23 fevereiro 2010

News Release 1582 : Maior frequência de comboios na Ponte 25 de Abril


Faro [Portugal], 23.02.2010, Semana 09, terça-feira, 18.36

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da Transportes em Revista, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

O Governo vai exigir maior frequência de comboios e melhoria do estacionamento na renegociação do contrato de concessão da Fertagus na travessia da ponte. A notícia é avançada pelo Correio da Manhã, que afirma que estas exigências, a par com uma diminuição do “esforço público”, foram feitas pelo secretário de Estado dos Transportes, Carlos Fonseca, na Assembleia da República.

De recordar que o contrato de concessão da empresa que tem assegurado nos últimos dez anos a exploração ferroviária do Eixo Norte – Sul, pela ponte 25 de Abril, termina no próximo mês de Dezembro. A empresa do Grupo Barraqueiro anunciou logo em Agosto de 2009 a sua intenção de prorrogar até 2019 o contrato de concessão, uma vez que, segundo revelou, "o contrato negociado em 2005 estabelece uma cláusula de prorrogação adicional até 31 de Dezembro de 2019, desde que se verifique o cumprimento integral do contrato e a não exigência de verbas ao Estado entre 2011 e 2019". Em Setembro de 2009, o Governo nomeou uma comissão para negociar o prolongamento do contrato da travessia ferroviária do Tejo com a Fertagus. De acordo com um despacho publicado em Diário da República, a comissão é coordenada por António Mendes, sendo constituída ainda por Vítor Almeida (em representação do ministério das Finanças), Carlos Alberto Dores Costa (como suplente daquele organismo), Carlos Correia (pelo ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações) e Luís Marques Júnior, como suplente.


Paulo Almeida


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.