28 outubro 2009

News Release 1147 : Maiores bogies de sempre construídos pela Alstom


Faro [Portugal], 28.10.2009, Semana 44, Quarta-feira, 11:46

Desde o passado mês de Abril, que a fábrica francesa de Le Creusot da Alstom, já entregou 12 bogies para as locomotivas de tipo Co'Co' que estão a ser construídas na China. Esta notícia seria banal, pois a Alstom já construiu milhares de bogies, a não ser que, se tratam dos maiores bogies do mundo, com cerca de 7 metros de comprimento e pesando mais de 26,5 toneladas.

Outro pormenor considerado interessante, é o facto de estes bogies terem sido projetados para resistir a temperaturas extremas que variam entre os -40° C e os +40° C. Como são bogies para locomotiva Co'Co' (e não C'C') como já referimos, cada um deles possui 3 eixos, 6 unidades de frenagem e 3 motores com uma potência de 1650 kW cada.



Uma vez montados na China e nas respectivas locomotivas eléctricas, vão circular numa velocidade máxima em serviço comercial de 120 km/h e as mesmas locomotivas, podem rebocar cargas de até 8.000 toneladas, e com uma potência de 9900 kW, estas serão as locomotivas mais potentes do mundo, logo a seguir às Bombardier IORE que circulam em território sueco e norueguês desde o ano 2001.

Créditos: Pela foto, agradecimento à Alstom. For photo, thanks to Alstom.


Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.