05 novembro 2009

News Release 1198 : Obras do Metro do Porto em Gaia encerram nó de Santo Ovídio da A1


Faro [Portugal], 05.11.2009, Semana 45, Quinta-feira, 11:53

Vão começar as obras de prolongamento da linha do metro na cidade de Vila Nova de Gaia. Por esse motivo, recebemos informação relevante sobre essa intervenção, enviada pela Metro do Porto, que agradecemos e que publicamos na íntegra, em favor de todos os leitores e demais interessados.

Obras do Metro do Porto em Gaia encerram nó de Santo Ovídio da A1

A PARTIR DE 9 DE NOVEMBRO E ATÉ FEVEREIRO DE 2011


Os automobilistas que pretendam dirigir-se à Avenida da República e ao centro de Gaia devem utilizar, como alternativa, a saída GAIA/COIMBRÕES. No sentido inverso, ou seja, da Avenida da República e da Rotunda de Santo Ovídio em direcção à A1, a circulação está condicionada a UMA faixa de rodagem, que permanecerá sempre disponível e transitável até à conclusão da empreitada.

Em simultâneo, o trânsito na Avenida Vasco da Gama (EN 222) está condicionado e sujeito a demora, principalmente junto ao cruzamento com a Avenida da República. Até ao final de Janeiro de 2010, o trânsito automóvel na Avenida Vasco da Gama limita-se a UMA faixa de rodagem em cada sentido.



O PROLONGAMENTO DA LINHA AMARELA A SANTO OVÍDIO

A extensão da Linha Amarela a Santo Ovídio é um dos mais importantes projectos do Metro do Porto. Esta intervenção acrescenta mais 600 metros à principal linha da rede e envolve a construção de uma nova estação subterrânea, a primeira em Vila Nova de Gaia, e de um novo túnel rodoviário. No âmbito desta empreitada será também construído o interface Metro/BUS de D. João II, bem como a pala de cobertura desta Estação, uma significativa mais valia em termos de comodidade e qualidade de serviço.

A intervenção do Metro do Porto em Santo Ovídio representa, além do mais, uma profunda requalificação urbanística naquela que é uma das principais portas de entrada do centro de Vila Nova de Gaia. Sob a Rotunda de Santo Ovídio vai nascer uma nova estação de Metro, subterrânea, com acessos garantidos através de rampas, escadas rolantes e elevadores. Debaixo do actual túnel, que passará a ser utilizado apenas pelo Metro, será construído um novo túnel rodoviário, assegurando a circulação automóvel entre a Avenida da República e a A1. Sublinha-se que os sentidos de trânsito e o número de faixas rodoviárias agora disponíveis vão permanecer após a conclusão da obra.

Este projecto, que representa um investimento global de 31 milhões de euros, tem um prazo de execução de 16 meses e está repartido em duas fases. A primeira, com a duração de sete meses, incide especialmente na implementação do interface de D. João II e respectiva cobertura. Será criada uma nova faixa BUS, com o sentido ascendente, a nascente do canal e da Estação de D. João II e sob a cobertura desta. Ou seja, o movimento de passageiros entre Metro e autocarros será directo, livre de obstáculos e totalmente abrigado. Em toda esta zona e com a construção de novos arruamentos, vão manter-se à excepção da referida zona BUS paralela à estação -, todos os sentidos de circulação actualmente existentes.

Em simultâneo decorre a construção da nova Estação de Santo Ovídio, que ficará concluída no início de 2011. Este projecto de prolongamento da Linha Amarela visa melhorar a cobertura geográfica da rede do Metro do Porto no concelho de Vila Nova de Gaia, promovendo igualmente uma profunda valorização urbanística de uma das zonas mais emblemáticas da cidade. Mais tarde, no âmbito da segunda fase de desenvolvimento da rede, o Metro chegará também a Laborim e a Vila D’Este.

Créditos: Pela foto, agradecimento à MP.


Luís Moreira


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