12 fevereiro 2010

News Release 1532 : Travessia da morte com os dias contados


Faro [Portugal], 12.02.2010, Semana 07, Sexta-feira, 11:54

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

As obras na estação de S. João do Estoril, em Cascais, para eliminar a passagem de nível existente, começam em Março e terminam até final do ano. No entanto, o encerramento da travessia aérea só acontecerá quando terminar a construção da via alternativa.

A construção de uma passagem inferior na Estação de S. João do Estoril, com toda a reformulação da área envolvente, "vai ser adjudicada em Março e será concluídas até ao final do ano", adiantou Mário Olivença, da Refer, empresa que gere a rede ferroviária nacional, durante a apresentação do projecto de reformulação das acessibilidades à Estação.

No entanto, a eliminação total da passagem de nível para automóveis e peões está ainda dependente da conclusão de uma obra paralela, que está a ser levada a cabo pela Câmara Municipal de Cascais (CMC) e que prevê a criação de uma passagem rodoviária inferior para o desnivelamento da via-férrea sob a Avenida Marginal e a Rua Homem Cristo, junto ao Forte de Santo António. O projecto apresentado, ontem, contempla a construção de uma passagem inferior pedonal na estação para atravessamento de peões e escadas de acesso ao cais de passageiros, assim como plataformas elevatórias.

Cerca de três milhões e meio de euros é o custo estimado da obra.

Moradores divididos

Mas os moradores da Quinta da Carreira, situada a norte da linha férrea, vêem com preocupação o projecto.

"Há algumas questões que ainda não estão bem esclarecidas, como a futura localização da praça de táxis", afirmou o presidente da associação de residentes, Carlos Guimarães.

Já para os utilizadores diários da estação, a eliminação da passagem de nível há muito que é reclamada, sobretudo pelos "muitos casos mortais" ali registados, recorda Helena Lopes, moradora.

Quando ficar concluída toda a intervenção naquela estação, o concelho de Cascais deixa de ter passagens de nível sobre a linha de comboios, uma vez que as obras em S. Pedro devem terminar no segundo semestre deste ano.



Paulo Almeida


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.