13 abril 2010

News Release 1868 : Metro a andar mas escola parada


Faro [Portugal], 13.04.2010, Semana 16, terça-feira, 13:16

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Diário As Beiras, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Trezentos trabalhadores no terreno são o melhor indicador de que as obras do Metro Mondego estão a decorrer a bom ritmo.

Uma visita oficial do deputado socialista Horácio Antunes à Lousã – município de que foi presidente durante cinco mandatos – serviu ontem para mostrar obras realizadas e outras em construção, mas também uma empreitada que está parada. É o caso da nova Escola Básica e Integrada (EBI), no lugar de Sarnadinha, cuja edificação foi interrompida por insolvência da empresa construtora, declarada pelo tribunal. Ontem, o presidente da autarquia, Fernando Carvalho, explicou que a obra foi adjudicada pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) e só depois foi entregue à autarquia. Por isso, agora, para que o processo possa ser desbloqueado é necessário coordenador estratégias entre as duas entidades e o gestor de insolvência nomeado.


Pelo contrário, estão a avançar de vento em popa os trabalhos de instalação do metropolitano ligeiro de superfície, empreitada que Horácio Antunes visitou na companhia do seu colega de bancada João Portugal.
Rui Querido, técnico da Metro Mondego, sublinhou que estão a ser executadas obras de vulto como a construção e consolidação de taludes, para além de duas novas pontes. Já se fizeram 250 mil metros cúbicos de escavações e levantados 15,5 quilómetros de carris. O material foi entregue à REFER, que já o terá utilizado na requalificação do troço Figueira da Foz/Cantanhede.

No troço entre Serpins e Lousã foram visitadas as futuras estações de Santo António e Espírito Santo, tendo sido adiantado que toda a extensão Serpins/Miranda do Corvo/Alto de São João (Coimbra) está em obra, enquanto o concurso para aquisição das composições ferroviárias espera decisão final.


Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.