14 outubro 2010

News Release 2234 : Notícia Correio da Manhã


Faro [Portugal], 14.10.2010, Semana 41, quinta-feira, 21:55

O Jornal Correio da Manhã de hoje, tem em letras garrafais, logo na sua 1ª página, o título "CP E REFER COM BURACO DE 8,8 MIL MILHÕES", que nas páginas 4 e 5 se desenvolve com outro título a saber " Dívida da CP e Refer a alta velocidade", num artigo da jornalista Raquel Oliveira.



Fomos ler e no seu todo, a notícia reflecte a realidade, havendo alguns pontos que podiam ser observados e discutidos por nós em contradição, e que explicavam melhor este défice crónico nas contas da CP, especialmente na operadora ferroviária, e que também se manifesta negativamente na REFER, que herdou da CP também resultados negativos, aquando da partição e cisão da CP, por força da liberalização ferroviária na Europa, que discordamos totalmente da maneira como foi internacionalmente (e também cá em Portugal, como é evidente) defendida e executada por burocratas europeus, sem mais nada de útil para fazer.

Como é sempre habitual também acontecer nas peças jornalísticas dos media, seja nos jornais, televisões ou rádios, a asneira e a falta de atenção na elaboração dos textos (vamos dizer assim, para não dizer incompetência), mais uma vez aconteceu e nao vamos deixamos passar, porque merecem levar nas orelhas, porque sempre arrogantes (eles, os jornalistas), como já vimos (todos) imensas vezes.
Pois o erro é este, na coluna SAIBA MAIS, refere-se isto:

VELOCIDADE
"Os comboios circulam nas linhas nacionais a velocidades que variam entre os 40 quilómetros/hora (é o caso dos suburbanos) e os 120 quilómetros (serviço Intercidades)".

Aquilo que Raquel Oliveira devia dizer em primeiro lugar quando refere velocidade, é se os valores que apresenta, se são os de velocidade média ou velocidade máxima desses mesmos comboios, como não diz, deve-se sempre entender como velocidade máxima, pois é assim que os leitores entendem sempre em primeiro lugar, e mesmo que fosse a velocidade média, os valores acima descritos pela jornalista, não se aproximam, nem pouco mais ao menos, às velocidades correspondentes. Até pode haver comboios a circular a 30 km/h, por motivo de restrições temporárias impostas na via pela REFER, por exemplo. Portanto, e bem diferente, a jornalista deveria ter escrito assim:

VELOCIDADE
"Os comboios circulam nas linhas nacionais a velocidades máximas que variam entre os 120 km/h (é o caso dos suburbanos) e os 160/200 km/h (serviço Intercidades) e 220 km/h (Alfa Pendular)."


Luís Moreira