23 maio 2009

News Release 770 : LINHA D CONDICIONADA ATÉ OUTUBRO (na Metro do Porto)



Olhão [Portugal], 23.05.2009, Semana 21, Sábado, 12:45 - Já a partir de 25 do corrente mês de Maio e por um período previsto de 5 meses, a linha D da Metro do Porto, mais rigorosamente o traçado imposto sobre a Ponte Luiz I, vai sofrer obras de beneficiação, segundo nos acaba de informar a Metro do Porto, através de mensagem chegada aos nossos serviços. Sendo assim, e como é hábito fazermos, em benefício dos nossos amigos leitores interessados, editamos na íntegra, a mensagem que recebemos por parte desta operadora:

Intervenção na Ponte Luiz I condiciona Linha Amarela (D) até Outubro

A Metro do Porto, S.A. vai levar a cabo uma intervenção na Ponte Luiz I que obrigará a condicionamentos no funcionamento da Linha Amarela (D) previsivelmente ao longo dos próximos cinco meses.

Não estando, nem nunca tendo estado, minimamente em causa o respeito pelas apertadas regras de segurança a que está submetida a operação do Metro, com a proximidade do limite do prazo de garantia da obra, impõe-se a correcção imediata de algumas deficiências detectadas, cuja reparação cabe ao Consórcio construtor Normetro, ACE, de modo a que a Metro do Porto, S.A. possa aceitar fazer a recepção definitiva da empreitada.

É o que sucede com algumas componentes da fixação dos carris que deverão ser hoje integralmente substituídas, prevenindo-se assim eventuais problemas futuros cuja correcção seria, então, da responsabilidade e feita a expensas da Metro do Porto, S.A..

A execução dos trabalhos impede a circulação de veículos nos carris em intervenção, o que faz com que se tenha que reduzir a uma via a operação, no horário em que os mesmos decorrem.



A Metro do Porto procurou que estes trabalhos coincidissem com os meses de Verão (aqueles em que a procura do sistema regista alguma diminuição) e a redução a uma via ocorresse em períodos horários fora das horas de ponta, de forma a minimizar o impacte junto dos seus Clientes.

Em simultâneo, a programação desta intervenção procurou minimizar o inevitável impacte no bem-estar das populações residentes nas imediações da Ponte Luiz I.

A intervenção terá início a 25 de Maio, no extremo sul do tabuleiro da Ponte, zona com menor densidade de residentes. Numa primeira fase, os trabalhos decorrerão nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, entre as 21:30 e as 05:30. Assim, a partir das 21:30, verificar-se-ão condicionamentos da operação entre as Estações S. Bento e General Torres resultantes da redução a uma via.

Seguir-se-á uma segunda fase da obra, incidindo então no extremo norte do tabuleiro e com diferentes horários que minimizarão o incómodo junto dos moradores, designadamente na zona da Sé, no Porto. Assim, nos dias úteis os trabalhos decorrerão sempre entre as 20:30 e a 01:00, aos sábados entre as 15:00 e as 24:00 e aos domingos entre as 08:00 e as 16:00.

Nestes horários e neste troço, as composições do Metro circularão em via única, levando a que todos os Clientes, independentemente do sentido em que viajem tenham que proceder um transbordo numa daquelas duas Estações (S. Bento ou General Torres). Esta forma de operação obrigará naturalmente a um aumento de espaçamento temporal entre veículos.

Em termos de serviço de operação, a Metro do Porto, S.A. em conjunto com a operadora Consórcio Normetro, ACE, reforçará o apoio a Clientes nas Estações afectadas e manterá permanentemente disponível toda a informação destinada a Clientes e a moradores, sempre actualizada, nomeadamente através de avisos sonoros e escritos em toda a sua rede e na internet, em www.metrodoporto.pt (neste blog, em rail links, clicar em Metro do Porto).

Luís Moreira



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A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

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News Release 769 : PLACAS DE PLATAFORMA NAS ESTAÇÕES DA REFER



Olhão [Portugal], 23.05.2009, Semana 21, Sábado, 10:29 - Pela presente News Release, a LUISFER, apresenta um pequeno estudo e consequente proposta, com possível interesse para a REFER, em que, através do nosso Departamento de Estudos, propomos uma nova forma de identificar por meio de placas de plataforma e só aí, as principais estações ferroviárias do nosso país, naquilo a que respeita a estações citadinas, corrigindo também, designações que entendemos por menos felizes ou não conseguidas ou ainda por falta de ambição, como no caso de Coimbra, como adiante diremos.

Sendo assim, através do esquema abaixo, entendemos que deve haver só estas duas opções, para as placas das estações, especialmente para as suas plataformas, e não, como se depreende, mesmo que seja contraditório, nos mesmos dizeres que hoje as estações ostentam nos seus EP, a maior parte delas em azulejo.



Como se pode verificar no modelo 1, dá-se primazia à localidade (nesta caso uma cidade) e é sempre inscrito o nome em letra maiúscula (como no modelo 2), ficando depois o nome da estação em letra mínúscula e com uma inscrição mais reduzida no seu tamanho, a fim de dar destaque a LISBOA, "desvalorizando" Santa Apolónia. O modelo 2 é o nosso preferido, porque dá realce ao nome da estação e o seu nome é inscrito então em letra maiúscula e com maior tamanho que o nome da localidade, neste caso LISBOA, que também vê o seu nome em letra maiúscula mas com menor impacto em altura, destacando-se assim o nome SANTA APOLÓNIA, dado como exemplo.

Passando a uma fase seguinte, podemos dizer que oficialmente, por exemplo na documentação da REFER, como o Directório da Rede, aparecem designações que entendemos deviam ser corrigidas, a fim da exactidão ser absoluta, e não tira nem desvaloriza, nada do que hoje se sabe e acontece, apenas melhora e dá uma ordem correcta.

Para melhor se entender aquilo que queremos dizer, vejamos o caso da cidade do Porto, que tem 3 estações a saber, São Bento, Campanhã e Contumil e todas elas estão dentro dos limites do chamado casco urbano e limite da cidade. Em relação às duas primeiras e depois a Contumil, geralmente aparecem assim:

PORTO (São Bento) ou Porto (São Bento)
PORTO (Campanhã) ou Porto (Campanhã)
CONTUMIL ou Contumil

mas a sua forma correcta, seria assim e usando o modelo 2:

PORTO SÃO BENTO
PORTO CAMPANHÃ
PORTO CONTUMIL

ou seja, desaparecem os parêntesis ou traços e Contumil vê ser-lhe acrescentado logo no início e correctamente, o nome da localidade onde está (como correctamente acontece com São Bento e Campanhã), pois se ficar como está, pode-se pensar que Contumil é uma estação como por exemplo Barroselas ou Juncal, que não são cidades e são únicas na sua localização geográfica em função das linhas onde se inserem e pior, percebe-se (para quem não sabe) que Contumil já não é Porto, quando é. Outro facto a apontar, acontece por exemplo na cidade de Lisboa, em que além das estações, também existem apeadeiros e aí observar do mesmo modo, como por exemplo LISBOA MARVILA e não MARVILA ou Marvila como hoje acontece.

Também gostariamos de dizer, que este método de usar um nome diferente para uma estação principal (nome de Santo ou Santa, de freguesia ou de lugar), deve ser, se lhe for dada essa importância, como poderá isso não acontecer e também estar correcto, segundo o nosso ponto de vista. Por exemplo, a cidade da Guarda, só tem uma estação, e fica bem ser GUARDA, mas também lhe podia ser associado um nome (Central, ou nome de Santo ou Santa, da freguesia, do lugar ou outro nome dado como interessante).



Sendo assim, apresentamos uma lista, das designações oficiais, que seriam observadas pela REFER, pela CP nos seus horários e por aí fora, das principais estações da nossa rede ferroviária. Temos então:

Cidade de Viana do Castelo

- VIANA DO CASTELO

Cidade de BRAGA

- BRAGA CENTRAL ou outro nome *
- BRAGA FERREIROS ** (não temos a certeza, mas pensamos que fica dentro do limite da cidade)

* deve ter designação visto que Ferreiros tem Braga antes.
** que é apeadeiro

Cidade de Vila Real

- VILA REAL

Cidade do Porto

- PORTO SÃO BENTO
- PORTO CAMPANHÃ
- PORTO CONTUMIL

Cidade de Aveiro

- AVEIRO CENTRAL (ou o nome da freguesia, ou outro)
- AVEIRO ESGUEIRA *

* que é apeadeiro

Cidade da Guarda

- GUARDA

Cidade de Coimbra

- COIMBRA CHOUPAL *
- COIMBRA CENTRAL **
- COIMBRA PARQUE
- COIMBRA SÃO JOSÉ ***

* Choupal é um nome mítico e está ao lado da estação de Coimbra-B. Ora veja-se, B é apenas uma letra que não faz qualquer sentido (porque houve A, a actual Coimbra, que não usa essa designação COIMBRA-A) e que revela pouca ambição.

** A estação fica muito perto da Ponte de Santa Clara, também seria interessante COIMBRA SANTA CLARA.

*** que é apeadeiro

Cidade de Castelo Branco

- CASTELO BRANCO

Cidade de Leiria

- LEIRIA

Cidade de Santarém

- SANTARÉM TEJO (a actual)
- SANTARÉM CENTRAL (a nova)

Cidade de Portalegre

- PORTALEGRE

Cidade de Lisboa

- LISBOA SANTA APOLÓNIA
- LISBOA BRAÇO DE PRATA (não Braço de Prata)
- LISBOA ORIENTE (não Oriente ou Gare do Oriente)
- LISBOA MOSCAVIDE (não Moscavide) *
- LISBOA ROSSIO
- LISBOA CAMPOLIDE CENTRAL (não Campolide)
- LISBOA BENFICA (não Benfica)
- LISBOA CAIS DO SODRÉ (não Cais do Sodré)
- LISBOA SANTOS (não Santos)
- LISBOA ALCÂNTARA-MAR (não Alcântara-Mar)
- LISBOA ALGÉS (não Algés) **
- LISBOA ALCÂNTARA-TERRA (não Alcântara-Terra)
- LISBOA CAMPOLIDE CINTURA (não Campolide-A)
- LISBOA SETE RIOS (não Sete Rios)
- LISBOA ENTRECAMPOS POENTE (não Entrecampos-Poente)
- LISBOA ENTRECAMPOS CENTRAL (não Entrecampos)
- LISBOA ROMA-AREEIRO (não Roma-Areeiro)
- LISBOA ALVITO (não Alvito-A, colocou-se o A, porque existe Alvito, na Linha do Alentejo)

* que é apeadeiro e por aí fora, em relação aos outros apeadeiros que estão dentro da cidade.

** Pensamos, embora não tenhamos a certeza, que o EP da estação de Algés e a rotunda rodoviária ali existente, pertencem a Lisboa, embora Algés não seja uma freguesia lisboeta.

Cidade de Setúbal

- SETÚBAL CENTRAL (ou outro nome)
- SETÚBAL QUEBEDO (não Praça do Quebedo) *
- SETÚBAL MAR

* que é apeadeiro

Cidade de Évora

- ÉVORA

Cidade de Beja

- BEJA

Cidade de Faro

- FARO SÃO PEDRO *
- FARO BOM JOÃO **

* a actual estação de Faro, deve levar nome, porque Bom João leva Faro antes. O edifício da Junta de Freguesia de São Pedro, fica a 30 metros da estação, daí, pensarmos que fica bem FARO SÃO PEDRO. Outra opção podia ser FARO FORMOSA, porque as águas da Ria Formosa, banham quase as vias da estação de Faro.

** que é apeadeiro



Como os nossos amigos leitores sabem, existem mais cidades em Portugal, mas fizemos apenas referência às capitais de distrito do continente que possuem comboio, excepto Bragança e Viseu. Em relação a outra cidades, podemos dar estes dois exemplos:

Cidade de Vila Nova de Gaia

- VILA NOVA DE GAIA DEVESAS (e não só Gaia)
- VILA NOVA DE GAIA GENERAL TORRES (e não General Torres)

ou

Cidade de Vila Nova de Famalicão

- VILA NOVA DE FAMALICÃO * (e não só Famalicão, que também reconhecemos, que não fica mal)

* Oficialmente é assim

Esperamos com esta análise, ter dado um correcto contributo ao nosso caminho de ferro e aos nossos comboios, sempre numa visão de melhoria, do que aquilo que se verifica no tempo presente.

Luís Moreira



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