23 maio 2009

News Release 770 : LINHA D CONDICIONADA ATÉ OUTUBRO (na Metro do Porto)



Olhão [Portugal], 23.05.2009, Semana 21, Sábado, 12:45 - Já a partir de 25 do corrente mês de Maio e por um período previsto de 5 meses, a linha D da Metro do Porto, mais rigorosamente o traçado imposto sobre a Ponte Luiz I, vai sofrer obras de beneficiação, segundo nos acaba de informar a Metro do Porto, através de mensagem chegada aos nossos serviços. Sendo assim, e como é hábito fazermos, em benefício dos nossos amigos leitores interessados, editamos na íntegra, a mensagem que recebemos por parte desta operadora:

Intervenção na Ponte Luiz I condiciona Linha Amarela (D) até Outubro

A Metro do Porto, S.A. vai levar a cabo uma intervenção na Ponte Luiz I que obrigará a condicionamentos no funcionamento da Linha Amarela (D) previsivelmente ao longo dos próximos cinco meses.

Não estando, nem nunca tendo estado, minimamente em causa o respeito pelas apertadas regras de segurança a que está submetida a operação do Metro, com a proximidade do limite do prazo de garantia da obra, impõe-se a correcção imediata de algumas deficiências detectadas, cuja reparação cabe ao Consórcio construtor Normetro, ACE, de modo a que a Metro do Porto, S.A. possa aceitar fazer a recepção definitiva da empreitada.

É o que sucede com algumas componentes da fixação dos carris que deverão ser hoje integralmente substituídas, prevenindo-se assim eventuais problemas futuros cuja correcção seria, então, da responsabilidade e feita a expensas da Metro do Porto, S.A..

A execução dos trabalhos impede a circulação de veículos nos carris em intervenção, o que faz com que se tenha que reduzir a uma via a operação, no horário em que os mesmos decorrem.



A Metro do Porto procurou que estes trabalhos coincidissem com os meses de Verão (aqueles em que a procura do sistema regista alguma diminuição) e a redução a uma via ocorresse em períodos horários fora das horas de ponta, de forma a minimizar o impacte junto dos seus Clientes.

Em simultâneo, a programação desta intervenção procurou minimizar o inevitável impacte no bem-estar das populações residentes nas imediações da Ponte Luiz I.

A intervenção terá início a 25 de Maio, no extremo sul do tabuleiro da Ponte, zona com menor densidade de residentes. Numa primeira fase, os trabalhos decorrerão nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, entre as 21:30 e as 05:30. Assim, a partir das 21:30, verificar-se-ão condicionamentos da operação entre as Estações S. Bento e General Torres resultantes da redução a uma via.

Seguir-se-á uma segunda fase da obra, incidindo então no extremo norte do tabuleiro e com diferentes horários que minimizarão o incómodo junto dos moradores, designadamente na zona da Sé, no Porto. Assim, nos dias úteis os trabalhos decorrerão sempre entre as 20:30 e a 01:00, aos sábados entre as 15:00 e as 24:00 e aos domingos entre as 08:00 e as 16:00.

Nestes horários e neste troço, as composições do Metro circularão em via única, levando a que todos os Clientes, independentemente do sentido em que viajem tenham que proceder um transbordo numa daquelas duas Estações (S. Bento ou General Torres). Esta forma de operação obrigará naturalmente a um aumento de espaçamento temporal entre veículos.

Em termos de serviço de operação, a Metro do Porto, S.A. em conjunto com a operadora Consórcio Normetro, ACE, reforçará o apoio a Clientes nas Estações afectadas e manterá permanentemente disponível toda a informação destinada a Clientes e a moradores, sempre actualizada, nomeadamente através de avisos sonoros e escritos em toda a sua rede e na internet, em www.metrodoporto.pt (neste blog, em rail links, clicar em Metro do Porto).

Luís Moreira



««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto/Olhão, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.