03 maio 2010

News Release 1976 : REFER com projectos de geotecnia, drenagem e de via na linha do Corgo


Faro [Portugal], 03.05.2010, Semana 19, segunda-feira, 21:57

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Oje, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A REFER está a elaborar os projectos de "geotecnia, de drenagem e de via" da linha do Corgo, entre Vila Real e Régua, encerrada há um ano por motivos de segurança, refere fonte da empresa.

Em Março do ano passado a então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, mandou fechar a linha do Corgo por razões de segurança, anunciando depois um investimento de 23,4 milhões de euros na reparação da linha que deveria estar concluída até ao final de 2010.

As primeiras fases ficaram concluídas no final de 2009, depois do levantamento dos carris e travessas e reperfilamento da plataforma, só que entretanto os trabalhos pararam deixando as populações e autarcas apreensivos quanto ao futuro da linha.

Em resposta a um pedido de esclarecimento da agência Lusa a REFER respondeu hoje que "decorre actualmente a elaboração de projectos de geotecnia, de drenagem e de via". Referiu ainda que, e tal como estava previsto, a REFER, com o apoio da CP e das câmaras de Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua, lançou um alargado programa de inquéritos nos principais pontos geradores/atractores de viagens, aos utilizadores de transporte público rodoviário e ferroviário, bem como às escolas, com o objectivo de conhecer os padrões de mobilidade das populações residentes nos concelhos abrangidos.

Segundo a fonte da empresa a informação recolhida está neste momento a ser analisada para depois ser finalizado o Estudo de Procura - Análise do potencial de procura na Linha do Corgo, do qual resultará "uma caracterização actualizada das necessidades de mobilidade a considerar na fase seguinte, em que serão preparadas as soluções coordenadas de oferta de transporte a garantir pelos modos rodo e ferroviário".

Na semana passada a Assembleia Municipal (AM) de Vila Real, presidida por Pedro Passos Coelho, aprovou uma moção em que exige que o Governo reinicie as obras de segunda fase da Linha Ferroviária do Corgo.

Também os deputados do PSD, Luís Pedro Pimentel e António Cabeleira, entregaram um requerimento na Assembleia da República a pedir esclarecimentos ao Governo sobre as datas de reinício e conclusão das obras na Linha do Corgo. Os deputados querem saber se o ministro das Obras Públicas vai cumprir o prometido e reabrir a linha férrea completamente requalificada até Setembro de 2010.

A linha, com uma extensão de 26 quilómetros, liga os concelhos de Vila Real, Santa Marta de Penaguião e de Peso da Régua.


Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.