20 junho 2009

News Release 828 : 2 ANOS DA LGV EST



Olhão [Portugal], 20.06.2009, Semana 25, Sábado, 19:06 - Fez há dias atrás, mais rigorosamente no passado dia 10 deste mês, 2 anos, que a RFF Réseau Ferré de France (congénere da nossa REFER), abriu à exploração comercial, o troço correspondente à 1ª fase, da sua LN 6 (Ligne Nouvelle), que como os nossos amigos leitores sabem, é conhecida de modo oficial como LGV Ligne à Grande Vitesse Est Européenne, e lança o TGV desde Paris, por toda a zona Este de França, a última que faltava ser servida pelo TGV.

De forma complementar, lembramos que foi nesta linha, que foi estabelecido o actual recorde do mundo de velocidade ferroviária pura, com 574,8 km/h, feito em 3 de Abril do mesmo ano de 2007. Também sabem os nossos amigos leitores, que não é nenhuma novidade, dizermos que o êxito da exploração desta linha é absoluto (12 milhões de pax, em 2008), com a pulverização dos tempos de viagem, a baixarem de modo considerável, seja para Metz, Strasbourg, Mulhouse, assim como destinos na Alemanha e Suiça entre outros.

Gostariamos de dizer também, que a exemplo das outras linhas construídas em França, não há invenções nem atitudes inexplicáveis como infelizmente no nosso país estão a acontecer, senão veja-se:

- Linha Projectada pela RFF (se fosse cá, seria RAVE (absurdo)), construída por vários consórcios, que fizeram só isso e saiem de cena (se fosse cá, construíam e depois exploravam, numa parceria de fio de arame a 200 metros de altura).

- De onde vieram as verbas, vieram do Governo francês (correcto em França, se fosse cá, do Governo português através do seu OE anual, igualmente correcto), regiões francesas (Île-de-France, Champagne-Ardenne, Lorraine e Alsace) servidas pela LGV (correcto em França, mas cá em Portugal não temos regionalização), União Europeia (correcto em França, e também para o nosso país, está prevista uma verba, que vai diminuindo, pois outros países estão a avançar), Luxemburgo (correcto igualmente, pois também o Grão-Ducado é servido), RFF (correcto, o mesmo que estado francês) e a SNCF também deu uma contribuição e a linha não é sua, mas sim da RFF.

Conclusão, correctamente em Portugal, seriam as verbas do Estado Português (através do seu Orçamento do Estado, de modo anual) mais as verbas dos fundos europeus para estes tipos de projecto e só isto. Mas não, cá em Portugal, queremos inventar e prosseguir pela asneira, com o Estado a investir pouco, mais os dinheiros europeus e por fim, os dinheiros dos privados, que numa luta sem quartel, se aconchegam e acertam agulhas, para ficarem com a construção e posterior concessão. Em França, pensa-se, projecta-se e há obra feita (6 linhas TGV), mas em Portugal, não há obra feita, existe discussão a mais e ideias que outros não seguiram. Enfin, c'est le pauvre Portugal "moderne".

Luís Moreira



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