01 abril 2010

News Release 1791 : Vinci vai construir LGV Tours - Bordeaux


Faro [Portugal], 01.04.2010, Semana 14, Quinta-feira, 14:52

A RFF Réseau Ferré de France acaba de anunciar que irá encetar negocaições finais e exclusivas com o consórcio liderado pela Vinci, para a construção e manutenção da futura LGV Tours - Bordeaux, que terá uma extensão de 340 km, sujeita segundo sabemos, pela primeira vez em concessão PPP.

Devemos afirmar que esta LGV faz parte do projecto LGV Europ Sud Atalntique que chegará dentro de alguns anos às principais cidades do sud-ouest da França e à fronteira espanhola de Irún.



Esta LGV deverá abrir em 2016 e terá conexões com as linhas convencionais da RFF, de modo a servir Poitiers, Angoulême e Châtellerault. O tempo de viagem entre Paris e Bordeaux deverá ser reduzido em 1 hora, passando a viagem então no futuro a fazer-se em cerca de 2 horas.

Ainda em relação à PPP Parceria Público-Privada, dos € 7,2 biliões projectados, mais de metade serão cobertos pelo estado francês e por 5 regiões francesas, cabendo o restante à RFF e ao concessionário ainda uma outra parte, necessariamente minoritária em relação aos capitais públicos pensados para o projecto.


Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.