
Faro [Portugal], 17.04.2010, Semana 16, sábado, 11:59
Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.
Os aviões não podem sair dos aeroportos e não se sabe por quanto mais tempo. Perante esta situação são muitos os que procuram alternativas. O Eurostat (comboio de ligação entre Londres e Paris) teve um aumento da procura e subida de preços nos últimos dias.
E parece que a alternativa ferroviária começa a surgir na mente de muitos. Ontem, o último Sud-Express, que saiu de Lisboa para Hendaye, seguindo depois para Paris, ia completamente lotado.
Uma situação que não é normal, de acordo com a porta-voz da CP, Ana Portela, que disse ao JN que a lotação destes comboios "acontece normalmente em épocas festivas e no Verão, mas não podemos afirmar que é uma alternativa a voos, porque os passageiros não justificam a escolha. O Lusitânia, por exemplo, que faz a ligação Lisboa-Madrid, não teve qualquer aumento de procura".
A porta-voz da CP referiu ainda que o Sud-Express, que parte hoje de Lisboa ao fim da tarde ainda tinha alguns lugares disponíveis, tal como o de amanhã.
O que ainda não parece ser alternativa são os autocarros, que fazem ligações regulares para o exterior.
"Não temos ainda qualquer informação de aumento de procura", referiu ao JN o presidente da ANTROP, Luís Martins.
Pelo contrário, o encerramento dos aeroportos "está a ter um impacto negativo por incumprimento de diversos transportes que estavam previstos, entre aeroportos e hotéis e o contrário. Os turistas não chegam e os que estão cá permanecem nos aeroportos na esperança de embarcar", concluiu.

Paulo Almeida

