequenos de 10 minutos e que se encontra por fim finalizado e então agora, está finalmente (dias depois) editado e acessível a todos, para ser visionado.


Luís Moreira


News Release 2157 : Governo grego privatiza OSE


Faro [Portugal], 03.06.2010, Semana 23, quinta-feira, 17:44

Devido à gravíssima crise que a Grécia está a viver, o governo grego decidiu privatizar 49% da CP grega, que se chama OSE Organismós Sidirodrómon Elládos. A OSE tem uma dívida consolidada de quase € 10 biliões. Além da OSE, e em complemento, o governo grego também quer privatizar a companhia da águas e os correios gregos.


Luís Moreira


News Release 2156 : Deputada do Bloco de Esquerda defende modernização da linha ferroviária do Algarve


Faro [Portugal], 03.06.2010, Semana 23, quinta-feira, 17:36

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Região Sul
Autor: Redacção
Data: 19 de Março

A deputada do Bloco de Esquerda eleita pelo círculo eleitoral de Faro, Cecília Honório, visita este sábado, às 17:30 horas, a estação de Vila Real de Santo António para conhecer a situação da linha ferroviária do Algarve.

O Bloco de Esquerda considera que “a modernização da linha férrea constitui um investimento estrutural fundamental para potenciar o desenvolvimento da região do Algarve”, tendo pedido uma reunião a representantes da REFER e da CP.

Apesar dos seus 1,9 milhões de passageiros por ano, reforçam os bloquistas, a via férrea que estabelece a ligação entre Lagos e Vila Real de Santo António “encontra-se obsoleta, verificando-se estados de conservação muito desiguais dos diversos troços, bem como a degradação de algumas das suas plataformas e estações”.


Paulo Almeida



News Release 2155 : Consignação de Empreitada de Substituição do Pontão de Foz dos Claros


Faro [Portugal], 03.06.2010, Semana 23, quinta-feira, 17:31

Segundo informa a REFER e citando, em 20 de Maio de 2010, procedeu à consignação da empreitada de substituição do Pontão de Foz dos Claros, no concelho de Odemira, ao km 255,534 da Linha do Sul, cujos trabalhos foram adjudicados à empresa Tecnovia, pelo valor de 597 612,45 euros e um prazo de execução de 180 dias de calendário.

A estrutura existente data de 1934 e apresenta uma secção de vazão insuficiente para assegurar a exploração da via em situações de cheia.

Assim, e de forma a incrementar a segurança da infra-estrutura ferroviária, a estrutura metálica existente será substituída por uma ponte em betão armado com cerca do dobro do vão actual.


Paulo Almeida



News Release 2154 : Refer conclui primeira empreitada da linha Sines-Elvas


Faro [Portugal], 03.06.2010, Semana 23, quinta-feira, 17:21

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Transportes em Revista
Autor: Redacção
Data: Hoje

Um ano e 17,6 milhões de euros depois, a Refer dá por concluída a modernização da estação da Raquete, a primeira empreitada da nova linha Sines-Évora-Elvas exclusiva para o tráfego de mercadorias.

A Refer anunciou a conclusão, dentro do prazo previsto, da modernização da estação da Raquete, a mais pequena das intervenções previstas pela gestora da infra-estrutura ferroviária para a criação do novo eixo Sines-Espanha para o tráfego de mercadorias.

A intervenção realizou-se ao longo de cerca de oito quilómetros, no troço Ermidas-Sines, e traduziu-se, no essencial, na construção de nove vias férreas paralelas à linha existente, para a recepção/formação de comboios de mercadorias de/para os ramais ferroviários ali existentes.

A zona comporta ramais ferroviários de acesso a equipamentos e unidades industriais como a Galp, a Repsol, a Metalsines e o próprio porto de Sines.

A modernização implicou também a instalação de sistemas de sinalização, telecomunicações e segurança.

Ainda este ano, em Setembro, deverá ficar concluída a construção da variante de Alcácer à Linha do Sul, num investimento estimado em 147 milhões de euros.

Em fase de arranque – a circulação foi suspensa há poucos dias apenas – está a empreitada de modernização da ligação Bombel-Casa Branca-Évora, avaliada em 120 milhões de euros. As obras deverão ficar concluídas em meados do próximo ano.

E falta também o troço Évora-Caia, a ser desenvolvido pelo consórcio vencedor da primeira PPP da Alta Velocidade, para estar pronto, espera-se, em 2013.

Quando todas as intervenções estiverem concluídas, a ligação de Sines à fronteira ficará mais curta em 137 quilómetros, promete a Refer, com vantagens para a ligação do porto ao hinterland ibérico e mesmo além-Pirinéus.

A nova linha será integralmente construída em bitola ibérica, mas com travessas bi-bitola, para posterior migração. A linha de AV Lisboa-Madrid será também construída para tráfego misto.


Paulo Almeida



News Release 2153 : Bombardier com mais encomendas este ano


Faro [Portugal], 03.06.2010, Semana 23, quinta-feira, 17:10

A multinacional canadiana Bombardier, reporta no seu Annual Report (Relatório de Contas) que a sua carteira de encomendas, está no último período mais preenchida, ou seja, em 30 de Abril, o valor dessa carteira de encomendas e só no âmbito ferroviário (não esquecer que a Bombardier também é um importante fabricante de aviões, a seguir à Boeing, Airbus e Embraer) é de USD 2,9 biliões, contra USD 1,2 biliões no período homólogo mas referente ao ano passado.


Luís Moreira


News Release 2152 : Está na hora do Governo rever contrato do TGV


Faro [Portugal], 03.06.2010, Semana 23, quinta-feira, 16:55

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: TVS
Autor: Redacção
Data: 20 de Maio

O presidente do PSD, Pedro Passo Coelho, defendeu hoje que “está na hora do Governo sentar à mesa aqueles com quem assinou esse contrato [do TGV] para rever as decisões que teve a inoportunidade de tomar”.

“Julgo que o país já percebeu, só o Governo é que parece não ter percebido. O país já percebeu há muito tempo que nós não temos condições para avançar com esse projetos”, afirmou aos jornalistas.

O líder social democrata comentava o anúncio do Governo espanhol de que irá reavaliar as obras públicas do país, incluindo o TGV.

Falando à margem de uma visita a uma feira de mobiliário em Paredes, Passos Coelho considerou que a posição do governo espanhol “é um motivo que deveria levar José Sócrates a ponderar a urgência que está colocar neste projeto”.

“Ainda que o governo espanhol não tivesse tomado essa decisão, a circunstância em que nós vivemos em Portugal, já há muito tempo que aconselhava que esse projeto fosse suspenso. Nós não temos nesta altura condições para estar a pedir ao país sinais contraditórios, apoio para medidas que são duras e, ao mesmo tempo, manter esse tipo de iniciativas”, acrescentou.


Paulo Almeida



News Release 2151 : Sócrates quer empresas portuguesas no TGV marroquino


Faro [Portugal], 03.06.2010, Semana 23, quinta-feira, 16:45

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Agência Financeira
Autor: Redacção
Data: Ontem

O primeiro-ministro quer que Marrocos abra o concurso para a sua linha de Alta Velocidade às empresas portuguesas. O apelo foi deixado por José Sócrates na sua visita a Marraquexe.

«Tive ocasião de assinalar ao senhor primeiro-ministro [marroquino, Abbas El Fassi ] que o sector empresarial português tem muito interesse em acompanhar o projecto de Alta Velocidade aqui em Marrocos, que está já a desenvolver-se na fase de concurso. E tenho a certeza de que a experiência portuguesa se pode somar à experiência marroquina para que esses projectos venham a ter sucesso», indicou José Sócrates na conferência de imprensa final, citado pela Lusa.

Outra das novidades anunciadas foi a criação de um fundo de investimento conjunto entre os dois países, que reunirá na próxima semana em Lisboa os ministros das Finanças dos dois países.

«Esse fundo é um instrumento novo, à altura dos tempos, e que espelha a vontade de ambas as economias quererem cooperar no desenvolvimento dos nossos dois países» anunciou José Sócrates, sem acrescentar pormenores.

Assinada, neste domínio, ficou a nova linha de crédito portuguesa de 200 milhões às importações marroquinas de bens e serviços nacionais.

No campo das energias renováveis foi estabelecido um «plano de acção» que visa, entre outros pontos, «a participação das empresas industriais portuguesas no desenvolvimento do tecnopólo de Oujda», o desenvolvimento de dois projectos-piloto comuns, um de experimentação da tecnologia smart grid, o outro que visa testar e optimizar a utilização da energia das ondas, de acordo com o texto da declaração final.

No domínio automóvel, foi criado um «comité automóvel», que se «encarregará do desenvolvimento da subcontratação entre empresários marroquinos do sector automóvel e os seus homólogos portugueses», segundo o mesmo documento. Marrocos produz anualmente cerca de 400 mil viaturas, sobretudo a Renault, precisamente a marca que trocou Portugal pelo seu vizinho do sul.

Ainda neste campo foi acordada uma parceria entre o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIA) e o Centre Tecnique des Industries des Equipements pour Véhicules (CETIEV).

No remate sobre as conclusões da cimeira, José Sócrates sublinhou «a grande vontade de cooperação económica» das partes de estender essa cooperação a «áreas novas, no domínio da energia, no domínio da economia tecnológica e digital, no domínio das escolas e das infra-estruturas, mas também uma grande ambição de criar os instrumentos financeiros para que essa cooperação económica se possa desenvolver».


Paulo Almeida



News Release 2150 : Espanha adia linha de TGV que faz ligação a Portugal


Faro [Portugal], 03.06.2010, Semana 23, quinta-feira, 16:35

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Rádio Renascença
Autor: Redacção
Data: Ontem

O Governo espanhol decidiu adiar a abertura de propostas para a construção do troço de TGV que vai ligar Madrid a Lisboa. A decisão oficial já está no “Boletim Oficial do Estado”, o equivalente ao “Diário da República” em Portugal, e tem a data de sábado.

Em causa está a linha de “Alta Velocidade Madrid - Extremadura, Navalmoral de la Mata-Cáceres, entre a barragem de Alcântara e Garrovilas”. A abertura de propostas estava marcada para 31 de Maio, mas foi adiada “por razões de interesse geral”. Não há ainda indicação de quando será a nova data.

A ligação através de comboio de alta velocidade entre as capitais ibéricas está marcada para 2013. Não há confirmação se esta data vai também ser adiada. De recordar que Espanha tem vindo a adiar todos os projectos de grandes obras devido à crise.


Paulo Almeida



News Release 2149 : Refer suspende obra que já estava adjudicada


Faro [Portugal], 03.06.2010, Semana 23, quinta-feira, 16:23

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Público
Autor: Carlos Cipriano
Data: 29 de Maio

A Mota Engil, em consórcio com a empresa Obrecol, é uma das primeiras empresas afectadas pela travagem brusca da Refer nos projectos ferroviários previstos para 2010, à luz da nova política de contenção orçamental.

A gestora de infra-estruturas ferroviárias tinha adjudicado às duas empresas, por 55 milhões de euros, a modernização de um troço da linha do Norte entre Mato Miranda (concelho de Golegã) e Entroncamento, mas acabou por suspender a obra a poucas semanas de assinar a sua consignação.

O consórcio chegou a montar o estaleiro ao lado da via férrea, para onde fez deslocar pessoal, mas mandou regressar os operários depois de a Refer lhe ter comunicado que aquela empreitada fazia parte do pacote de obras suspensas. A empresa pública explicou aos adjudicatários que ainda não está decidido se a obra será relançada no fim do ano ou se o concurso será anulado.

A partir do momento em que o contrato de adjudicação foi assinado, o consórcio poderá pedir uma indemnização caso a obra não avance, mas a Mota Engil, contactada pelo PÚBLICO, não quis esclarecer se irá ou não avançar com essa acção.

O troço de Mato Miranda ao Entroncamento tem uma extensão de 12 quilómetros e a sua modernização custa 55 milhões de euros porque é necessário mudar toda a infra-estrutura, desde os carris, travessas e balastro, até ao próprio leito de via, que está degradado devido à secular proximidade do Tejo. A sua não modernização obrigará, a prazo, a reduzir a velocidade dos comboios por questões de segurança, penalizando assim a operação da CP.

Além desta obra, a Refer está a reanalisar praticamente todos os seus projectos, seguindo orientações do Governo para fazer grandes cortes no seu plano de investimentos, que era de 814 milhões de euros para este ano.

Este valor é o dobro do investimento médio dos últimos dez anos daquela empresa, mas uma terça parte era para ser aplicado em obras directamente relacionadas com a alta velocidade.

O PÚBLICO apurou que uma das maiores preocupações do Conselho de Administração da Refer está relacionada com troços da linha do Norte que precisam de intervenção urgente, nomeadamente no Ribatejo e entre Ovar e Gaia, onde a infra-estrutura está "presa por arames" porque, perante a expectativa da sua modernização, se deixou a manutenção em patamares mínimos. Agora, sem dinheiro, a solução passará por reduzir a velocidade dos comboios adequando-a às condições da linha.

O novo cenário de contenção deverá levar também ao abandono das linhas do Corgo e do Tâmega e ao downgrade do projecto da linha do Douro que se limitará a uma requalificação entre Caíde e Marco de Canavezes, adiando-se a sua electrificação até à Régua.


Paulo Almeida