03 junho 2010

News Release 2154 : Refer conclui primeira empreitada da linha Sines-Elvas


Faro [Portugal], 03.06.2010, Semana 23, quinta-feira, 17:21

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Transportes em Revista
Autor: Redacção
Data: Hoje

Um ano e 17,6 milhões de euros depois, a Refer dá por concluída a modernização da estação da Raquete, a primeira empreitada da nova linha Sines-Évora-Elvas exclusiva para o tráfego de mercadorias.

A Refer anunciou a conclusão, dentro do prazo previsto, da modernização da estação da Raquete, a mais pequena das intervenções previstas pela gestora da infra-estrutura ferroviária para a criação do novo eixo Sines-Espanha para o tráfego de mercadorias.

A intervenção realizou-se ao longo de cerca de oito quilómetros, no troço Ermidas-Sines, e traduziu-se, no essencial, na construção de nove vias férreas paralelas à linha existente, para a recepção/formação de comboios de mercadorias de/para os ramais ferroviários ali existentes.

A zona comporta ramais ferroviários de acesso a equipamentos e unidades industriais como a Galp, a Repsol, a Metalsines e o próprio porto de Sines.

A modernização implicou também a instalação de sistemas de sinalização, telecomunicações e segurança.

Ainda este ano, em Setembro, deverá ficar concluída a construção da variante de Alcácer à Linha do Sul, num investimento estimado em 147 milhões de euros.

Em fase de arranque – a circulação foi suspensa há poucos dias apenas – está a empreitada de modernização da ligação Bombel-Casa Branca-Évora, avaliada em 120 milhões de euros. As obras deverão ficar concluídas em meados do próximo ano.

E falta também o troço Évora-Caia, a ser desenvolvido pelo consórcio vencedor da primeira PPP da Alta Velocidade, para estar pronto, espera-se, em 2013.

Quando todas as intervenções estiverem concluídas, a ligação de Sines à fronteira ficará mais curta em 137 quilómetros, promete a Refer, com vantagens para a ligação do porto ao hinterland ibérico e mesmo além-Pirinéus.

A nova linha será integralmente construída em bitola ibérica, mas com travessas bi-bitola, para posterior migração. A linha de AV Lisboa-Madrid será também construída para tráfego misto.


Paulo Almeida



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