25 novembro 2009

News Release 1273 : CP extingue 4 mil títulos


Faro [Portugal], 25.11.2009, Semana 48, Quarta-feira, 17:07

Edita-se com cortesia, notícia relevante ligada à CP , publicada recentemente na página online do Correio da Manhã.

A introdução da bilhética sem contacto terminou com os cerca de quatro mil títulos diferentes das quatro linhas suburbanas da CP Lisboa. O processo de substituição dos bilhetes só estará terminado no próximo ano, com o fecho das estações, de acordo com fonte oficial da CP.

O elevado número de títulos da CP prendia-se com a inserção, em cada bilhete, das estações de origem e destino, um processo manual que exigia grande perícia por parte dos bilheteiros.

O novo sistema de bilhética da CP fica assim compatível com os títulos electrónicos dos restantes operadores, ou seja, o carregamento ocasional no Viva Viagem ou mensal no Lisboa Viva, faltando no entanto a adesão ao Zapping (carregamento com dinheiro).

Paralelamente à introdução destes títulos, a CP instalou máquinas de venda automática nas estações e iniciou o processo de colocação dos sistemas de controlo de acesso, que estará concluído em 2010.

Este sistema, para além de facilitar a interoperabilidade entre os vários meios de transporte, permite baixar o nível de fraude nas viagens ferroviárias.

O alargamento da bilhética sem contacto a todos os operadores irá ainda permitir contabilizar o número real de passageiros, facilitando a contratualização do serviço.

PORMENORES

A CP Lisboa gere quatro linhas suburbanas em torno da cidade: Cascais, Sintra, Azambujae Sado.
As quatro linhas transportam diariamente cerca de 300 mil passageiros, num total de 96,4 milhões anuais.
A CP Lisboa realiza, com uma frota de 95 comboios, maisde 233 mil ligações por ano.
A CP integra uma experiência-piloto que irá permitir pagarviagens através do telemóvel.



Luís Moreira



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.